Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Joana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gomes, Carlos Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27881
Resumo: O ritmo avassalador da crise ambiental exige uma reflexão profunda que conduza a uma valorização do ambiente e assegure uma consciência ética sobre as responsabilidades diretas nesta crise. Esta nova forma de comportamento ético permitirá que todos os seres possam usufruir, em conjunto, deste bem que é a vida, do qual a problemática dos recursos hídricos é indissociável. A Bioética, ao refletir sobre as questões éticas que emergem das novas tecnologias e da investigação científica, tem um papel fundamental, na medida em que poderá representar uma mais-valia para enriquecer e fundamentar estas discussões sobre a sustentabilidade dos recursos hídricos
id RCAP_9ccb017bf62bd88198205b863cea0166
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27881
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética?Crise ambientalRecursos hídricosBioéticaEducaçãoEnvironmental crisisWater resourcesBioethicsEducationO ritmo avassalador da crise ambiental exige uma reflexão profunda que conduza a uma valorização do ambiente e assegure uma consciência ética sobre as responsabilidades diretas nesta crise. Esta nova forma de comportamento ético permitirá que todos os seres possam usufruir, em conjunto, deste bem que é a vida, do qual a problemática dos recursos hídricos é indissociável. A Bioética, ao refletir sobre as questões éticas que emergem das novas tecnologias e da investigação científica, tem um papel fundamental, na medida em que poderá representar uma mais-valia para enriquecer e fundamentar estas discussões sobre a sustentabilidade dos recursos hídricosThe overwhelming pace of environmental crisis promotes deep reflection that values the environment and ensures an ethical awareness of the direct responsibility in this crisis. This new form of ethical behavior will allow all living things to enjoy together this good that is life, of which the problem of water resources is inseparable. Bioethic thought about the ethical issues that emerge from new technologies and scientific research, has a key role, and it may represent an added value to enrich and substantiate these discussions on the sustainability of water resources.Centro de Investigação e Inovação em Educação, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do PortoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, JoanaGomes, Carlos Costa2019-07-09T16:03:07Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27881porAraújo, J., Gomes, C.C. (2015). Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética? Sensos 10, Vol.V - N.22128-5127info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:26Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:17.843345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética?
title Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética?
spellingShingle Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética?
Araújo, Joana
Crise ambiental
Recursos hídricos
Bioética
Educação
Environmental crisis
Water resources
Bioethics
Education
title_short Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética?
title_full Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética?
title_fullStr Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética?
title_full_unstemmed Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética?
title_sort Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética?
author Araújo, Joana
author_facet Araújo, Joana
Gomes, Carlos Costa
author_role author
author2 Gomes, Carlos Costa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Joana
Gomes, Carlos Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Crise ambiental
Recursos hídricos
Bioética
Educação
Environmental crisis
Water resources
Bioethics
Education
topic Crise ambiental
Recursos hídricos
Bioética
Educação
Environmental crisis
Water resources
Bioethics
Education
description O ritmo avassalador da crise ambiental exige uma reflexão profunda que conduza a uma valorização do ambiente e assegure uma consciência ética sobre as responsabilidades diretas nesta crise. Esta nova forma de comportamento ético permitirá que todos os seres possam usufruir, em conjunto, deste bem que é a vida, do qual a problemática dos recursos hídricos é indissociável. A Bioética, ao refletir sobre as questões éticas que emergem das novas tecnologias e da investigação científica, tem um papel fundamental, na medida em que poderá representar uma mais-valia para enriquecer e fundamentar estas discussões sobre a sustentabilidade dos recursos hídricos
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2019-07-09T16:03:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27881
url http://hdl.handle.net/10400.14/27881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, J., Gomes, C.C. (2015). Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética? Sensos 10, Vol.V - N.2
2128-5127
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação e Inovação em Educação, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação e Inovação em Educação, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131927431610368