Resolução de tarefas, no âmbito das isometrias, por alunos do 6°ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cátia Sofia da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2224
Resumo: A recente valorização da Geometria no currículo de ensino da Matemática é um sinal claro de que a aprendizagem deste tema é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento não só matemático, mas também para a compreensão do mundo que nos rodeia. No âmbito desta aprendizagem, surge o desenvolvimento do sentido espacial, nomeadamente por via do estudo das transformações geométricas. Deste modo desenvolveu-se um estudo numa turma do 6º ano de escolaridade, com 24 alunos, onde se pretendia compreender o modo como os alunos resolviam tarefas que envolviam reflexão axial e rotação assim como as respetivas simetrias, identificando, em particular, as suas principais dificuldades e as reações às tarefas propostas. Foi orientado pelas questões: Qual o desempenho dos alunos em relação às tarefas resolvidas sobre isometrias, identificando os conhecimentos e as principais dificuldades? Qual a reação dos alunos às tarefas realizadas? Adotou-se para este estudo uma abordagem qualitativa e interpretativa, de caráter exploratório, onde os dados foram recolhidos recorrendo a diversas fontes de evidência tais como observações, produções escritas, questionários e ainda conversas ao longo da resolução das tarefas. Os resultados obtidos evidenciam que os alunos apresentam de forma global um desempenho positivo em relação à resolução de tarefas, no âmbito das isometrias. No entanto, demostram que na rotação ainda sentem algumas dificuldades. Todavia, apesar das dificuldades manifestadas, os alunos foram capazes de explicar os seus raciocínios e aplicar os conhecimentos na resolução das tarefas propostas. Os resultados ainda permitem concluir que os alunos se envolveram nas tarefas propostas com entusiasmo, mostrando terem gostado em particular da reflexão axial e do recurso ao papel quadriculado para resolverem as tarefas. Em relação à Prática de Ensino Supervisionada e terminada esta experiência, hoje considero que sou mais capaz de exercer as minhas funções como professora, contrariamente ao início da prática. No entanto, sei também que ainda tenho muito para aprender, pois um professor tem de ser recetivo à constante aprendizagem no decorrer da sua vida pessoal e profissional.
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Foi orientado pelas questões: Qual o desempenho dos alunos em relação às tarefas resolvidas sobre isometrias, identificando os conhecimentos e as principais dificuldades? Qual a reação dos alunos às tarefas realizadas? Adotou-se para este estudo uma abordagem qualitativa e interpretativa, de caráter exploratório, onde os dados foram recolhidos recorrendo a diversas fontes de evidência tais como observações, produções escritas, questionários e ainda conversas ao longo da resolução das tarefas. Os resultados obtidos evidenciam que os alunos apresentam de forma global um desempenho positivo em relação à resolução de tarefas, no âmbito das isometrias. No entanto, demostram que na rotação ainda sentem algumas dificuldades. Todavia, apesar das dificuldades manifestadas, os alunos foram capazes de explicar os seus raciocínios e aplicar os conhecimentos na resolução das tarefas propostas. Os resultados ainda permitem concluir que os alunos se envolveram nas tarefas propostas com entusiasmo, mostrando terem gostado em particular da reflexão axial e do recurso ao papel quadriculado para resolverem as tarefas. Em relação à Prática de Ensino Supervisionada e terminada esta experiência, hoje considero que sou mais capaz de exercer as minhas funções como professora, contrariamente ao início da prática. No entanto, sei também que ainda tenho muito para aprender, pois um professor tem de ser recetivo à constante aprendizagem no decorrer da sua vida pessoal e profissional.The recent importance of Geometry in the mathematics teaching curriculum is a clear sign that the learning of this subject is fundamental not only for the development of mathematical reasoning, but also for the understanding of the world around us. In the context, it is essential the spatial sense development, in particular through the understanding of geometric transformations. The research problem explored look for understanding how the students of the 6th year grade solved axial and rotational reflections tasks and also their respective symmetries, recognizing in particular their main difficulties and reactions to the proposed tasks. It was guided by the following questions: What is the students’ performance regarding to the proposed isometries tasks identifying the knowledge and the main difficulties? What is the students’ reaction to the performed tasks? For this study, was adopted a qualitative and interpretive approach with an exploratory nature, where the data was collected using different sources such as observations, written productions, questionnaires, and conversations through the tasks resolutions. The results show that the students had, in a global way, a positive performance in what concerns to tasks solution, concerning isometries. However, they manifested some difficulties about rotations content. Nevertheless, even with their difficulties, overall, the students were able to explain their thoughts and apply their knowledge in solving the proposed tasks. The results also allowed to conclude that the students were enthusiastically involved in the proposed tasks, showing they particularly liked some preference regarding axial reflection and of square grid paper to solve tasks. Concerning Supervised Teaching Practice and once finished this experience, today I’m more capable to practice my role as a teacher, contrary to my practice’s beginning. However, I’m aware that I still have a lot to learn, because a teacher should be receptive to keep learning meanwhile his/her personal and professional life.2019-08-23T16:02:23Z2019-07-29T00:00:00Z2019-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2224TID:202277534porCarvalho, Cátia Sofia da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:42:13Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:24.759796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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