As vivências dos enfermeiros com a utilização de equipamentos de proteção individual numa urgência COVID-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6825 |
Resumo: | Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio com Relatório Final, em contexto de Urgência e em contexto de Cuidados intensivos, integrada no Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, 7.ª edição, na Escola Superior de Saúde de Viseu. Contexto: o estágio em contexto de Urgência foi realizado num hospital na zona norte de Portugal e o estágio em Cuidados Intensivos num hospital da zona centro de Portugal. Objetivo: aquisição de competências na área de especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Método: descritivo, exploratório, com análise crítica e reflexiva das atividades desenvolvidas e com base em fundamentação científica. Resultados: são descritas as competências adquiridas, atividades realizadas e desenvolvidas e é realizada avaliação de cada competência. Conclusões: O Ensino Clínico em contexto de Urgência e em contexto de Cuidados Intensivos contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos, fomentando aprendizagens e o desenvolvimento de habilidades e competências na área de especialidade de Médico- Cirúrgica. Este documento permite descrever as atividades realizadas e as competências adquiridas nos campos de estágio, descrevendo ambos os percursos e servindo de apoio à avaliação. Na parte III deste documento encontra-se, ainda, um artígo científico realizado no âmbito da mesma unidade curricular: “Vivências dos enfermeiros com a utilização de equipamentos de proteção individual numa urgência COVID-19”. Introdução: A pandemia por doença de Coronavírus de 2019 (COVID-19) teve uma rápida evolução e afetou os profissionais de saúde, que foram obrigados a usar equipamentos de proteção individual (EPI’s) para reduzir o risco de contrair ou transmitir a doença Coronavírus. Os EPI’s têm constituído um desafio à prestação de cuidados ao doente, relacionamento interpessoal e na saúde e bem-estar dos profissionais. Objetivos: Descrever as vivências dos enfermeiros com a utilização de equipamentos de proteção individual, num serviço de urgência COVID-19. Métodos: Foi aplicada uma metodologia qualitativa fenomenológica-hermenêutica, que permitiu uma reflexão sobre as estruturas básicas das experiências vividas, relatadas pelos participantes, tendo sido entrevistados 11 enfermeiros, num hospital na zona norte de Portugal. Resultados: Da análise das entrevistas emergiram 4 temas relativos às vivências dos enfermeiros e relativamente ao tema em estudo foram identificadas várias categorias: dificuldades e obstáculos, implicações na utilização, duração da utilização e atitudes dos utentes e familiares. Dentro destas foram identificadas várias sub-categorias, cuidadosamente analisadas neste estudo. Conclusões: O estudo evidenciou vários efeitos adversos e limitações decorrentes do uso de EPI’s, sugerindo o desenvolvimento de políticas e estratégias que garantam o bemestar dos enfermeiros e melhor capacidade de desempenho na realização de procedimentos e prestação de cuidados. Descritores: Cuidados de enfermagem; Doente Crítico; Urgência; Cuidados Intensivos; Enfermeiro especialista, Infecções por Coronavirus; Enfermagem; Pesquisa Qualitativa; Equipamento de Proteção Individual. |
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As vivências dos enfermeiros com a utilização de equipamentos de proteção individual numa urgência COVID-19COVID-19Cuidados de enfermagemDispositivos de protecção respiratóriaDoença críticaEnfermeirosEquipamento de protecção individualInfecções por coronavírusServiço de urgência hospitalarUnidades de cuidados intensivosCoronavirus infectionsCritical illnessEmergency service, hospitalIntensive care, unitsNursesNursing carePersonal protective equipmentRespiratory protective devicesDomínio/Área Científica::Ciências MédicasEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio com Relatório Final, em contexto de Urgência e em contexto de Cuidados intensivos, integrada no Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, 7.