O papel do docente generalista na construção dos saberes de forma articulada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Joana Gil
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1236
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, foi realizado um relatório com a finalidade de dar a conhecer e refletir sobre toda a prática vivenciada nas valências de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, procurando-se assim, descrever e analisar toda a intervenção educativa, sendo esta sustentada por fundamentação teórica. Neste estudo, privilegia-se uma metodologia de cariz qualitativo, em que o educador/professor reflete sobre a sua intervenção e sobre a aprendizagem das crianças/alunos, colocando em prática um processo de reflexão-ação-reflexão, utilizando estratégias eficazes, uma pesquisa sistemática e observação constante, de modo a melhorar a intervenção educativa e também com o objetivo de encontrar evidencias nas aprendizagens das crianças/alunos. A intervenção, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem segundo uma perspetiva construtivista, evidencia o papel ativo da criança/aluno na construção do seu desenvolvimento e aprendizagem, e apresenta-a/o como agente capaz de resolver os seus problemas e inquietações, sendo o educador/professor um mediador, promovendo o equilíbrio emocional, cognitivo e social e preocupando-se sempre com a diferenciação pedagógica. Assim, durante as intervenções, a estagiária assumiu uma atitude reflexiva, reconhecendo, como profissional generalista, a importância da articulação entre as duas valências e fazendo uma análise critica sobre a sua prática, sempre com o objetivo de adequar e melhorar a ação educativa e assim contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional.In the scope of the Master on Education Preschool Education and 1st cycle of Basic Education, a report was written with the goal/objective of dissemination and reflection about the practice and life experienced on the classes of Preschool Education and 1st cycle education, aiming to describe and analyse all the educative intervention, always supported by theory fundamentals. In this study, a qualitative approach was favoured, based on the educator/teacher reflection on his intervention and on the children/students learning. An action-reflection process was applied, using efficient strategies, a systematic research and continuous observation, in order to improve the educative intervention and also to recognize evidences on the children/students learning. The intervention, based on the project methodology and on the education following a constructive perspective, highlights the active role of the child/student on the building of his development and learning, and shows him as a capable agent of solving his main problems and inquietudes, where the educator/teacher act as a mediator promoting the emotional, cognitive and social equilibrium and concerning always with the pedagogic differentiation. Thus, during the interventions, the trainee student adopted a reflective attitude, recognizing, as a generalist professional, the importance of linking and articulating both valences and doing a critical analysis on her practice, always with the objective to adjust and improve the educative action and to contribute for her personal, social and professional development.
id RCAP_9cadb7b613cec3826b377febecc3bb73
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1236
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do docente generalista na construção dos saberes de forma articuladaFormação de professoresDocente generalistaNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, foi realizado um relatório com a finalidade de dar a conhecer e refletir sobre toda a prática vivenciada nas valências de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, procurando-se assim, descrever e analisar toda a intervenção educativa, sendo esta sustentada por fundamentação teórica. Neste estudo, privilegia-se uma metodologia de cariz qualitativo, em que o educador/professor reflete sobre a sua intervenção e sobre a aprendizagem das crianças/alunos, colocando em prática um processo de reflexão-ação-reflexão, utilizando estratégias eficazes, uma pesquisa sistemática e observação constante, de modo a melhorar a intervenção educativa e também com o objetivo de encontrar evidencias nas aprendizagens das crianças/alunos. A intervenção, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem segundo uma perspetiva construtivista, evidencia o papel ativo da criança/aluno na construção do seu desenvolvimento e aprendizagem, e apresenta-a/o como agente capaz de resolver os seus problemas e inquietações, sendo o educador/professor um mediador, promovendo o equilíbrio emocional, cognitivo e social e preocupando-se sempre com a diferenciação pedagógica. Assim, durante as intervenções, a estagiária assumiu uma atitude reflexiva, reconhecendo, como profissional generalista, a importância da articulação entre as duas valências e fazendo uma análise critica sobre a sua prática, sempre com o objetivo de adequar e melhorar a ação educativa e assim contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional.In the scope of the Master on Education Preschool Education and 1st cycle of Basic Education, a report was written with the goal/objective of dissemination and reflection about the practice and life experienced on the classes of Preschool Education and 1st cycle education, aiming to describe and analyse all the educative intervention, always supported by theory fundamentals. In this study, a qualitative approach was favoured, based on the educator/teacher reflection on his intervention and on the children/students learning. An