Um projeto de inclusão digital em cenário pandémico : academia digital para pais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57230 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_9c9cfcd3f6b5adaddf621808f4cacb94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/57230 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um projeto de inclusão digital em cenário pandémico : academia digital para paisInclusão socialLiteracia digitalEnsino à distânciaTecnologias digitaisDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO projeto “Academia Digital para Pais” surgiu em 2020, num esforço conjunto da E-REDES e da Direção-Geral de Educação, com o intuito de apoiar as famílias que, em contexto pandémico, sentiram grandes dificuldades em lidar com as mudanças impostas pelo confinamento, já que, sem qualquer preparação prévia para professores, pais e alunos, as aulas passaram a acontecer por vias digitais. Esta mudança veio evidenciar os desafios de muitas famílias, quer por falta de acesso a dispositivos digitais, quer por falta de competências digitais, que lhes permitissem acompanhar os seus filhos nas atividades escolares. O projeto surge com 2 grandes objetivos: i) dotar os pais/encarregados de educação com as competências digitais necessárias para apoiar os seus filhos; e ii) dotar os pais/encarregados de educação com as competências digitais fundamentais para integração no mundo altamente digitalizado.Esta dissertação é o culminar de um estudo que pretendeu estudar o projeto “Academia Digital para Pais”, desde a sua conceção até à sua implementação, procurando perceber o seu contributo para o desenvolvimento das competências digitais dos pais/encarregados de educação que frequentaram as sessões de formação no ano letivo 2020/2021. Através de um estudo de tipo quantitativo, de natureza descritiva, enquadrando numa tipologia Survey, identificamos as competências digitais autopercebidas dos encarregados de educação, bem como o seu grau de satisfação em relação ao projeto. Os resultados indicam que o projeto teve um papel importante no desenvolvimento das competências digitais dos pais/encarregados de educação, revelando, ainda, elevados níveis de satisfação com o projeto. Estes resultados são um indicador de que o projeto pode contribuir para o empoderamento digital dos cidadãos, concorrendo para processos de inclusão digital.The project “Academia Digital para Pais” (Digital Academy for Parents) emerged in 2020, in a joint effort of E-REDES and the Directorate-General for Education, with the aim of supporting families who, in a pandemic context, had great difficulties in dealing with the changes imposed by confinement. In fact, without any prior preparation for teachers, parents and students, classes began to take place through digital channels, highlighting the challenges faced by many families, either due to the lack of access to digital devices or to the lack of digital competences that would allow them to accompany their children at school. The aims of the project were twofold: i) Provide parents /tutors with the digital skills needed to help their children, during remote teaching ii) Provide parents /tutors with digital skills crucial for social integration in today’s society. This dissertation results from a study that aimed to study the project “Academia Digital para Pais”, from its conception to its implementation, seeking to understand its contribution to the development of the digital skills of parents/tutors who attended the sessions in the academic year 2020/2021. A quantitative study, of a descriptive nature, framed in a Survey typology was undertaken, aimed at identifying the parents'/tutors’ self-perceived digital skills, as well as their degree of satisfaction with the project. The results indicate that the project played an important role in developing the digital skills of parents/tutors, also revealing high levels of satisfaction with the project. These results are an indicator that the project can contribute to the digital empowerment of citizens, concurring to digital inclusion processes.Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972-Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaSenos, Susana Márcia da Graça2023-04-21T14:23:29Z20222022-10-072022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57230TID:203287495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:40.018222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um projeto de inclusão digital em cenário pandémico : academia digital para pais |
title |
Um projeto de inclusão digital em cenário pandémico : academia digital para pais |
spellingShingle |
Um projeto de inclusão digital em cenário pandémico : academia digital para pais Senos, Susana Márcia da Graça Inclusão social Literacia digital Ensino à distância Tecnologias digitais Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Um projeto de inclusão digital em cenário pandémico : academia digital para pais |
title_full |
Um projeto de inclusão digital em cenário pandémico : academia digital para pais |
title_fullStr |
Um projeto de inclusão digital em cenário pandémico : academia digital para pais |
title_full_unstemmed |
Um projeto de inclusão digital em cenário pandémico : academia digital para pais |
title_sort |
Um projeto de inclusão digital em cenário pandémico : academia digital para pais |
author |
Senos, Susana Márcia da Graça |
author_facet |
Senos, Susana Márcia da Graça |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972- Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Senos, Susana Márcia da Graça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão social Literacia digital Ensino à distância Tecnologias digitais Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Inclusão social Literacia digital Ensino à distância Tecnologias digitais Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-10-07 2022-01-01T00:00:00Z 2023-04-21T14:23:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/57230 TID:203287495 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/57230 |
identifier_str_mv |
TID:203287495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134630062850048 |