Brincar na escola: caminhos e escolhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Ana Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Medeiros, Maria Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/277
Resumo: Este artigo busca conceituar a brincadeira como uma importante linguagem expressiva das crianças. Pretende refletir sobre alguns impasses encontrados entre discursos e práticas nas escolas de educação infantil em torno dessa temática. Aponta, também, a urgência da reflexão sobre as práticas para a garantia do direito ao brincar, indicando a formação lúdica do educador como um caminho possível para essa reflexão.A concepção e o delineamento deste caminho assentam-se em reflexões e experiências acumuladas ao longo do desenvolvimento das ações do projeto Brincar: educação infantil, desenvolvido pelo Cenpec em parceria com a Fundação Volkswagen.
id CENPEC-1_3423a6e8f259ea36a49c77b4015c498a
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/277
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Brincar na escola: caminhos e escolhasPlaying at school: paths and choicesEducação.Brincar. Infância. Formação do educador. Educação infantil.Education.Play. Childhood. Educator’s upbringing. Children education.Este artigo busca conceituar a brincadeira como uma importante linguagem expressiva das crianças. Pretende refletir sobre alguns impasses encontrados entre discursos e práticas nas escolas de educação infantil em torno dessa temática. Aponta, também, a urgência da reflexão sobre as práticas para a garantia do direito ao brincar, indicando a formação lúdica do educador como um caminho possível para essa reflexão.A concepção e o delineamento deste caminho assentam-se em reflexões e experiências acumuladas ao longo do desenvolvimento das ações do projeto Brincar: educação infantil, desenvolvido pelo Cenpec em parceria com a Fundação Volkswagen.This article seeks to classify play as an important language children use to express themselves. It wishes to reflect upon some impasses that can be found among speeches and practices in schools for children education around this theme. It emphasizes as well how urgent it is to reflect upon practices in order to assure the right to play, pointing out the educator’s upbringing on the subject of play as a possible path to this reflection. This path was conceived and designed based on reflections and experiences accumulated during the development of actions under the Brincar Project: children education, developed by Cenpec in a partnership with Fundação Volkswagen. Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaLeite, Ana MariaMedeiros, Maria Lúcia2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/27710.18676/cadernoscenpec.v4i1.277Cadernos Cenpec | Nova série; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafiosCadernos Cenpec; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v4i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/277/271info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T15:53:34Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/277Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T15:53:34Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincar na escola: caminhos e escolhas
Playing at school: paths and choices

title Brincar na escola: caminhos e escolhas
spellingShingle Brincar na escola: caminhos e escolhas
Leite, Ana Maria
Educação.
Brincar. Infância. Formação do educador. Educação infantil.
Education.
Play. Childhood. Educator’s upbringing. Children education.
title_short Brincar na escola: caminhos e escolhas
title_full Brincar na escola: caminhos e escolhas
title_fullStr Brincar na escola: caminhos e escolhas
title_full_unstemmed Brincar na escola: caminhos e escolhas
title_sort Brincar na escola: caminhos e escolhas
author Leite, Ana Maria
author_facet Leite, Ana Maria
Medeiros, Maria Lúcia
author_role author
author2 Medeiros, Maria Lúcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Ana Maria
Medeiros, Maria Lúcia
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação.
Brincar. Infância. Formação do educador. Educação infantil.
Education.
Play. Childhood. Educator’s upbringing. Children education.
topic Educação.
Brincar. Infância. Formação do educador. Educação infantil.
Education.
Play. Childhood. Educator’s upbringing. Children education.
description Este artigo busca conceituar a brincadeira como uma importante linguagem expressiva das crianças. Pretende refletir sobre alguns impasses encontrados entre discursos e práticas nas escolas de educação infantil em torno dessa temática. Aponta, também, a urgência da reflexão sobre as práticas para a garantia do direito ao brincar, indicando a formação lúdica do educador como um caminho possível para essa reflexão.A concepção e o delineamento deste caminho assentam-se em reflexões e experiências acumuladas ao longo do desenvolvimento das ações do projeto Brincar: educação infantil, desenvolvido pelo Cenpec em parceria com a Fundação Volkswagen.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/277
10.18676/cadernoscenpec.v4i1.277
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/277
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v4i1.277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/277/271
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios
Cadernos Cenpec; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v4i1
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072570068992