Validação de uma intervenção educacional para promover comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro: Técnica e-Delphi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Nuno Miguel dos Santos Martins
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Peixoto, Tiago André dos Santos Martins, Pinto, Cândida Assunção Santos, Santos, Célia Samarina Vilaça de Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.12707/RV21051
Resumo: Enquadramento: Embora as evidências internacionais demonstrem que a promoção da saúde melhora a qualidade de vida e otimiza vários comportamentos de saúde dos sobreviventes de cancro, os programas educacionais dirigidos aos sobreviventes de cancro em Portugal são escassos. Objetivos: Validar o conteúdo e a estrutura de uma intervenção educacional em enfermagem para promover os comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro. Metodologia: Conduziu-se um e-Delphi modificado, com três rondas de questionários online. Participaram 26 dos 30 enfermeiros peritos convidados. Resultados: Os peritos chegaram a consenso para inclusão de 25 itens relacionados com a estrutura e 110 relacionados com o conteúdo. Os peritos admitiram uma intervenção de quatro a oito sessões presenciais, com possível inclusão de um familiar ou em grupo, reforçaram a ideia de preparação inicial dos enfermeiros, pronunciaram-se sobre os critérios de inclusão dos participantes e cimentaram a utilização da linguagem classificada para suportar o conteúdo. Conclusão: O consenso obtido entre os peritos produz robustez e consistência à intervenção educacional em desenvolvimento e promoverá a saúde dos sobreviventes de cancro.
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spelling Validação de uma intervenção educacional para promover comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro: Técnica e-DelphiValidación de una intervención educativa para promover comportamientos saludables en los supervivientes de cáncer: técnica e-DelphiValidação de uma intervenção educacional para promover comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro: Técnica e-DelphiArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: Embora as evidências internacionais demonstrem que a promoção da saúde melhora a qualidade de vida e otimiza vários comportamentos de saúde dos sobreviventes de cancro, os programas educacionais dirigidos aos sobreviventes de cancro em Portugal são escassos. Objetivos: Validar o conteúdo e a estrutura de uma intervenção educacional em enfermagem para promover os comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro. Metodologia: Conduziu-se um e-Delphi modificado, com três rondas de questionários online. Participaram 26 dos 30 enfermeiros peritos convidados. Resultados: Os peritos chegaram a consenso para inclusão de 25 itens relacionados com a estrutura e 110 relacionados com o conteúdo. Os peritos admitiram uma intervenção de quatro a oito sessões presenciais, com possível inclusão de um familiar ou em grupo, reforçaram a ideia de preparação inicial dos enfermeiros, pronunciaram-se sobre os critérios de inclusão dos participantes e cimentaram a utilização da linguagem classificada para suportar o conteúdo. Conclusão: O consenso obtido entre os peritos produz robustez e consistência à intervenção educacional em desenvolvimento e promoverá a saúde dos sobreviventes de cancro.Background: Although international evidence demonstrates that health promotion improves the quality of life and optimizes several health behaviors of cancer survivors, educational programs for cancer survivors are scarce in Portugal. Objectives: To validate the content and structure of an educational nursing intervention to promote health behaviors in cancer survivors. Methodology: A modified e-Delphi study was conducted with three rounds of online questionnaires. Twenty-six of the 30 invited expert nurses participated in the study. Results: The experts reached a consensus to include 25 structure-related items and 110 content-related items. The experts considered that the intervention should include four to eight presential sessions, with the possible inclusion of a family member, or in a group, reinforced the idea of nurses’ initial preparation, discussed participant inclusion criteria, and strengthened the use of standardized language to support the contents. Conclusion: The expert consensus adds robustness and consistency to this educational intervention and will promote the health of cancer survivors.Marco contextual: Aunque las pruebas internacionales demuestren que la promoción de la salud mejora la calidad de vida y optimiza varios comportamientos de salud de los supervivientes de cáncer, los programas educativos dirigidos a los supervivientes de cáncer en Portugal son escasos. Objetivos: Validar el contenido y la estructura de una intervención educativa de enfermería para promover conductas de salud en los supervivientes de cáncer. Metodología: Se realizó un e-Delphi modificado, con tres rondas de cuestionarios en línea. Participaron 26 de los 30 enfermeros expertos invitados. Resultados: Los expertos llegaron a un consenso para incluir 25 elementos relacionados con la estructura y 110 con el contenido. Los expertos aceptaron una intervención de cuatro a ocho sesiones presenciales, con la posibilidad de incluir a un familiar o un grupo, reforzaron la idea de la preparación inicial de los enfermeros, opinaron sobre los criterios de inclusión de los participantes y cimentaron el uso de un lenguaje clasificado para apoyar el contenido. Conclusión: El consenso alcanzado entre los expertos proporciona solidez y coherencia a la intervención educativa que se está desarrollando y promoverá la salud de los supervivientes de cáncer.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2022-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RV21051por2182-28830874-0283Peixoto, Nuno Miguel dos Santos MartinsPeixoto, Tiago André dos Santos MartinsPinto, Cândida Assunção SantosSantos, Célia Samarina Vilaça de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-08T16:00:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:44.247849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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