action-reflection process was applied, using efficient strategies, a systematic research and continuous observation, in order to improve the educative intervention and also to recognize evidences on the children/students learning. The intervention, based on the project methodology and on the education following a constructive perspective, highlights the active role of the child/student on the building of his development and learning, and shows him as a capable agent of solving his main problems and inquietudes, where the educator/teacher act as a mediator promoting the emotional, cognitive and social equilibrium and concerning always with the pedagogic differentiation. Thus, during the interventions, the trainee student adopted a reflective attitude, recognizing, as a generalist professional, the importance of linking and articulating both valences and doing a critical analysis on her practice, always with the objective to adjust and improve the educative action and to contribute for her personal, social and professional development.2013-08-06T09:38:55Z2013-02-01T00:00:00Z2013-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1236porMonteiro, Joana Gilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:42Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:43.630150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do docente generalista na construção dos saberes de forma articulada
title O papel do docente generalista na construção dos saberes de forma articulada
spellingShingle O papel do docente generalista na construção dos saberes de forma articulada
Monteiro, Joana Gil
Formação de professores
Docente generalista
title_short O papel do docente generalista na construção dos saberes de forma articulada
title_full O papel do docente generalista na construção dos saberes de forma articulada
title_fullStr O papel do docente generalista na construção dos saberes de forma articulada
title_full_unstemmed O papel do docente generalista na construção dos saberes de forma articulada
title_sort O papel do docente generalista na construção dos saberes de forma articulada
author Monteiro, Joana Gil
author_facet Monteiro, Joana Gil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Joana Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Docente generalista
topic Formação de professores
Docente generalista
description No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, foi realizado um relatório com a finalidade de dar a conhecer e refletir sobre toda a prática vivenciada nas valências de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, procurando-se assim, descrever e analisar toda a intervenção educativa, sendo esta sustentada por fundamentação teórica. Neste estudo, privilegia-se uma metodologia de cariz qualitativo, em que o educador/professor reflete sobre a sua intervenção e sobre a aprendizagem das crianças/alunos, colocando em prática um processo de reflexão-ação-reflexão, utilizando estratégias eficazes, uma pesquisa sistemática e observação constante, de modo a melhorar a intervenção educativa e também com o objetivo de encontrar evidencias nas aprendizagens das crianças/alunos. A intervenção, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem segundo uma perspetiva construtivista, evidencia o papel ativo da criança/aluno na construção do seu desenvolvimento e aprendizagem, e apresenta-a/o como agente capaz de resolver os seus problemas e inquietações, sendo o educador/professor um mediador, promovendo o equilíbrio emocional, cognitivo e social e preocupando-se sempre com a diferenciação pedagógica. Assim, durante as intervenções, a estagiária assumiu uma atitude reflexiva, reconhecendo, como profissional generalista, a importância da articulação entre as duas valências e fazendo uma análise critica sobre a sua prática, sempre com o objetivo de adequar e melhorar a ação educativa e assim contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional.In the scope of the Master on Education Preschool Education and 1st cycle of Basic Education, a report was written with the goal/objective of dissemination and reflection about the practice and life experienced on the classes of Preschool Education and 1st cycle education, aiming to describe and analyse all the educative intervention, always supported by theory fundamentals. In this study, a qualitative approach was favoured, based on the educator/teacher reflection on his intervention and on the children/students learning. An action-reflection process was applied, using efficient strategies, a systematic research and continuous observation, in order to improve the educative intervention and also to recognize evidences on the children/students learning. The intervention, based on the project methodology and on the education following a constructive perspective, highlights the active role of the child/student on the building of his development and learning, and shows him as a capable agent of solving his main problems and inquietudes, where the educator/teacher act as a mediator promoting the emotional, cognitive and social equilibrium and concerning always with the pedagogic differentiation. Thus, during the interventions, the trainee student adopted a reflective attitude, recognizing, as a generalist professional, the importance of linking and articulating both valences and doing a critical analysis on her practice, always with the objective to adjust and improve the educative action and to contribute for her personal, social and professional development.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-06T09:38:55Z
2013-02-01T00:00:00Z
2013-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1236
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620944379904