A inteligência artificial na gestão de recursos humanos : potencialidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Rita de Almeida Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43736
Resumo: Enquadramento: A Inteligência Artificial é uma tecnologia que permite à indústria crescer a um ritmo mais rápido e efetuar o seu trabalho com eficácia e eficiência. Esta entrou em vários departamentos, nomeadamente na Gestão de Recursos Humanos. Objetivo: Conhecer as perceções de profissionais de Recursos Humanos sobre a adoção da Inteligência Artificial na Gestão de Recursos Humanos. Material e métodos: Estudo quantitativo, descritivo- correlacional e transversal. Como instrumento de recolha de dados, utilizou-se um inquérito por questionário de caracterização sociodemográfica (ad hoc), a Escala de Houmd (2021) “The adoption of Artificial Intelligence in Human Resource Management”, adaptada e validada para este estudo, e questões sobre as empresas que adotam Inteligência Artificial na Gestão de Recursos Humanos, para perceber as suas vantagens, desvantagens e as áreas da Gestão de Recursos Humanos onde esta ferramenta acrescenta mais valor (ad hoc). Resultados: Numa amostra de 210 profissionais, que desempenham funções relacionadas com os Recursos Humanos em empresas com sede em vários distritos de Portugal, 82,9% referiu que a empresa onde trabalham ainda não adotou a Inteligência Artificial à Gestão de Recursos Humanos. Os restantes, 17,1% referem que a sua empresa já implementou a IA nos RH, e as vantagens da mesma consistem, para todos (100,0%), a Melhoria na tomada de decisão, Operações eficazes e eficientes e Agilidade e rapidez de processos. Como desvantagens todos (100,0%) apontaram o Alto custo de implementação e manutenção, Substituição de postos de trabalho, Alta dependência da infraestrutura, a IA não possui habilidades cognitivas para desenvolver a criatividade, como o cérebro humano é capaz, Para operar e manter o funcionamento de algumas máquinas e sistemas, é necessário mão de obra qualificada. Consideram que esta acrescenta mais valor, sobretudo, no Recrutamento & Seleção (22,0%), na Gestão de Desempenho (19,0%), na Gestão da Mudança (17,0%) e na Gestão da Formação (14,%). Conclusão: Os dados alcançados permitem responder aos objetivos do estudo, suportaram as hipóteses formuladas, sugerindo que os participantes, na sua generalidade, consideram que a Inteligência Artificial, do ponto de vista da Gestão de Recursos Humanos, apresenta soluções emergentes e cada vez mais confiáveis, acrescentam informação à literatura existente e novos conhecimento para os profissionais dos Recursos Humanos.
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Como instrumento de recolha de dados, utilizou-se um inquérito por questionário de caracterização sociodemográfica (ad hoc), a Escala de Houmd (2021) “The adoption of Artificial Intelligence in Human Resource Management”, adaptada e validada para este estudo, e questões sobre as empresas que adotam Inteligência Artificial na Gestão de Recursos Humanos, para perceber as suas vantagens, desvantagens e as áreas da Gestão de Recursos Humanos onde esta ferramenta acrescenta mais valor (ad hoc). Resultados: Numa amostra de 210 profissionais, que desempenham funções relacionadas com os Recursos Humanos em empresas com sede em vários distritos de Portugal, 82,9% referiu que a empresa onde trabalham ainda não adotou a Inteligência Artificial à Gestão de Recursos Humanos. Os restantes, 17,1% referem que a sua empresa já implementou a IA nos RH, e as vantagens da mesma consistem, para todos (100,0%), a Melhoria na tomada de decisão, Operações eficazes e eficientes e Agilidade e rapidez de processos. Como desvantagens todos (100,0%) apontaram o Alto custo de implementação e manutenção, Substituição de postos de trabalho, Alta dependência da infraestrutura, a IA não possui habilidades cognitivas para desenvolver a criatividade, como o cérebro humano é capaz, Para operar e manter o funcionamento de algumas máquinas e sistemas, é necessário mão de obra qualificada. Consideram que esta acrescenta mais valor, sobretudo, no Recrutamento & Seleção (22,0%), na Gestão de Desempenho (19,0%), na Gestão da Mudança (17,0%) e na Gestão da Formação (14,%). Conclusão: Os dados alcançados permitem responder aos objetivos do estudo, suportaram as hipóteses formuladas, sugerindo que os participantes, na sua generalidade, consideram que a Inteligência Artificial, do ponto de vista da Gestão de Recursos Humanos, apresenta soluções emergentes e cada vez mais confiáveis, acrescentam informação à literatura existente e novos conhecimento para os profissionais dos Recursos Humanos.Background: Artificial Intelligence is a technology that allows industry to grow at a faster pace and complete its work efficiently. It has entered various departments, such as Human Resources Management. Objective: To find out the perceptions of Human Resources professionals about the adoption of Artificial Intelligence in Human Resources Management. Material and methods: Quantitative, descriptive-correlational and cross-sectional study. The data collection instrument used was a sociodemographic characterization questionnaire (ad hoc), the Houmd Scale (2021) "The adoption of Artificial Intelligence in Human Resource Management", adapted and validated for this study, and questions about companies that adopt Artificial Intelligence in Human Resource Management, to understand its advantages, disadvantages and the areas of Human Resource Management where this tool adds the most value (ad hoc). Results: In a sample of 210 professionals working in Human Resources in various districts of Portugal, 82.9% reported that their company had not yet adopted Artificial Intelligence in Human Resources Management. Among those whose company has already implemented AI in HR, the advantages for all (100.0%) are improved decision-making, effective and efficient operations and agility and speed of processes. As disadvantages, all (100.0%) pointed out the High cost of implementation and maintenance, Replacement of jobs, High dependence on infrastructure, AI does not have cognitive abilities to develop creativity, as the human brain is capable of, To operate and maintain the functioning of some machines and systems, qualified labor is required. They consider that it adds the most value, especially in Recruitment & Selection (22.0%), Performance Management (19.0%), Change Management (17.0%) and Training Management (14.%). Conclusion: The data obtained supported the hypotheses formulated, suggesting that the participants generally consider that Artificial Intelligence, from the point of view of Human Resources Management, presents emerging and increasingly reliable solutions.Ribeiro, Célia dos PrazeresPassos, Clotilde Maria PaulinoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, Ana Rita de Almeida Silva2023-12-212023-102025-01-26T00:00:00Z2023-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43736TID:203479904porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:37:26Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:50.715365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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