A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sandra Filipa Gomes da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8033
Resumo: O professor deve adaptar-se às diferentes realidades que vão surgindo ao longo das gerações. Deve conhecer o aluno, acompanhar os seus interesses e realidades para, desta forma, captar a sua atenção e motivação para aprender. Um aluno motivado é um aluno que aprende. O presente projeto de investigação tem como objetivo perceber a importância das tecnologias, especialmente, nas últimas gerações. Perceber até que ponto os alunos estão “dependentes” das tecnologias para promover a sua aprendizagem. Este projeto encontra-se dividido em três partes: i) Reflexão crítica referente às práticas de ensino supervisionadas, ii) Trabalho de investigação, iii) Projeto e análise de dados, discussão e conclusão. Este projeto contou com a participação de duas turmas de 6º ano, que trabalhou de forma empenhada para a realização do mesmo. O projeto seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa para a obtenção de dados, baseando-se na metodologia investigação-ação. Os resultados mostram que os alunos demonstram mais entusiasmo e empenho quando são utilizados recursos tecnológicos para a execução de atividades, promovendo, assim, a retenção de informação e aprendizagem. Registou-se, ainda, episódios de entreajuda e pesquisa de forma autónoma.
id RCAP_9d542dfd0bd21367d24fe34f0f69700d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8033
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuaisTecnologiageraçõesmotivação e aprendizagemTechnologygenerationsmotivation and learningO professor deve adaptar-se às diferentes realidades que vão surgindo ao longo das gerações. Deve conhecer o aluno, acompanhar os seus interesses e realidades para, desta forma, captar a sua atenção e motivação para aprender. Um aluno motivado é um aluno que aprende. O presente projeto de investigação tem como objetivo perceber a importância das tecnologias, especialmente, nas últimas gerações. Perceber até que ponto os alunos estão “dependentes” das tecnologias para promover a sua aprendizagem. Este projeto encontra-se dividido em três partes: i) Reflexão crítica referente às práticas de ensino supervisionadas, ii) Trabalho de investigação, iii) Projeto e análise de dados, discussão e conclusão. Este projeto contou com a participação de duas turmas de 6º ano, que trabalhou de forma empenhada para a realização do mesmo. O projeto seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa para a obtenção de dados, baseando-se na metodologia investigação-ação. Os resultados mostram que os alunos demonstram mais entusiasmo e empenho quando são utilizados recursos tecnológicos para a execução de atividades, promovendo, assim, a retenção de informação e aprendizagem. Registou-se, ainda, episódios de entreajuda e pesquisa de forma autónoma.A teacher must adapt himself to the different realities that emerge over the generations. He must know the student, follow his interests and realities in order to capture his attention and motivation to learn. A motivated student is a student who learns. The main goal of this project is to understand how important technologies are, especially, in the last generations, also to understand how much their learning “depends” on the technologies. This project is presented in three parts: i) Critical reflection regarding surpervised teaching practices, ii) Investigation project, iii) Projetct and data analysis, discussion and conclusion. This project had the participation of two 6th grade classes, who worked hard to carry it out. The project followed a qualitative and quantitative evaluation to obtain data, based on the research-action methodology. The results verify that students show more enthusiasm and commitment when technological resources are used on some activities, promoting their capacity of learning and retain information. There were also situations of self-help and independente research.Figueiredo, Ana Sofia LopesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCosta, Sandra Filipa Gomes da2023-11-14T14:41:44Z2023-09-142023-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8033TID:203386884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-18T02:30:37Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:01.032079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais
title A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais
spellingShingle A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais
Costa, Sandra Filipa Gomes da
Tecnologia
gerações
motivação e aprendizagem
Technology
generations
motivation and learning
title_short A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais
title_full A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais
title_fullStr A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais
title_full_unstemmed A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais
title_sort A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais
author Costa, Sandra Filipa Gomes da
author_facet Costa, Sandra Filipa Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Ana Sofia Lopes
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sandra Filipa Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
gerações
motivação e aprendizagem
Technology
generations
motivation and learning
topic Tecnologia
gerações
motivação e aprendizagem
Technology
generations
motivation and learning
description O professor deve adaptar-se às diferentes realidades que vão surgindo ao longo das gerações. Deve conhecer o aluno, acompanhar os seus interesses e realidades para, desta forma, captar a sua atenção e motivação para aprender. Um aluno motivado é um aluno que aprende. O presente projeto de investigação tem como objetivo perceber a importância das tecnologias, especialmente, nas últimas gerações. Perceber até que ponto os alunos estão “dependentes” das tecnologias para promover a sua aprendizagem. Este projeto encontra-se dividido em três partes: i) Reflexão crítica referente às práticas de ensino supervisionadas, ii) Trabalho de investigação, iii) Projeto e análise de dados, discussão e conclusão. Este projeto contou com a participação de duas turmas de 6º ano, que trabalhou de forma empenhada para a realização do mesmo. O projeto seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa para a obtenção de dados, baseando-se na metodologia investigação-ação. Os resultados mostram que os alunos demonstram mais entusiasmo e empenho quando são utilizados recursos tecnológicos para a execução de atividades, promovendo, assim, a retenção de informação e aprendizagem. Registou-se, ainda, episódios de entreajuda e pesquisa de forma autónoma.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-14T14:41:44Z
2023-09-14
2023-09-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8033
TID:203386884
url http://hdl.handle.net/10400.19/8033
identifier_str_mv TID:203386884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135138195439616