ASPECTOS INSTITUCIONAIS E ORGANIZACIONAIS, INDISCIPLINA E VIOLÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rosilene Beatriz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.6414
Resumo: Este artigo teve por objetivo analisar práticas do contexto da escola que contribuem para criar desvios, gerar violências e suas consequências na trajetória escolar dos alunos. Para tanto, utilizou-se de pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos para geração de dados: a entrevista de grupo focal e individual, observação e análise documental. Os resultados sugerem que a escola a partir de sua organização pedagógica ajuda a criar o desvio e as formas de controle; os gestores têm dificuldades na medidação dos conflitos; os alunos considerados indisciplinados e/ou violentos ficam enclausurados no ensino fundamental. Eles possuem um perfil comum: são homens, negros, pobres e seus pais possuem baixa escolaridade. Esse grupo é o mais atingido, muitos abandonam a escola. Os que persistem vêm acumulando sucessivas reprovações.
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