Um dia no jardim de infância: experiências matemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Elisabete Cristina dos Santos Passos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7100
Resumo: No presente trabalho refletimos sobre a atividade desenvolvida durante o estágio do 2.º ciclo em Educação Pré-escolar. Optámos por nos focar nas práticas relativas ao domínio da matemática e num dia no jardim de infância. Por um lado, porque num jardim de infância há rotinas idênticas todos os dias e, por outro, porque os dados mostram que a matemática está presente nas salas de pré-escolar, ainda que por vezes não seja tão trabalhada pelos educadores como poderia ser. Neste sentido, desenhámos e implementámos um estudo de investigação cujo objetivo era saber como as situações que favorecem as experiências matemáticas são aproveitadas pelo educador, quer de forma intencional, quer de forma não intencional. Trata-se de um estudo de caso. A unidade de análise é a prática de uma educadora estagiária durante um dia numa sala de 23 crianças com 5 anos de idade. Foi escolhido um dia em que estava previsto trabalhar o domínio da matemática. Para a realização do estudo foi efetuada a gravação áudio, a observação participante, a recolha de produções das crianças e as planificações e outros registos das educadoras. Procedeu-se à elaboração da narração multimodal do dia no jardim de infância e à sua análise. Verificou-se que as tarefas planeadas foram jogos e fichas de trabalho escritas, bem como outras tarefas que fazem parte das rotinas do dia a dia no jardim de infância e que as primeiras foram exploradas pela educadora estagiária /investigadora, enquanto as segundas não foram trabalhadas tanto quanto poderiam ser. Relativamente às situações não planeadas umas foram exploradas e outras não.
id RCAP_9cd5de6065790a0afff282d672dba705
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7100
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um dia no jardim de infância: experiências matemáticasMatemáticaEducação pré-escolarPrática pedagógicaNo presente trabalho refletimos sobre a atividade desenvolvida durante o estágio do 2.º ciclo em Educação Pré-escolar. Optámos por nos focar nas práticas relativas ao domínio da matemática e num dia no jardim de infância. Por um lado, porque num jardim de infância há rotinas idênticas todos os dias e, por outro, porque os dados mostram que a matemática está presente nas salas de pré-escolar, ainda que por vezes não seja tão trabalhada pelos educadores como poderia ser. Neste sentido, desenhámos e implementámos um estudo de investigação cujo objetivo era saber como as situações que favorecem as experiências matemáticas são aproveitadas pelo educador, quer de forma intencional, quer de forma não intencional. Trata-se de um estudo de caso. A unidade de análise é a prática de uma educadora estagiária durante um dia numa sala de 23 crianças com 5 anos de idade. Foi escolhido um dia em que estava previsto trabalhar o domínio da matemática. Para a realização do estudo foi efetuada a gravação áudio, a observação participante, a recolha de produções das crianças e as planificações e outros registos das educadoras. Procedeu-se à elaboração da narração multimodal do dia no jardim de infância e à sua análise. Verificou-se que as tarefas planeadas foram jogos e fichas de trabalho escritas, bem como outras tarefas que fazem parte das rotinas do dia a dia no jardim de infância e que as primeiras foram exploradas pela educadora estagiária /investigadora, enquanto as segundas não foram trabalhadas tanto quanto poderiam ser. Relativamente às situações não planeadas umas foram exploradas e outras não.In this essay the focus is set on the activity developed during the 2ndterm internship in Preschool education. Our main focus was the activities related with mathematics and on a day in a kindergarten class. On one hand, in a kindergarten class there are identical routines every day, and on the other hand, the data shows that mathematics is present in all classrooms of the preschool, even if, sometimes, it is not worked out as much as it should be by the educators. Having that in mind, we developed and implemented a research study aimed at discovering how the environments that favor mathematical experiences are used by the educators, as in an intentional way, as well as on an unintentional way. This was a case-study. We analyzed the day of an internship teacher during a day in a classroom of 23 children aged 5. The day chosen was a day scheduled to work the interaction of mathematics. In order to make this study there was an audio recording made, participant observation, gathering the children’s productions and also the educator’s lesson orientations and other materials. It was then followed with a multimodal narrative of a day in a kindergarten and its analysis. It was verified that the tasks planned were games and written work sheets, as well as some other tasks that are a part of the daily life in kindergarten classes, and the first tasks were explored by the educator, while the second ones were not worked as much as they should have been. Regarding the non-planned events, some were explored while others were not.2016-12-14T14:56:52Z2016-12-14T00:00:00Z2016-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7100porRibeiro, Elisabete Cristina dos Santos Passosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:40Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:06.140095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um dia no jardim de infância: experiências matemáticas
title Um dia no jardim de infância: experiências matemáticas
spellingShingle Um dia no jardim de infância: experiências matemáticas
Ribeiro, Elisabete Cristina dos Santos Passos
Matemática
Educação pré-escolar
Prática pedagógica
title_short Um dia no jardim de infância: experiências matemáticas
title_full Um dia no jardim de infância: experiências matemáticas
title_fullStr Um dia no jardim de infância: experiências matemáticas
title_full_unstemmed Um dia no jardim de infância: experiências matemáticas
title_sort Um dia no jardim de infância: experiências matemáticas
author Ribeiro, Elisabete Cristina dos Santos Passos
author_facet Ribeiro, Elisabete Cristina dos Santos Passos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Elisabete Cristina dos Santos Passos
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Educação pré-escolar
Prática pedagógica
topic Matemática
Educação pré-escolar
Prática pedagógica
description No presente trabalho refletimos sobre a atividade desenvolvida durante o estágio do 2.º ciclo em Educação Pré-escolar. Optámos por nos focar nas práticas relativas ao domínio da matemática e num dia no jardim de infância. Por um lado, porque num jardim de infância há rotinas idênticas todos os dias e, por outro, porque os dados mostram que a matemática está presente nas salas de pré-escolar, ainda que por vezes não seja tão trabalhada pelos educadores como poderia ser. Neste sentido, desenhámos e implementámos um estudo de investigação cujo objetivo era saber como as situações que favorecem as experiências matemáticas são aproveitadas pelo educador, quer de forma intencional, quer de forma não intencional. Trata-se de um estudo de caso. A unidade de análise é a prática de uma educadora estagiária durante um dia numa sala de 23 crianças com 5 anos de idade. Foi escolhido um dia em que estava previsto trabalhar o domínio da matemática. Para a realização do estudo foi efetuada a gravação áudio, a observação participante, a recolha de produções das crianças e as planificações e outros registos das educadoras. Procedeu-se à elaboração da narração multimodal do dia no jardim de infância e à sua análise. Verificou-se que as tarefas planeadas foram jogos e fichas de trabalho escritas, bem como outras tarefas que fazem parte das rotinas do dia a dia no jardim de infância e que as primeiras foram exploradas pela educadora estagiária /investigadora, enquanto as segundas não foram trabalhadas tanto quanto poderiam ser. Relativamente às situações não planeadas umas foram exploradas e outras não.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14T14:56:52Z
2016-12-14T00:00:00Z
2016-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7100
url http://hdl.handle.net/10348/7100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137105778049024