Mobilidade acelerada - o hinterland entre Sines e Madrid. Sines, indústria e estrutura portuária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, João Filipe Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13153
Resumo: A cidade de Sines - única cidade portuária do litoral alentejano – aparenta padecer, desde os anos de 1970, de uma condição industrial inerte. O grande embate infraestrutural que sofreu, com a criação de um porto de águas profundas, foi insuficiente para promover o crescimento industrial e urbano ambicionados. As infraestruturas sempre foram elementos decisivos na conexão das cidades e no desenvolvimento do território. No entanto, atuar num sistema infraestrutural é uma oportunidade de transformação que atingirá e alterará os sistemas micro, e essa atuação pode e deve ser questionada. As novas realidades infraestruturais tornaram-se um impulso para desencadear as relações de enlace e sobreposição gramatical entre o urbano e o rural. O discurso contemporâneo vira-se para estes territórios em ebulição, sôfregos de entendimento, e nos quais as infraestruturas têm um papel fulcral no seu desenvolvimento. O último grande projeto infraestrutural em Portugal é o Comboio de Alta Velocidade (CAV). O seu principal eixo estabelece a ligação Lisboa-Madrid que conectará a Península Ibérica ao resto da Europa, viabilizando o desenvolvimento do porto e da cidade de Sines. Os arquitetos Eduardo Souto de Moura e Adriano Pimenta, são convidados a projetar a única estação entre as capitais ibéricas: a Estação Évora- Norte. Conhecido por uma obra que se articula entre a escala doméstica e a escala da cidade, Souto de Moura reflete sobre o seu trabalho, inquirindo a escala territorial através das infraestruturas.
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