O enriquecimento do espaço pedagógico com materiais naturais e reciclados: uma abordagem no jardim-de-infância e na creche
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37904 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
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O enriquecimento do espaço pedagógico com materiais naturais e reciclados: uma abordagem no jardim-de-infância e na creche373.2504.06620.28Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Universidade do Minho. Durante sensivelmente quatro meses imergiu-se na prática pedagógica em contexto de jardim-de-infância e de creche. Este tempo de estágio repartiuse em fases importantes e impulsionadoras da prática que mais tarde viria a ser desenvolvida. Na verdade foi depois de uma observação atenta e cuidada que se criaram condições para a ação. De facto, depois de serem conhecidas as questões, interesses e necessidades dos grupos, estavam reunidas as condições necessárias para o desenho e implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica. É fundamental salientar-se a importância da reflexão no decurso do projeto desenvolvido. O Projeto de Intervenção Pedagógica que se apresenta tem como principal objetivo o enriquecimento do espaço e das respetivas áreas de interesse com materiais estimulantes e desafiadores para as crianças que os exploram. Este objetivo foi concretizado com a participação integral das crianças que agiram ativamente neste enriquecimento das áreas que compõem a sala de atividades. Tanto em creche como em jardim-deinfância o Projeto desenvolveu-se em torno do enriquecimento das áreas, preferencialmente com materiais reciclados, que apresentavam maior necessidade de intervenção e em ambas as valências foram as próprias crianças que construíram todos os materiais que mais tarde foram introduzidos nas diferentes áreas de interesse. A intervenção pedagógica que se apresenta teve em conta a abordagem da metodologia de investigação-ação, pois a partir da observação, ação e reflexão conseguiu-se desenvolver um Projeto adequado ao grupo, nomeadamente aos seus interesses e necessidades. Afinal a observação foi uma peça desencadeadora de toda a ação e esta por si só estimulou também uma reflexão profunda. Afinal um aprendiz só aprende se refletir sobre as suas ações. Todo o estágio serviu para o desenvolvimento de um Projeto de Intervenção Pedagógica que suscitou mudanças e melhorias, concedendo às crianças novas e mais desafiadoras oportunidades de exploração e aprendizagem nos contextos educativos em questão.Le rapport de stage ici présenté est apparu en vertu de la Pratique de l’Enseignement Supervisée du Master en Éducation Préscolaire à l'Universidade do Minho. Pendant près de quatre mois, il s’est produit une totale immersion dans la pratique pédagogique dans le cadre de l'école maternelle, jardin d'enfants et garderie. Toute la durée du stage s'est divisée en plusieurs phases importantes et qui ont stimulées toutes pratiques ensuite développées. En vérité, seulement après une observation attentive et minutieuses ont étés créer toutes les conditions nécessaire pour l’action. En effet, après connaitre les questions, intérêts, et besoins des groupes, toutes les conditions nécessaires pour la conception et la mise en oeuvre du Projet d'Intervention Éducatif ont étés réunies. Il est fondamental de souligner l'importance de la réflexion au cours du projet développé. Le projet d'intervention pédagogique qui se présente vise principalement à enrichir l'espace et les respectifs secteurs d'intérêt avec des challenges et des matériaux stimulants pour les enfants qui les découvrent. Cet objectif a été atteint avec la pleine participation des enfants qui ont contribués activement à l'enrichissement des secteurs qui composent la salle d'activités. À la maternelle comme à la garderie, le projet s'est développé autour de l'enrichissement des secteurs qui avaient le plus besoin d'intervention, de préférence avec des matériaux recyclés. Dans les deux cas, se sont les enfants eux-mêmes qui ont construit tout le matériel qui, plus tard, a été introduits dans les différents secteurs d'intérêt de la salle d’activités. L'intervention pédagogique qui se présente a pris en considération la démarche de la méthodologie de la recherche-action, car à partir de l'observation, l’action, et la réflexion, il a été possible de développer un projet approprié pour le groupe, y compris pour leurs intérêts et leurs besoins. Après tout la phase d'observation a été une partie qui a déclencher l'action et ce, par elle-même a stimulée une profonde réflexion. Après tout, un apprenti n'apprend que si il réfléchit sur ces actions. Tout le stage a servi à développer un Projet d’Intervention pédagogique qui a incité des changements et des améliorations, en donnant aux enfants de nouvelles opportunités intéressantes de découverte et d'apprentissage dans les contextes éducatifs en question.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoBarbosa, Fátima Patrícia Ferreira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37904por201513650info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:10.493824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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