Educação para a cidadania nas aulas de matemática : um estudo exploratório no 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carlos Manuel Pereira Serra Mourinha de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8107
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_e6c33ba55dbccae33744a986190067e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para a cidadania nas aulas de matemática : um estudo exploratório no 9º ano de escolaridadeEducação para a cidadania - PortugalEnsino da matemáticaTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Este trabalho tem por objectivo último revelar como o ensino e aprendizagem da Matemática pode contribuir para a promoção da construção da cidadania. Este ensino deve proporcionar aos alunos capacidades para interpretar, analisar e criticar situações em contexto real. A prática de tarefas nas quais os alunos desenvolvem e evidenciam os conceitos de cidadania permite-lhes tomar consciência e desenvolver atitudes cívicas tornando-os cidadãos mais participativos. Neste sentido, para a concretização deste trabalho, foi proposto aos alunos de duas turmas do 9º ano de escolaridade de uma escola nos arredores de Lisboa a realização de uma tarefa com conteúdos da disciplina de Matemática, na área da estatística. Concretamente a questão das probabilidades, relacionando-as com questões de construção da cidadania. Na tarefa os alunos discutiram a probabilidade de sucesso num teste onde existiam tempos para a realização do mesmo diferentes. O principal resultado revela como os argumentos utilizados pelos alunos mobilizaram os conteúdos matemáticos presentes na tarefa, o que nos leva a concluir da necessidade de pensar e construir tarefas matemáticas onde a ligação a temas de cidadania estejam presentes. Mostrou-se, por um lado, como a Cidadania no contexto escolar de uma disciplina e numa tarefa pode desenvolver a capacidade participativa e crítica dos alunos e a transversalidade disciplinar das questões de Cidadania, e por outro, realçar a utilização da Matemática na vida quotidiana dos alunos focando a sua existência por vezes de forma mais explícita outras vezes de forma mais subtil.This work aims to reveal how the latest teaching and learning of mathematics can contribute to the promotion of the construction of citizenship. This education should provide students with skills to interpret, analyze and criticize situations in real context. The practice of tasks in which students develop and demonstrate the concepts of citizenship allows them to realize and develop civic attitudes making them more participatory citizens. In this sense, for the realization of this work was offered to the students of two classes of 9th grade from a school near Lisbon performing a task with contents of Mathematics, in statistics. Specifically the question of probabilities, relating them to issues of citizenship construction. In the activity students discussed the probability of success in a test where there were times to achieve the same different. The main result shows how the arguments used by students mobilized the mathematical contents present in the task, which leads us to conclude the need to think and construct mathematical tasks where the connection to issues of citizenship are present. It has been shown, on the one hand, as the Citizenship in the context of school discipline and a task can develop the ability participatory and critical student disciplinary issues and mainstreaming of Citizenship, and secondly, to highlight the use of mathematics in everyday life of students focusing their existence sometimes more explicitly sometimes more subtly.Carvalho, Carolina, 1960-Repositório da Universidade de LisboaAlmeida, Carlos Manuel Pereira Serra Mourinha de2013-03-26T16:19:21Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8107porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:45.722156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a cidadania nas aulas de matemática : um estudo exploratório no 9º ano de escolaridade
title Educação para a cidadania nas aulas de matemática : um estudo exploratório no 9º ano de escolaridade
spellingShingle Educação para a cidadania nas aulas de matemática : um estudo exploratório no 9º ano de escolaridade
Almeida, Carlos Manuel Pereira Serra Mourinha de
Educação para a cidadania - Portugal
Ensino da matemática
Teses de mestrado - 2012
title_short Educação para a cidadania nas aulas de matemática : um estudo exploratório no 9º ano de escolaridade
title_full Educação para a cidadania nas aulas de matemática : um estudo exploratório no 9º ano de escolaridade
title_fullStr Educação para a cidadania nas aulas de matemática : um estudo exploratório no 9º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Educação para a cidadania nas aulas de matemática : um estudo exploratório no 9º ano de escolaridade
title_sort Educação para a cidadania nas aulas de matemática : um estudo exploratório no 9º ano de escolaridade
author Almeida, Carlos Manuel Pereira Serra Mourinha de
author_facet Almeida, Carlos Manuel Pereira Serra Mourinha de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Carolina, 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Carlos Manuel Pereira Serra Mourinha de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a cidadania - Portugal
Ensino da matemática
Teses de mestrado - 2012
topic Educação para a cidadania - Portugal
Ensino da matemática
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-03-26T16:19:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8107
url http://hdl.handle.net/10451/8107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134220546736128