Conceção de um Balanced Scorecard para uma entidade sem fins lucrativos: estudo de caso no Colégio Planalto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/19179 |
Resumo: | O conceito de controlo de gestão tem sofrido inúmeras alterações ao longo dos últimos anos. Diferentes autores têm apresentado diferentes terminologias e sugerido diversas ferramentas para ajudar os gestores. Os principais instrumentos que surgiram ao longo dos anos foram o "Tableau de Bord", o "Balanced Scorecard" e o "Performance Prism". Embora concebidas para utilização por parte de entidades com objetivos de lucro, também o setor não lucrativo tem vindo a fazer uso destas ferramentas. A mais adaptada tem sido o "Balanced Scorecard", pela sua flexibilidade e vasta literatura de suporte. Também este projeto pretende adaptar um "Balanced Scorecard" a uma entidade sem fins lucrativos, o Colégio Planalto, um colégio privado. Tratando-se de uma entidade privada sem fins lucrativos, o grande desafio foi refletir a importância dada à missão do Colégio, educar, e à vertente financeira que assegura a subsistência do mesmo. Numa primeira fase, foi feita uma apresentação da entidade e depois uma análise à sua envolvente imediata. De seguida, começou o processo de conceção do BSC com a definição da missão, visão e valores e subsequente adaptação das tradicionais perspetivas de "performance" para cinco neste caso específico. De seguida foram definidos os objetivos, desenhado o mapa estratégico e enumerados os indicadores de performance, por fim foram delineadas seis iniciativas estratégicas. A metodologia utilizada ao longo deste trabalho foi o método de estudo de caso tendo sido utilizado o método de investigação qualitativa que faz uso de entrevistas semiestruturadas e recolha de documentos e textos da entidade. O principal contributo teórico deste trabalho é tratar-se de uma adaptação prática de um "Balanced Scorecard" para uma entidade sem fins lucrativos, ainda não existe muita literatura sobre este tema. O maior contributo prático é a possibilidade de implementação do "Balanced Scorecard" concebido na entidade. |
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Conceção de um Balanced Scorecard para uma entidade sem fins lucrativos: estudo de caso no Colégio PlanaltoControlo de gestãoFerramentas de avaliação de performanceBalanced ScorecardEntidade sem fins lucrativosManagement controlPerformance measurement toolsNon-profit organizationsO conceito de controlo de gestão tem sofrido inúmeras alterações ao longo dos últimos anos. Diferentes autores têm apresentado diferentes terminologias e sugerido diversas ferramentas para ajudar os gestores. Os principais instrumentos que surgiram ao longo dos anos foram o "Tableau de Bord", o "Balanced Scorecard" e o "Performance Prism". Embora concebidas para utilização por parte de entidades com objetivos de lucro, também o setor não lucrativo tem vindo a fazer uso destas ferramentas. A mais adaptada tem sido o "Balanced Scorecard", pela sua flexibilidade e vasta literatura de suporte. Também este projeto pretende adaptar um "Balanced Scorecard" a uma entidade sem fins lucrativos, o Colégio Planalto, um colégio privado. Tratando-se de uma entidade privada sem fins lucrativos, o grande desafio foi refletir a importância dada à missão do Colégio, educar, e à vertente financeira que assegura a subsistência do mesmo. Numa primeira fase, foi feita uma apresentação da entidade e depois uma análise à sua envolvente imediata. De seguida, começou o processo de conceção do BSC com a definição da missão, visão e valores e subsequente adaptação das tradicionais perspetivas de "performance" para cinco neste caso específico. De seguida foram definidos os objetivos, desenhado o mapa estratégico e enumerados os indicadores de performance, por fim foram delineadas seis iniciativas estratégicas. A metodologia utilizada ao longo deste trabalho foi o método de estudo de caso tendo sido utilizado o método de investigação qualitativa que faz uso de entrevistas semiestruturadas e recolha de documentos e textos da entidade. O principal contributo teórico deste trabalho é tratar-se de uma adaptação prática de um "Balanced Scorecard" para uma entidade sem fins lucrativos, ainda não existe muita literatura sobre este tema. O maior contributo prático é a possibilidade de implementação do "Balanced Scorecard" concebido na entidade.The concept of management control has suffered countless changes in the last years. Different authors have presented different terminologies and suggested different tools to help managers. The main tools that came up along the years were the Tableau de Bord, the Balanced Scorecard and the Performance Prism. Although they were created with traditional, profit focused entities in mind, the non-profit sector has also been making use of this tools. The most adapted one has been the Balanced Scorecard, for its flexibility and vast supporting literature. This project also intends to adapt a BSC to a non-profit entity, Colégio Planalto, a private school. Given that it is a private non-profit entity, the main challenge was showcasing the importance given to the school’s mission, teaching, and to the financial aspect that assures its’ maintenance. In the first stage there was a presentation of the entity, followed by an analysis to it and to its’ immediate environment. After that, the process of creating the BSC started with the definition of the mission, vision and values, following this, the objectives were defined, the strategy map was drawn and the performance indicators were listed, to finalize, six strategic initiatives where outlined. The methodology utilized during the curse of this work was the case study having been applied a qualitative research method that makes use of semi-structured interviews and the collecting of documents and texts from the entity. The main theoretical contribution from this work is the fact that it is an adaptation of the Balanced Scorecard to a non-profit entity, there is still and absence of literature on this subject. The main practical contribution is the possibility of implementation by the entity of the proposed Balanced Scorecard.2022-11-15T00:00:00Z2019-11-15T00:00:00Z2019-11-152019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19179TID:202322114porLopes, Ricardo Manuel dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:07Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:57.253135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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