Validação de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.12707/RV21052 |
Resumo: | Enquadramento: Os sobreviventes de cancro representam um grande desafio para os sistemas de saúde, pela escassez de planos assistenciais a estas pessoas. Objetivo: Validar a estrutura e o conteúdo de uma intervenção educacional em enfermagem (intervenção complexa) para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro. Metodologia: Utilizou-se a técnica e-Delphi modificada, ao longo de três rondas, através de questionários online. Resultados: Um conjunto de 27 peritos validaram a inclusão de 33 itens relativos à estrutura e 177 itens relativos ao conteúdo. A intervenção educacional deve ser realizada ao longo de cinco a oito sessões, individualmente, com a possibilidade de integrar um familiar significativo, e de dinâmicas de grupo, integrando os quatro domínios propostos: Adaptação, Atitude/Coping, Emoção/Ansiedade e Recursos. Conclusão: O consenso alcançado é essencial para evidenciar o papel dos enfermeiros nesta fase da doença oncológica e para viabilizar a avaliação da eficácia da intervenção educacional em desenvolvimento. |
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Validação de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de cancroValidación de una intervención educativa de enfermería para promover la adaptación de los supervivientes de cáncerValidação de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de cancroArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: Os sobreviventes de cancro representam um grande desafio para os sistemas de saúde, pela escassez de planos assistenciais a estas pessoas. Objetivo: Validar a estrutura e o conteúdo de uma intervenção educacional em enfermagem (intervenção complexa) para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro. Metodologia: Utilizou-se a técnica e-Delphi modificada, ao longo de três rondas, através de questionários online. Resultados: Um conjunto de 27 peritos validaram a inclusão de 33 itens relativos à estrutura e 177 itens relativos ao conteúdo. A intervenção educacional deve ser realizada ao longo de cinco a oito sessões, individualmente, com a possibilidade de integrar um familiar significativo, e de dinâmicas de grupo, integrando os quatro domínios propostos: Adaptação, Atitude/Coping, Emoção/Ansiedade e Recursos. Conclusão: O consenso alcançado é essencial para evidenciar o papel dos enfermeiros nesta fase da doença oncológica e para viabilizar a avaliação da eficácia da intervenção educacional em desenvolvimento.Background: Cancer survivors represent a major challenge for health systems due to the lack of care plans for these patients. Objective: To validate the structure and content of an educational nursing intervention (complex intervention) to promote the adaptation of cancer survivors. Methodology: The modified e-Delphi technique consisted of three rounds of online questionnaires. Results: A group of 27 experts validated the inclusion of 33 items related to the structure and 177 items related to the content. The educational intervention should consist of five to eight individual (with the possibility of including a significant family member), group sessions, and focus on the four domains proposed: Adaptation, Attitude/Coping, Emotion/Anxiety, and Resources. Conclusion: The consensus reached is essential to highlight nurses’ role in this stage of cancer and assess the effectiveness of this educational intervention.Marco contextual: Los supervivientes de cáncer representan un gran reto para los sistemas sanitarios, debido a la escasez de planes de atención para estas personas. Objetivo: Validar la estructura y el contenido de una intervención educativa de enfermería (intervención compleja) para promover la adaptación de los supervivientes de cáncer. Metodología: Se utilizó la técnica e-Delphi modificada, a lo largo de tres rondas, mediante cuestionarios en línea. Resultados: Un conjunto de 27 expertos validó la inclusión de 33 ítems relacionados con la estrutura y 177 ítems relacionados con el contenido. La intervención educativa debe realizarse a lo largo de cinco a ocho sesiones, de forma individual, con la posibilidad de incluir a un familiar significativ y en dinámicas de grupo, integrando los cuatro dominios propuestos: Adaptación, Actitud/Coping, Emoción/Ansiedad y Recursos. Conclusión: El consenso alcanzado es esencial para destacar el papel de los enfermeros en esta fase del cáncer y para permitir la evaluación de la eficacia de la intervención educativa que se está desarrollando.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2022-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RV21052por2182-28830874-0283Peixoto, Tiago André dos Santos MartinsPeixoto, Nuno Miguel dos Santos MartinsPinto, Cândida Assunção SantosSantos, Célia Samarina Vilaça de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T16:00:24Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:15:06.003942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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