Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27881 |
Resumo: | O ritmo avassalador da crise ambiental exige uma reflexão profunda que conduza a uma valorização do ambiente e assegure uma consciência ética sobre as responsabilidades diretas nesta crise. Esta nova forma de comportamento ético permitirá que todos os seres possam usufruir, em conjunto, deste bem que é a vida, do qual a problemática dos recursos hídricos é indissociável. A Bioética, ao refletir sobre as questões éticas que emergem das novas tecnologias e da investigação científica, tem um papel fundamental, na medida em que poderá representar uma mais-valia para enriquecer e fundamentar estas discussões sobre a sustentabilidade dos recursos hídricos |
id |
RCAP_9ccb017bf62bd88198205b863cea0166 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27881 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética?Crise ambientalRecursos hídricosBioéticaEducaçãoEnvironmental crisisWater resourcesBioethicsEducationO ritmo avassalador da crise ambiental exige uma reflexão profunda que conduza a uma valorização do ambiente e assegure uma consciência ética sobre as responsabilidades diretas nesta crise. Esta nova forma de comportamento ético permitirá que todos os seres possam usufruir, em conjunto, deste bem que é a vida, do qual a problemática dos recursos hídricos é indissociável. A Bioética, ao refletir sobre as questões éticas que emergem das novas tecnologias e da investigação científica, tem um papel fundamental, na medida em que poderá representar uma mais-valia para enriquecer e fundamentar estas discussões sobre a sustentabilidade dos recursos hídricosThe overwhelming pace of environmental crisis promotes deep reflection that values the environment and ensures an ethical awareness of the direct responsibility in this crisis. This new form of ethical behavior will allow all living things to enjoy together this good that is life, of which the problem of water resources is inseparable. Bioethic thought about the ethical issues that emerge from new technologies and scientific research, has a key role, and it may represent an added value to enrich and substantiate these discussions on the sustainability of water resources.Centro de Investigação e Inovação em Educação, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do PortoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, JoanaGomes, Carlos Costa2019-07-09T16:03:07Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27881porAraújo, J., Gomes, C.C. (2015). Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética? Sensos 10, Vol.V - N.22128-5127info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:26Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:17.843345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética? |
title |
Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética? |
spellingShingle |
Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética? Araújo, Joana Crise ambiental Recursos hídricos Bioética Educação Environmental crisis Water resources Bioethics Education |
title_short |
Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética? |
title_full |
Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética? |
title_fullStr |
Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética? |
title_full_unstemmed |
Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética? |
title_sort |
Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética? |
author |
Araújo, Joana |
author_facet |
Araújo, Joana Gomes, Carlos Costa |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Carlos Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Joana Gomes, Carlos Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crise ambiental Recursos hídricos Bioética Educação Environmental crisis Water resources Bioethics Education |
topic |
Crise ambiental Recursos hídricos Bioética Educação Environmental crisis Water resources Bioethics Education |
description |
O ritmo avassalador da crise ambiental exige uma reflexão profunda que conduza a uma valorização do ambiente e assegure uma consciência ética sobre as responsabilidades diretas nesta crise. Esta nova forma de comportamento ético permitirá que todos os seres possam usufruir, em conjunto, deste bem que é a vida, do qual a problemática dos recursos hídricos é indissociável. A Bioética, ao refletir sobre as questões éticas que emergem das novas tecnologias e da investigação científica, tem um papel fundamental, na medida em que poderá representar uma mais-valia para enriquecer e fundamentar estas discussões sobre a sustentabilidade dos recursos hídricos |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2019-07-09T16:03:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/27881 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/27881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Araújo, J., Gomes, C.C. (2015). Porque devemos educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos através da Bioética? Sensos 10, Vol.V - N.2 2128-5127 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação e Inovação em Educação, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação e Inovação em Educação, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131927431610368 |