REGISTROS DE INDISCIPLINAS E QUEIXAS ESCOLARES SOBRE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.3483 |
Resumo: | O presente estudo investiga os registros de indisciplinas e queixas escolares a respeito de adolescentes, apresentando dados sobre quais ocorrências são mais frenquentes e as providêcias adotadas pela escola. Tais registros compõem o acervo documental de uma escola de Ensino Fundamental, localizada no interior do Rio Grande do Sul, a qual foi selecionada para esta pesquisa. Realizou-se uma análise documental para verificar quais foram as principais queixas e observações dos professores e equipe diretiva sobre os alunos da referida escola no período de 2010 a 2013. O estudo compõe-se de uma amostra aleatória simples de 209 registros de ocorrência sobre 69 alunos do 6º ao 9º ano escolar. Entre os resultados da pesquisa, as queixas puderam ser divididas em: comportamentos não esperados ou indisciplina, conflitos familiares e baixo rendimento escolar. Os autores das queixas foram, sobretudo, o Serviço de Orientação Educacional da escola e os professores de idiomas e de matemática. Quanto às providências tomadas em cada caso, as categorias foram: resolução interna na escola, envolvimento dos responsáveis e encaminhamento para outros serviços. Percebe-se que os professores tendem a encaminhar os alunos para a equipe diretiva e orientação educacional, porém não parecem conceder aos estudantes o direito ao exercício da autonomia quanto à resolução do conflito. Discute-se a importância de conhecer o perfil das queixas escolares sobre os adolescentes e a necessidade de empregar técnicas mediativas dentro da escola, para fortalecer a autonomia dos alunos, primando por condutas responsáveis. |
id |
RCAP_adaeb32c3adcef8df441c07a0dbab773 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3483 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
REGISTROS DE INDISCIPLINAS E QUEIXAS ESCOLARES SOBRE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DOCUMENTALArtigosO presente estudo investiga os registros de indisciplinas e queixas escolares a respeito de adolescentes, apresentando dados sobre quais ocorrências são mais frenquentes e as providêcias adotadas pela escola. Tais registros compõem o acervo documental de uma escola de Ensino Fundamental, localizada no interior do Rio Grande do Sul, a qual foi selecionada para esta pesquisa. Realizou-se uma análise documental para verificar quais foram as principais queixas e observações dos professores e equipe diretiva sobre os alunos da referida escola no período de 2010 a 2013. O estudo compõe-se de uma amostra aleatória simples de 209 registros de ocorrência sobre 69 alunos do 6º ao 9º ano escolar. Entre os resultados da pesquisa, as queixas puderam ser divididas em: comportamentos não esperados ou indisciplina, conflitos familiares e baixo rendimento escolar. Os autores das queixas foram, sobretudo, o Serviço de Orientação Educacional da escola e os professores de idiomas e de matemática. Quanto às providências tomadas em cada caso, as categorias foram: resolução interna na escola, envolvimento dos responsáveis e encaminhamento para outros serviços. Percebe-se que os professores tendem a encaminhar os alunos para a equipe diretiva e orientação educacional, porém não parecem conceder aos estudantes o direito ao exercício da autonomia quanto à resolução do conflito. Discute-se a importância de conhecer o perfil das queixas escolares sobre os adolescentes e a necessidade de empregar técnicas mediativas dentro da escola, para fortalecer a autonomia dos alunos, primando por condutas responsáveis.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2018-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.3483por1646-2335Daniele, Daniele de Almeida MachadoJosiane, Josiane Lieberknecht Wathier Abaidinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:15Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:45.532332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
REGISTROS DE INDISCIPLINAS E QUEIXAS ESCOLARES SOBRE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL |
title |
REGISTROS DE INDISCIPLINAS E QUEIXAS ESCOLARES SOBRE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL |
spellingShingle |
REGISTROS DE INDISCIPLINAS E QUEIXAS ESCOLARES SOBRE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL Daniele, Daniele de Almeida Machado Artigos |
title_short |
REGISTROS DE INDISCIPLINAS E QUEIXAS ESCOLARES SOBRE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL |
title_full |
REGISTROS DE INDISCIPLINAS E QUEIXAS ESCOLARES SOBRE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL |
title_fullStr |
REGISTROS DE INDISCIPLINAS E QUEIXAS ESCOLARES SOBRE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL |
title_full_unstemmed |
REGISTROS DE INDISCIPLINAS E QUEIXAS ESCOLARES SOBRE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL |
title_sort |
REGISTROS DE INDISCIPLINAS E QUEIXAS ESCOLARES SOBRE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL |
author |
Daniele, Daniele de Almeida Machado |
author_facet |
Daniele, Daniele de Almeida Machado Josiane, Josiane Lieberknecht Wathier Abaid |
author_role |
author |
author2 |
Josiane, Josiane Lieberknecht Wathier Abaid |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniele, Daniele de Almeida Machado Josiane, Josiane Lieberknecht Wathier Abaid |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente estudo investiga os registros de indisciplinas e queixas escolares a respeito de adolescentes, apresentando dados sobre quais ocorrências são mais frenquentes e as providêcias adotadas pela escola. Tais registros compõem o acervo documental de uma escola de Ensino Fundamental, localizada no interior do Rio Grande do Sul, a qual foi selecionada para esta pesquisa. Realizou-se uma análise documental para verificar quais foram as principais queixas e observações dos professores e equipe diretiva sobre os alunos da referida escola no período de 2010 a 2013. O estudo compõe-se de uma amostra aleatória simples de 209 registros de ocorrência sobre 69 alunos do 6º ao 9º ano escolar. Entre os resultados da pesquisa, as queixas puderam ser divididas em: comportamentos não esperados ou indisciplina, conflitos familiares e baixo rendimento escolar. Os autores das queixas foram, sobretudo, o Serviço de Orientação Educacional da escola e os professores de idiomas e de matemática. Quanto às providências tomadas em cada caso, as categorias foram: resolução interna na escola, envolvimento dos responsáveis e encaminhamento para outros serviços. Percebe-se que os professores tendem a encaminhar os alunos para a equipe diretiva e orientação educacional, porém não parecem conceder aos estudantes o direito ao exercício da autonomia quanto à resolução do conflito. Discute-se a importância de conhecer o perfil das queixas escolares sobre os adolescentes e a necessidade de empregar técnicas mediativas dentro da escola, para fortalecer a autonomia dos alunos, primando por condutas responsáveis. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.3483 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.3483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130948716986368 |