A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8033 |
Resumo: | O professor deve adaptar-se às diferentes realidades que vão surgindo ao longo das gerações. Deve conhecer o aluno, acompanhar os seus interesses e realidades para, desta forma, captar a sua atenção e motivação para aprender. Um aluno motivado é um aluno que aprende. O presente projeto de investigação tem como objetivo perceber a importância das tecnologias, especialmente, nas últimas gerações. Perceber até que ponto os alunos estão “dependentes” das tecnologias para promover a sua aprendizagem. Este projeto encontra-se dividido em três partes: i) Reflexão crítica referente às práticas de ensino supervisionadas, ii) Trabalho de investigação, iii) Projeto e análise de dados, discussão e conclusão. Este projeto contou com a participação de duas turmas de 6º ano, que trabalhou de forma empenhada para a realização do mesmo. O projeto seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa para a obtenção de dados, baseando-se na metodologia investigação-ação. Os resultados mostram que os alunos demonstram mais entusiasmo e empenho quando são utilizados recursos tecnológicos para a execução de atividades, promovendo, assim, a retenção de informação e aprendizagem. Registou-se, ainda, episódios de entreajuda e pesquisa de forma autónoma. |
id |
RCAP_9d542dfd0bd21367d24fe34f0f69700d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8033 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuaisTecnologiageraçõesmotivação e aprendizagemTechnologygenerationsmotivation and learningO professor deve adaptar-se às diferentes realidades que vão surgindo ao longo das gerações. Deve conhecer o aluno, acompanhar os seus interesses e realidades para, desta forma, captar a sua atenção e motivação para aprender. Um aluno motivado é um aluno que aprende. O presente projeto de investigação tem como objetivo perceber a importância das tecnologias, especialmente, nas últimas gerações. Perceber até que ponto os alunos estão “dependentes” das tecnologias para promover a sua aprendizagem. Este projeto encontra-se dividido em três partes: i) Reflexão crítica referente às práticas de ensino supervisionadas, ii) Trabalho de investigação, iii) Projeto e análise de dados, discussão e conclusão. Este projeto contou com a participação de duas turmas de 6º ano, que trabalhou de forma empenhada para a realização do mesmo. O projeto seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa para a obtenção de dados, baseando-se na metodologia investigação-ação. Os resultados mostram que os alunos demonstram mais entusiasmo e empenho quando são utilizados recursos tecnológicos para a execução de atividades, promovendo, assim, a retenção de informação e aprendizagem. Registou-se, ainda, episódios de entreajuda e pesquisa de forma autónoma.A teacher must adapt himself to the different realities that emerge over the generations. He must know the student, follow his interests and realities in order to capture his attention and motivation to learn. A motivated student is a student who learns. The main goal of this project is to understand how important technologies are, especially, in the last generations, also to understand how much their learning “depends” on the technologies. This project is presented in three parts: i) Critical reflection regarding surpervised teaching practices, ii) Investigation project, iii) Projetct and data analysis, discussion and conclusion. This project had the participation of two 6th grade classes, who worked hard to carry it out. The project followed a qualitative and quantitative evaluation to obtain data, based on the research-action methodology. The results verify that students show more enthusiasm and commitment when technological resources are used on some activities, promoting their capacity of learning and retain information. There were also situations of self-help and independente research.Figueiredo, Ana Sofia LopesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCosta, Sandra Filipa Gomes da2023-11-14T14:41:44Z2023-09-142023-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8033TID:203386884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-18T02:30:37Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:01.032079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais |
title |
A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais |
spellingShingle |
A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais Costa, Sandra Filipa Gomes da Tecnologia gerações motivação e aprendizagem Technology generations motivation and learning |
title_short |
A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais |
title_full |
A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais |
title_fullStr |
A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais |
title_full_unstemmed |
A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais |
title_sort |
A Tecnologia e a sua influência nas gerações atuais |
author |
Costa, Sandra Filipa Gomes da |
author_facet |
Costa, Sandra Filipa Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueiredo, Ana Sofia Lopes Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sandra Filipa Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia gerações motivação e aprendizagem Technology generations motivation and learning |
topic |
Tecnologia gerações motivação e aprendizagem Technology generations motivation and learning |
description |
O professor deve adaptar-se às diferentes realidades que vão surgindo ao longo das gerações. Deve conhecer o aluno, acompanhar os seus interesses e realidades para, desta forma, captar a sua atenção e motivação para aprender. Um aluno motivado é um aluno que aprende. O presente projeto de investigação tem como objetivo perceber a importância das tecnologias, especialmente, nas últimas gerações. Perceber até que ponto os alunos estão “dependentes” das tecnologias para promover a sua aprendizagem. Este projeto encontra-se dividido em três partes: i) Reflexão crítica referente às práticas de ensino supervisionadas, ii) Trabalho de investigação, iii) Projeto e análise de dados, discussão e conclusão. Este projeto contou com a participação de duas turmas de 6º ano, que trabalhou de forma empenhada para a realização do mesmo. O projeto seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa para a obtenção de dados, baseando-se na metodologia investigação-ação. Os resultados mostram que os alunos demonstram mais entusiasmo e empenho quando são utilizados recursos tecnológicos para a execução de atividades, promovendo, assim, a retenção de informação e aprendizagem. Registou-se, ainda, episódios de entreajuda e pesquisa de forma autónoma. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-14T14:41:44Z 2023-09-14 2023-09-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/8033 TID:203386884 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/8033 |
identifier_str_mv |
TID:203386884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135138195439616 |