LIVRO DE OCORRÊNCIAS DA ESCOLA: ESTUDO COM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.14854 |
Resumo: | Contexto de baixos níveis de aprendizado escolar estão frequentemente associados com situações de indisciplina que podem ser avaliadas a partir do registro no “Livro de Ocorrências”, existente na grande maioria das escolas. O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar as principais ações registradas em relação aos alunos que praticaram atos classificados como indisciplinares, numa escola pública do ensino fundamental de uma cidade, situada na região Sul do Brasil. Como procedimento metodológico, foram selecionados os três alunos com maior número de registros de ocorrências nas atas e identificadas as providências tomadas para com eles. Conclui-se a partir dessa pesquisa que existem procedimentos que podem ser avaliados como adequados, inadequados e problemáticos, por parte do professor e da escola, evidenciando uma tendência a olhar os atos de indisciplina com foco no indivíduo, sem olhar para as interações e para os contextos. |
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