ª edição, na Escola Superior de Saúde de Viseu. Contexto: o estágio em contexto de Urgência foi realizado num hospital na zona norte de Portugal e o estágio em Cuidados Intensivos num hospital da zona centro de Portugal. Objetivo: aquisição de competências na área de especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Método: descritivo, exploratório, com análise crítica e reflexiva das atividades desenvolvidas e com base em fundamentação científica. Resultados: são descritas as competências adquiridas, atividades realizadas e desenvolvidas e é realizada avaliação de cada competência. Conclusões: O Ensino Clínico em contexto de Urgência e em contexto de Cuidados Intensivos contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos, fomentando aprendizagens e o desenvolvimento de habilidades e competências na área de especialidade de Médico- Cirúrgica. Este documento permite descrever as atividades realizadas e as competências adquiridas nos campos de estágio, descrevendo ambos os percursos e servindo de apoio à avaliação. Na parte III deste documento encontra-se, ainda, um artígo científico realizado no âmbito da mesma unidade curricular: “Vivências dos enfermeiros com a utilização de equipamentos de proteção individual numa urgência COVID-19”. Introdução: A pandemia por doença de Coronavírus de 2019 (COVID-19) teve uma rápida evolução e afetou os profissionais de saúde, que foram obrigados a usar equipamentos de proteção individual (EPI’s) para reduzir o risco de contrair ou transmitir a doença Coronavírus. Os EPI’s têm constituído um desafio à prestação de cuidados ao doente, relacionamento interpessoal e na saúde e bem-estar dos profissionais. Objetivos: Descrever as vivências dos enfermeiros com a utilização de equipamentos de proteção individual, num serviço de urgência COVID-19. Métodos: Foi aplicada uma metodologia qualitativa fenomenológica-hermenêutica, que permitiu uma reflexão sobre as estruturas básicas das experiências vividas, relatadas pelos participantes, tendo sido entrevistados 11 enfermeiros, num hospital na zona norte de Portugal. Resultados: Da análise das entrevistas emergiram 4 temas relativos às vivências dos enfermeiros e relativamente ao tema em estudo foram identificadas várias categorias: dificuldades e obstáculos, implicações na utilização, duração da utilização e atitudes dos utentes e familiares. Dentro destas foram identificadas várias sub-categorias, cuidadosamente analisadas neste estudo. Conclusões: O estudo evidenciou vários efeitos adversos e limitações decorrentes do uso de EPI’s, sugerindo o desenvolvimento de políticas e estratégias que garantam o bemestar dos enfermeiros e melhor capacidade de desempenho na realização de procedimentos e prestação de cuidados. Descritores: Cuidados de enfermagem; Doente Crítico; Urgência; Cuidados Intensivos; Enfermeiro especialista, Infecções por Coronavirus; Enfermagem; Pesquisa Qualitativa; Equipamento de Proteção Individual.Abstract This report was carried out within the curricular unit Internship with Final Report, in the context of Urgency and in the context of Intensive Care, integrated in the Master's Course in Medical-Surgical Nursing, 7th edition, at the Escola Superior de Saúde de Viseu. Context: internship in the context of Urgency was carried out in a hospital in the north of Portugal and the internship in Intensive Care in a hospital in the central area of Portugal. Objective: acquisition of competencies in the specialty area of Medical-Surgical Nursing. Method: descriptive, exploratory, with critical and reflective analysis of the activities developed and based on scientific foundation. Results: the acquired skills, activities performed and developed are described and the evaluation of each competency is performed. Conclusions: Clinical Teaching in the context of Urgency and in the context of Intensive Care contributed to the development of knowledge, fostering learning and the development of skills and competencies in the specialty area of Medical-Surgical. This document allows describing the activities performed and the skills acquired in the internship fields, describing both routes and supporting the evaluation. Part III of this document is also a scientific activity carried out within the same curricular unit: "Experiences of nurses with the use of personal protective equipment in a COVID-19 urgency". Introduction: The 2019 Coronavirus disease pandemic (COVID-19) has rapidly evolved and affected healthcare workers, who have been required to wear personal protective equipment (PPE) to reduce the risk of acquiring or transmitting Coronavirus disease. PPE has been a challenge to patient care, interpersonal relationships and the health and well-being of professionals. Objetives: To describe the nurses' experiences with the use of personal protective equipment in a COVID-19 emergency service. Methods: A hermeneutic phenomenological qualitative methodology was applied, which allowed for a reflection on the basic structures of the lived experiences reported by the participants. 