Brincar na escola: caminhos e escolhas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/277 |
Resumo: | Este artigo busca conceituar a brincadeira como uma importante linguagem expressiva das crianças. Pretende refletir sobre alguns impasses encontrados entre discursos e práticas nas escolas de educação infantil em torno dessa temática. Aponta, também, a urgência da reflexão sobre as práticas para a garantia do direito ao brincar, indicando a formação lúdica do educador como um caminho possível para essa reflexão.A concepção e o delineamento deste caminho assentam-se em reflexões e experiências acumuladas ao longo do desenvolvimento das ações do projeto Brincar: educação infantil, desenvolvido pelo Cenpec em parceria com a Fundação Volkswagen. |
id |
CENPEC-1_3423a6e8f259ea36a49c77b4015c498a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/277 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Brincar na escola: caminhos e escolhasPlaying at school: paths and choicesEducação.Brincar. Infância. Formação do educador. Educação infantil.Education.Play. Childhood. Educator’s upbringing. Children education.Este artigo busca conceituar a brincadeira como uma importante linguagem expressiva das crianças. Pretende refletir sobre alguns impasses encontrados entre discursos e práticas nas escolas de educação infantil em torno dessa temática. Aponta, também, a urgência da reflexão sobre as práticas para a garantia do direito ao brincar, indicando a formação lúdica do educador como um caminho possível para essa reflexão.A concepção e o delineamento deste caminho assentam-se em reflexões e experiências acumuladas ao longo do desenvolvimento das ações do projeto Brincar: educação infantil, desenvolvido pelo Cenpec em parceria com a Fundação Volkswagen.This article seeks to classify play as an important language children use to express themselves. It wishes to reflect upon some impasses that can be found among speeches and practices in schools for children education around this theme. It emphasizes as well how urgent it is to reflect upon practices in order to assure the right to play, pointing out the educator’s upbringing on the subject of play as a possible path to this reflection. This path was conceived and designed based on reflections and experiences accumulated during the development of actions under the Brincar Project: children education, developed by Cenpec in a partnership with Fundação Volkswagen. Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaLeite, Ana MariaMedeiros, Maria Lúcia2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/27710.18676/cadernoscenpec.v4i1.277Cadernos Cenpec | Nova série; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafiosCadernos Cenpec; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v4i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/277/271info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T15:53:34Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/277Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T15:53:34Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar na escola: caminhos e escolhas Playing at school: paths and choices |
title |
Brincar na escola: caminhos e escolhas |
spellingShingle |
Brincar na escola: caminhos e escolhas Leite, Ana Maria Educação. Brincar. Infância. Formação do educador. Educação infantil. Education. Play. Childhood. Educator’s upbringing. Children education. |
title_short |
Brincar na escola: caminhos e escolhas |
title_full |
Brincar na escola: caminhos e escolhas |
title_fullStr |
Brincar na escola: caminhos e escolhas |
title_full_unstemmed |
Brincar na escola: caminhos e escolhas |
title_sort |
Brincar na escola: caminhos e escolhas |
author |
Leite, Ana Maria |
author_facet |
Leite, Ana Maria Medeiros, Maria Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Maria Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Ana Maria Medeiros, Maria Lúcia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Brincar. Infância. Formação do educador. Educação infantil. Education. Play. Childhood. Educator’s upbringing. Children education. |
topic |
Educação. Brincar. Infância. Formação do educador. Educação infantil. Education. Play. Childhood. Educator’s upbringing. Children education. |
description |
Este artigo busca conceituar a brincadeira como uma importante linguagem expressiva das crianças. Pretende refletir sobre alguns impasses encontrados entre discursos e práticas nas escolas de educação infantil em torno dessa temática. Aponta, também, a urgência da reflexão sobre as práticas para a garantia do direito ao brincar, indicando a formação lúdica do educador como um caminho possível para essa reflexão.A concepção e o delineamento deste caminho assentam-se em reflexões e experiências acumuladas ao longo do desenvolvimento das ações do projeto Brincar: educação infantil, desenvolvido pelo Cenpec em parceria com a Fundação Volkswagen. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/277 10.18676/cadernoscenpec.v4i1.277 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/277 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v4i1.277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/277/271 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios Cadernos Cenpec; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v4i1 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072570068992 |