O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fradinho, Maria de Fátima dos Santos Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/90
Resumo: O trabalho que se apresenta centra-se no domínio do sucesso escolar, mas no aspeto inovador de investigar se a escola apoia e encaminha os alunos com mais dificuldades, para cursos profissionais e cursos de educação e formação, onde a vertente prática os torna mais atrativos. A escola tem de adaptar a sua prática educativa a todos os alunos,incluindo os que apresentam necessidades educativas especiais,de modo a que todos possam enfrentar uma sociedade cada vez mais competitiva. A construção da escola inclusiva passa pela responsabilização da mesma por todos os aluos,na perspetiva da escola para todos, com todos e de todos. É fundamental a aceitação das diferenças humanas o que , mais não é do que querer que todos tenham as mesmas possibilidades na escola, desenvolvendo uma educação de qualidade e equidade,adaptando-a a todos os alunos e tendo como principal objetivo o sucesso escolar e educativo dos mesmos. Com esta investigação pretendemos perceber as vantagens e os inconvenientes dos alunos no3.º Ciclo do ensino básico transitarem com mais de dois (2) níveis inferiores a três (3), comparando com os que não transitam, mas sobretudo saber se todos estes alunos são bem encaminhados para percursos escolares alternativos, verificando-se assim, se existiu uma verdadeira orientação educativa. Desta forma, fomos analisar o percurso escolar dos alunos da escola secundária do Castêlo da Mia, que se encontravam nas condições referidas anteriormente, nos anos letivos 2007/2008, 2008/2009, 2009/2010 até 2011. Começa-se por apresentar no capítulo I, uma panorâmica de como deverá ser a escola do século XXI, ou seja, uma escola para todos. No capítulo II focam-se os fundamentos gerais sobre o sucesso e o insucesso escolar, bem como o enquadramento normativo legal. No capítulo III apresentamos a metodologia aplicada a este estudo. No capítulo IV abordamos a análise do percurso escolar dos alunos do 3.º ciclo que transitaram com mais de dois (2) níveis inferiores a três (3) em comparação com os que não transitaram. No capítulo V apresentamos a discussão dos resultados. Por fim, realizamos as conclusões e considerações finais.
id RCAP_9cdf94aaf635e94194fa2cbd93084f01
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/90
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º CicloSucesso escolarNecessidades educativas especiaisEscola inclusivaPercursos escolares alternativosTMEO trabalho que se apresenta centra-se no domínio do sucesso escolar, mas no aspeto inovador de investigar se a escola apoia e encaminha os alunos com mais dificuldades, para cursos profissionais e cursos de educação e formação, onde a vertente prática os torna mais atrativos. A escola tem de adaptar a sua prática educativa a todos os alunos,incluindo os que apresentam necessidades educativas especiais,de modo a que todos possam enfrentar uma sociedade cada vez mais competitiva. A construção da escola inclusiva passa pela responsabilização da mesma por todos os aluos,na perspetiva da escola para todos, com todos e de todos. É fundamental a aceitação das diferenças humanas o que , mais não é do que querer que todos tenham as mesmas possibilidades na escola, desenvolvendo uma educação de qualidade e equidade,adaptando-a a todos os alunos e tendo como principal objetivo o sucesso escolar e educativo dos mesmos. Com esta investigação pretendemos perceber as vantagens e os inconvenientes dos alunos no3.º Ciclo do ensino básico transitarem com mais de dois (2) níveis inferiores a três (3), comparando com os que não transitam, mas sobretudo saber se todos estes alunos são bem encaminhados para percursos escolares alternativos, verificando-se assim, se existiu uma verdadeira orientação educativa. Desta forma, fomos analisar o percurso escolar dos alunos da escola secundária do Castêlo da Mia, que se encontravam nas condições referidas anteriormente, nos anos letivos 2007/2008, 2008/2009, 2009/2010 até 2011. Começa-se por apresentar no capítulo I, uma panorâmica de como deverá ser a escola do século XXI, ou seja, uma escola para todos. No capítulo II focam-se os fundamentos gerais sobre o sucesso e o insucesso escolar, bem como o enquadramento normativo legal. No capítulo III apresentamos a metodologia aplicada a este estudo. No capítulo IV abordamos a análise do percurso escolar dos alunos do 3.