11 nurses were interviewed in a hospital in northern Portugal. Results: From the analysis of the interviews, four themes emerged regarding the nurses' experiences and, in relation to the theme under study, several categories were identified: difficulties and obstacles, implications for use, duration of use, and attitudes of users and relatives. Within these categories, several subcategories were identified and carefully analysed in this study. Conclusion: The study evidenced several adverse effects and limitations arising from the use of PPE, suggesting the development of policies and strategies to ensure the well-being of nurses and better performance capacity in performing procedures and providing care. Keywords: Nursing care; Critical Patient; Urgency; Intensive Care; Specialist nurse; Coronavirus Infections; Nursing; Qualitative Research; Personal Protective Equipment.Ribeiro, Olivério de PaivaSantos, EduardoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFigueiredo, Liliana Maria Costa2022-08-03T00:30:21Z2021-08-032021-07-132021-08-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6825TID:202763340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:00Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:40.092883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio com Relatório Final, em contexto de Urgência e em contexto de Cuidados intensivos, integrada no Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, 7.ª edição, na Escola Superior de Saúde de Viseu. Contexto: o estágio em contexto de Urgência foi realizado num hospital na zona norte de Portugal e o estágio em Cuidados Intensivos num hospital da zona centro de Portugal. Objetivo: aquisição de competências na área de especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Método: descritivo, exploratório, com análise crítica e reflexiva das atividades desenvolvidas e com base em fundamentação científica. Resultados: são descritas as competências adquiridas, atividades realizadas e desenvolvidas e é realizada avaliação de cada competência. Conclusões: O Ensino Clínico em contexto de Urgência e em contexto de Cuidados Intensivos contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos, fomentando aprendizagens e o desenvolvimento de habilidades e competências na área de especialidade de Médico- Cirúrgica. Este documento permite descrever as atividades realizadas e as competências adquiridas nos campos de estágio, descrevendo ambos os percursos e servindo de apoio à avaliação. Na parte III deste documento encontra-se, ainda, um artígo científico realizado no âmbito da mesma unidade curricular: “Vivências dos enfermeiros com a utilização de equipamentos de proteção individual numa urgência COVID-19”. Introdução: A pandemia por doença de Coronavírus de 2019 (COVID-19) teve uma rápida evolução e afetou os profissionais de saúde, que foram obrigados a usar equipamentos de proteção individual (EPI’s) para reduzir o risco de contrair ou transmitir a doença Coronavírus. Os EPI’s têm constituído um desafio à prestação de cuidados ao doente, relacionamento interpessoal e na saúde e bem-estar dos profissionais. Objetivos: Descrever as vivências dos enfermeiros com a utilização de equipamentos de proteção individual, num serviço de urgência COVID-19. Métodos: Foi aplicada uma metodologia qualitativa fenomenológica-hermenêutica, que permitiu uma reflexão sobre as estruturas básicas das experiências vividas, relatadas pelos participantes, tendo sido entrevistados 11 enfermeiros, num hospital na zona norte de Portugal. Resultados: Da análise das entrevistas emergiram 4 temas relativos às vivências dos enfermeiros e relativamente ao tema em estudo foram identificadas várias categorias: dificuldades e obstáculos, implicações na utilização, duração da utilização e atitudes dos utentes e familiares. Dentro destas foram identificadas várias sub-categorias, cuidadosamente analisadas neste estudo. Conclusões: O estudo evidenciou vários efeitos adversos e limitações decorrentes do uso de EPI’s, sugerindo o desenvolvimento de políticas e estratégias que garantam o bemestar dos enfermeiros e melhor capacidade de desempenho na realização de procedimentos e prestação de cuidados. Descritores: Cuidados de enfermagem; Doente Crítico; Urgência; Cuidados Intensivos; Enfermeiro especialista, Infecções por Coronavirus; Enfermagem; Pesquisa Qualitativa; Equipamento de Proteção Individual. |
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