Elementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.12707/RV20078 |
Resumo: | Enquadramento: Em todo o mundo assiste-se a um menor investimento na fase de sobrevivência ao cancro e em Portugal desconhece-se a existência de qualquer programa de intervenção centrada na adaptação dos sobreviventes de cancro. Objetivo: Explorar os elementos-chave a considerar no desenvolvimento de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro. Metodologia: Estudo exploratório qualitativo com recurso a técnica do grupo focal com 9 peritos para a colheita dos dados. Resultados: O conhecimento sobre a doença, a autogestão dos sintomas, o autocontrolo das emoções, o conhecimento sobre estratégias de coping e o envolvimento dos familiares devem integrar o conteúdo da intervenção a desenvolver. Estratégias do tipo educacional devem ser articuladas com estratégias motivacionais e relacionais. É fulcral que os sobreviventes estejam implicados no processo de aprendizagem. O plano de cuidados deve ser individualizado e contemplar um contrato de saúde. Conclusão: Este estudo permitiu identificar um conjunto mínimo de características que deve integrar uma intervenção educacional em enfermagem. |
id |
RCAP_274bd8fad1d78db03daf136aa3eafe30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25535 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Elementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancroElementos clave de una intervención educativa en enfermería que promueva la adaptación de los supervivientes de cáncerElementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancroArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: Em todo o mundo assiste-se a um menor investimento na fase de sobrevivência ao cancro e em Portugal desconhece-se a existência de qualquer programa de intervenção centrada na adaptação dos sobreviventes de cancro. Objetivo: Explorar os elementos-chave a considerar no desenvolvimento de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro. Metodologia: Estudo exploratório qualitativo com recurso a técnica do grupo focal com 9 peritos para a colheita dos dados. Resultados: O conhecimento sobre a doença, a autogestão dos sintomas, o autocontrolo das emoções, o conhecimento sobre estratégias de coping e o envolvimento dos familiares devem integrar o conteúdo da intervenção a desenvolver. Estratégias do tipo educacional devem ser articuladas com estratégias motivacionais e relacionais. É fulcral que os sobreviventes estejam implicados no processo de aprendizagem. O plano de cuidados deve ser individualizado e contemplar um contrato de saúde. Conclusão: Este estudo permitiu identificar um conjunto mínimo de características que deve integrar uma intervenção educacional em enfermagem.Background: There is less investment in the cancer survival phase worldwide, and in Portugal, there is no known intervention program focused on cancer survivor adaptation. Objective: To explore the key elements in the development of an educational intervention in nursing that promotes cancer survivor adaptation. Methodology: Qualitative exploratory study using a focus group with 9 experts for data collection. Results: Knowledge about the disease, self-management of symptoms, self-control of emotions, knowledge about coping strategies, and involvement of family members should integrate the contente of the intervention to be developed. Educational strategies should be articulated with motivational and relational strategies. Cancer survivors must be involved in the learning process. The care plan must be individualized and include a health contract. Conclusion: This study allowed identifying a minimum set of characteristics that should integrate na educational intervention in nursing.Marco contextual: En todo el mundo se invierte menos en la fase de supervivencia del cáncer y en Portugal se desconoce la existencia de un programa de intervención centrada en la adaptación de los supervivientes de cáncer. Objetivo: Explorar los elementos clave que se deben considerar en el desarrollo de una intervención educativa en enfermería que promueva la adaptación de los supervivientes de cáncer. Metodología: Estudio exploratorio cualitativo, para el cual se utilizó la técnica del grupo focal con 9 expertos para recoger los datos. Resultados: El conocimiento de la enfermedad, el autocontrol de los síntomas, el autocontrol de las emociones, el conocimiento de las estrategias de afrontamiento y la participación de los miembros de la familia deben integrar el contenido de la intervención que se desarrolle. Las estrategias educativas deben articularse con las estrategias motivacionales y relacionales. Es fundamental que los supervivientes se impliquen en el proceso de aprendizaje. El plan de atención debe ser individualizado e incluir un contrato de salud. Conclusión: En este estudio se identificó un conjunto mínimo de características que debe incluir una intervención educativa en enfermería.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2021-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RV20078por2182-28830874-0283Peixoto, Tiago André dos Santos MartinsPeixoto, Nuno Miguel dos Santos MartinsPinto, Cândida Assunção SantosSantos, Célia Samarina Vilaça de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-16T16:00:54Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:39.472542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro Elementos clave de una intervención educativa en enfermería que promueva la adaptación de los supervivientes de cáncer Elementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro |
title |
Elementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro |
spellingShingle |
Elementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro Peixoto, Tiago André dos Santos Martins Artigos de Investigação |
title_short |
Elementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro |
title_full |
Elementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro |
title_fullStr |
Elementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro |
title_full_unstemmed |
Elementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro |
title_sort |
Elementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro |
author |
Peixoto, Tiago André dos Santos Martins |
author_facet |
Peixoto, Tiago André dos Santos Martins Peixoto, Nuno Miguel dos Santos Martins Pinto, Cândida Assunção Santos Santos, Célia Samarina Vilaça de Brito |
author_role |
author |
author2 |
Peixoto, Nuno Miguel dos Santos Martins Pinto, Cândida Assunção Santos Santos, Célia Samarina Vilaça de Brito |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Tiago André dos Santos Martins Peixoto, Nuno Miguel dos Santos Martins Pinto, Cândida Assunção Santos Santos, Célia Samarina Vilaça de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos de Investigação |
topic |
Artigos de Investigação |
description |
Enquadramento: Em todo o mundo assiste-se a um menor investimento na fase de sobrevivência ao cancro e em Portugal desconhece-se a existência de qualquer programa de intervenção centrada na adaptação dos sobreviventes de cancro. Objetivo: Explorar os elementos-chave a considerar no desenvolvimento de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro. Metodologia: Estudo exploratório qualitativo com recurso a técnica do grupo focal com 9 peritos para a colheita dos dados. Resultados: O conhecimento sobre a doença, a autogestão dos sintomas, o autocontrolo das emoções, o conhecimento sobre estratégias de coping e o envolvimento dos familiares devem integrar o conteúdo da intervenção a desenvolver. Estratégias do tipo educacional devem ser articuladas com estratégias motivacionais e relacionais. É fulcral que os sobreviventes estejam implicados no processo de aprendizagem. O plano de cuidados deve ser individualizado e contemplar um contrato de saúde. Conclusão: Este estudo permitiu identificar um conjunto mínimo de características que deve integrar uma intervenção educacional em enfermagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.12707/RV20078 |
url |
https://doi.org/10.12707/RV20078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2883 0874-0283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) |
publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130600866578432 |