º ciclo que transitaram com mais de dois (2) níveis inferiores a três (3) em comparação com os que não transitaram. No capítulo V apresentamos a discussão dos resultados. Por fim, realizamos as conclusões e considerações finais.Orientação: Professora Doutora Maria Celeste da Silva Leal de Sousa lopes.2013-08-14T17:59:58Z2012-10-08T15:26:07Z2012-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFradinho, M. F. S. M. (2012). O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º Ciclo [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/90http://hdl.handle.net/11328/90Fradinho, M. F. S. M. (2012). O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º Ciclo [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/90http://hdl.handle.net/11328/90porCota: TME 474Fradinho, Maria de Fátima dos Santos Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:09:08Zoai:repositorio.upt.pt:11328/90Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:20.571219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º Ciclo
title O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º Ciclo
spellingShingle O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º Ciclo
Fradinho, Maria de Fátima dos Santos Martins
Sucesso escolar
Necessidades educativas especiais
Escola inclusiva
Percursos escolares alternativos
TME
title_short O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º Ciclo
title_full O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º Ciclo
title_fullStr O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º Ciclo
title_full_unstemmed O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º Ciclo
title_sort O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º Ciclo
author Fradinho, Maria de Fátima dos Santos Martins
author_facet Fradinho, Maria de Fátima dos Santos Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fradinho, Maria de Fátima dos Santos Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso escolar
Necessidades educativas especiais
Escola inclusiva
Percursos escolares alternativos
TME
topic Sucesso escolar
Necessidades educativas especiais
Escola inclusiva
Percursos escolares alternativos
TME
description O trabalho que se apresenta centra-se no domínio do sucesso escolar, mas no aspeto inovador de investigar se a escola apoia e encaminha os alunos com mais dificuldades, para cursos profissionais e cursos de educação e formação, onde a vertente prática os torna mais atrativos. A escola tem de adaptar a sua prática educativa a todos os alunos,incluindo os que apresentam necessidades educativas especiais,de modo a que todos possam enfrentar uma sociedade cada vez mais competitiva. A construção da escola inclusiva passa pela responsabilização da mesma por todos os aluos,na perspetiva da escola para todos, com todos e de todos. É fundamental a aceitação das diferenças humanas o que , mais não é do que querer que todos tenham as mesmas possibilidades na escola, desenvolvendo uma educação de qualidade e equidade,adaptando-a a todos os alunos e tendo como principal objetivo o sucesso escolar e educativo dos mesmos. Com esta investigação pretendemos perceber as vantagens e os inconvenientes dos alunos no3.º Ciclo do ensino básico transitarem com mais de dois (2) níveis inferiores a três (3), comparando com os que não transitam, mas sobretudo saber se todos estes alunos são bem encaminhados para percursos escolares alternativos, verificando-se assim, se existiu uma verdadeira orientação educativa. Desta forma, fomos analisar o percurso escolar dos alunos da escola secundária do Castêlo da Mia, que se encontravam nas condições referidas anteriormente, nos anos letivos 2007/2008, 2008/2009, 2009/2010 até 2011. Começa-se por apresentar no capítulo I, uma panorâmica de como deverá ser a escola do século XXI, ou seja, uma escola para todos. No capítulo II focam-se os fundamentos gerais sobre o sucesso e o insucesso escolar, bem como o enquadramento normativo legal. No capítulo III apresentamos a metodologia aplicada a este estudo. No capítulo IV abordamos a análise do percurso escolar dos alunos do 3.º ciclo que transitaram com mais de dois (2) níveis inferiores a três (3) em comparação com os que não transitaram. No capítulo V apresentamos a discussão dos resultados. Por fim, realizamos as conclusões e considerações finais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-08T15:26:07Z
2012-10-08
2013-08-14T17:59:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fradinho, M. F. S. M. (2012). O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º Ciclo [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/90
http://hdl.handle.net/11328/90
Fradinho, M. F. S. M. (2012). O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º Ciclo [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/90
http://hdl.handle.net/11328/90
identifier_str_mv Fradinho, M. F. S. M. (2012). O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º Ciclo [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/90
url http://hdl.handle.net/11328/90
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134965228634112