Relatório de Estágio Pedagógico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5643 |
Resumo: | Capítulo 1 - Estágio Pedagógico O culminar do segundo ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário entende a realização de um estágio pedagógico. Este capítulo compreende uma meditação acerca do trabalho desenvolvido no estágio pedagógico referente ao ano letivo de 2013/2014 na Escola Carolina Beatriz Ângelo, contando com o Professor Nuno Lemos como professor orientador. Os objetivos do estágio compreenderam o meu desenvolvimento e evolução no desempenho de novas competências enquanto professor de educação física, em contexto real e através do meu total envolvimento em todas as vertentes e funções que a docência envolve, incluindo a integração e criação de ligações com a generalidade da comunidade escolar. Todo este processo de estágio, em todas as suas componentes (lecionação, treinos e competições do desporto escolar, direção de turma, etc.) foi de grande importância e permitiu que crescesse enquanto profissional e enquanto pessoa, pois ao adquirir conhecimentos e experiência em contexto real de docência, sinto-me mais preparado para fazer parte do mercado de trabalho e desempenhar a função de docente de forma competente e eficaz, cumprindo com os pressupostos éticos e deontológicos afetos e continuar a evoluir enquanto profissional e Ser Humano. Foi também bastante desafiante e compensador estar envolvido diretamente no processo ensino/aprendizagem dos alunos e analisar o progresso das capacidades dos mesmos. Capítulo 2 - Comparação dos níveis de aptidão física e índice de massa corporal em alunos do 2º e 3º ciclo de ensino consoante a área de residência urbana e rural da Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo do Distrito da Guarda O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de aptidão física e índice de massa corporal de alunos com residência urbana e rural de uma escola básica do Norte Interior de Portugal. A amostra foi composta por 270 alunos, 142 do género masculino e 128 do género feminino, com idades entre os 9 e 16 anos, pertencentes ao 2º e 3º ciclo de ensino. Recorreu-se à bateria de testes Fitnessgram (NES, 2002) para aferir a aptidão física; a classificação do índice de massa corporal foi baseada nos valores de referência da World Health Organization (1995) e a caracterização dos alunos foi realizada através da ficha biográfica cedida pela escola. Os resultados obtidos apenas demonstraram diferenças significativas (p<0.05) nos seguintes alunos: (i) 2º ciclo de ensino feminino: extensão do tronco com melhores resultados nas alunas com residência rural e a força média com melhores resultados nas alunas com residência urbana; (ii) 2º ciclo de ensino masculino: o vaivém com melhores resultados nos alunos com residência no meio rural (iii) 3º ciclo de ensino feminino: a extensão do tronco com melhores resultados nos alunos com residência no meio urbano. |
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Todo este processo de estágio, em todas as suas componentes (lecionação, treinos e competições do desporto escolar, direção de turma, etc.) foi de grande importância e permitiu que crescesse enquanto profissional e enquanto pessoa, pois ao adquirir conhecimentos e experiência em contexto real de docência, sinto-me mais preparado para fazer parte do mercado de trabalho e desempenhar a função de docente de forma competente e eficaz, cumprindo com os pressupostos éticos e deontológicos afetos e continuar a evoluir enquanto profissional e Ser Humano. Foi também bastante desafiante e compensador estar envolvido diretamente no processo ensino/aprendizagem dos alunos e analisar o progresso das capacidades dos mesmos. Capítulo 2 - Comparação dos níveis de aptidão física e índice de massa corporal em alunos do 2º e 3º ciclo de ensino consoante a área de residência urbana e rural da Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo do Distrito da Guarda O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de aptidão física e índice de massa corporal de alunos com residência urbana e rural de uma escola básica do Norte Interior de Portugal. A amostra foi composta por 270 alunos, 142 do género masculino e 128 do género feminino, com idades entre os 9 e 16 anos, pertencentes ao 2º e 3º ciclo de ensino. Recorreu-se à bateria de testes Fitnessgram (NES, 2002) para aferir a aptidão física; a classificação do índice de massa corporal foi baseada nos valores de referência da World Health Organization (1995) e a caracterização dos alunos foi realizada através da ficha biográfica cedida pela escola. Os resultados obtidos apenas demonstraram diferenças significativas (p<0.05) nos seguintes alunos: (i) 2º ciclo de ensino feminino: extensão do tronco com melhores resultados nas alunas com residência rural e a força média com melhores resultados nas alunas com residência urbana; (ii) 2º ciclo de ensino masculino: o vaivém com melhores resultados nos alunos com residência no meio rural (iii) 3º ciclo de ensino feminino: a extensão do tronco com melhores resultados nos alunos com residência no meio urbano.Chapter 1 (Teaching Practicum) The culmination of the second cycle of studies (Master) in the teaching of Physical Education in both Basic and Secondary education stages considers the accomplishment of a teaching practicum (pedagogical internship). This chapter contains contemplation about the work developed in that teaching practicum, relating to school year of 2013/2014 in Carolina Beatriz Ângelo School, under the guidance of teacher Nuno Lemos. The internship objectives comprehended my development and evolution in the performing of new skills as a physical education teacher in real context and through my full participation in all features and functions that teaching involves, including the integration and creation of connections within the general school community. All the process involving the internship stage, in its whole (teaching, trainings and school sports competitions, guidance of group schooling, etc.), was of great importance and allowed me to grow as a professional and as a person, by acquiring knowledge and experience in actual teaching context, I feel more prepared to enter the labor market and carry out the teaching function competently and efficiently, complying with the ethical and deontological conventions and continue to evolve as professional and Human Being. It was also quite challenging and rewarding to be directly involved in the teaching/learning process with the students and appraise the progress of their capabilities. Chapter 2 - Comparison of physical fitness levels and body mass index between students attending the 2nd and 3rd teaching cycles depending on urban and rural areas of residence from the Basic School Carolina Beatriz Ângelo in Guarda's District The main purpose of this study was to compare the levels of physical fitness and body mass index of students with urban and rural residence from an elementary school in the North Interior of Portugal. The sample covered 270 students, 142 male and 128 female, aged between 9 and 16, belonging to the 2nd and 3rd teaching cycles. The Fitnessgram test battery (NES, 2002) measured physical fitness; the classification of body mass index was based on the reference values from the World Health Organization (1995) and the students’ characterization was made through their biographical archives given by the school. The tests’ results only demonstrated significant differences (p<0.05) amongst the following students: (i) 2nd cycle of female education: trunk extension with better results in students with rural residence and average force with better results in students with urban residence; (ii) 2nd cycle of male education: the shuttle with better results in students with rural residence (iv) 3rd cycle of female education: trunk extension with better results in students with urban residence.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumVaz, Hugo Manuel Almeida2018-08-02T16:16:16Z2014-6-202014-07-162014-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5643TID:201645688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:30.885556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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