Revenue management: a promoção de canais de distribuição diretos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Tânia Andreia Marques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23603
Resumo: No âmbito do Mestrado em Direção Hoteleira – Direção Comercial e Marketing da Escola Superior de Hotelaria e Turismo, do Instituto Politécnico do Porto, o presente relatório de estágio tem como principal objetivo, analisar a Gestão de Receita em hotelaria orientada para a promoção dos canais de venda diretos, de modo a evitar possíveis gastos em comissões a terceiros por parte do hotel, nomeadamente os canais de venda indiretos, sustentados por OTA (Online Travel Agencies) e Operadores Turísticos. Para isto, como complemento de estudo e retenção de experiência profissional, durante um período de seis meses a autora realizou um estágio curricular na unidade hoteleira Hilton Porto Gaia nos departamentos de Revenue Management, Reservas, Grupos e Eventos. Como analisado no estudo que a seguir se apresenta, a aplicação do conceito de Revenue Management é bastante benéfica para que os hotéis apliquem os devidos procedimentos e decisões estratégicas para a minimização de custos em comissões e gerar o valor ideal de receita, sendo este o principal objetivo da análise apresentada. Para tal, será necessário o desenvolvimento de um estudo conciso, relativamente à segmentação, e perceber que tipo de benefícios lhes será conveniente, isto numa tentativa de fidelização direta sem intervenção de terceiros para tal. Através da revisão literária, como base de estudo e a aplicação da devida metodologia, serão formuladas propostas criativas de recompensas e estratégias corporativas que poderão fazer o cliente querer reservar diretamente com a unidade hoteleira indefinidamente, comparando abordagens já aplicadas, desenvolvendo-se assim uma conclusão relativa ao assunto. Foi desenvolvida, portanto, uma abordagem metodológica, para reforçar o estado de arte, através da aplicação de um estudo quantitativo, nomeadamente, um inquérito por questionário, de modo a entender qual será o procedimento mais eficaz no que toca à variedade de resultados obtidos, resultados estes que nos irão ajudar a apresentar algumas sugestões de boas práticas para promover a compra direta por parte de consumidor. Durante o desenvolvimento do presente estudo, e depois de já definido o objetivo principal geral, serão traçados outros objetivos pertinentes específicos para o resultado esperado, tais como, a recolha e análise de toda a literatura sobre revenue management, introdução aos canais de distribuição diretos, o peso da imagem de marca e o estudo da procura ideal. De forma mais pormenorizada, é necessário entender o peso da imagem de marca no processo de compra do consumidor, investigar os parâmetros que servem de base para o processo de retenção, entender a eficácia da correta gestão do overbooking, recolher e comparar as boas práticas já existentes no mercado e, finalmente, definir e apresentar propostas de boas práticas, para aumentar as vendas diretas na unidade. Durante o presente projeto, foram identificados os principais canais de distribuição, tanto diretos como indiretos, utilizados pelas organizações, de modo a podermos analisar o impacto que cada um poderá ter nas unidades hoteleiras, comparando as vantagens e desvantagens de cada uma em particular, comparando literaturas anteriores e diferentes pontos de vista relativos ao assunto, tendo em consideração a discrepância das percentagens de comissão, as partilhas dos lucros finais e a paridade ou disparidade de tarifas entre eles.
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Para isto, como complemento de estudo e retenção de experiência profissional, durante um período de seis meses a autora realizou um estágio curricular na unidade hoteleira Hilton Porto Gaia nos departamentos de Revenue Management, Reservas, Grupos e Eventos. Como analisado no estudo que a seguir se apresenta, a aplicação do conceito de Revenue Management é bastante benéfica para que os hotéis apliquem os devidos procedimentos e decisões estratégicas para a minimização de custos em comissões e gerar o valor ideal de receita, sendo este o principal objetivo da análise apresentada. Para tal, será necessário o desenvolvimento de um estudo conciso, relativamente à segmentação, e perceber que tipo de benefícios lhes será conveniente, isto numa tentativa de fidelização direta sem intervenção de terceiros para tal. Através da revisão literária, como base de estudo e a aplicação da devida metodologia, serão formuladas propostas criativas de recompensas e estratégias corporativas que poderão fazer o cliente querer reservar diretamente com a unidade hoteleira indefinidamente, comparando abordagens já aplicadas, desenvolvendo-se assim uma conclusão relativa ao assunto. Foi desenvolvida, portanto, uma abordagem metodológica, para reforçar o estado de arte, através da aplicação de um estudo quantitativo, nomeadamente, um inquérito por questionário, de modo a entender qual será o procedimento mais eficaz no que toca à variedade de resultados obtidos, resultados estes que nos irão ajudar a apresentar algumas sugestões de boas práticas para promover a compra direta por parte de consumidor. Durante o desenvolvimento do presente estudo, e depois de já definido o objetivo principal geral, serão traçados outros objetivos pertinentes específicos para o resultado esperado, tais como, a recolha e análise de toda a literatura sobre revenue management, introdução aos canais de distribuição diretos, o peso da imagem de marca e o estudo da procura ideal. De forma mais pormenorizada, é necessário entender o peso da imagem de marca no processo de compra do consumidor, investigar os parâmetros que servem de base para o processo de retenção, entender a eficácia da correta gestão do overbooking, recolher e comparar as boas práticas já existentes no mercado e, finalmente, definir e apresentar propostas de boas práticas, para aumentar as vendas diretas na unidade. Durante o presente projeto, foram identificados os principais canais de distribuição, tanto diretos como indiretos, utilizados pelas organizações, de modo a podermos analisar o impacto que cada um poderá ter nas unidades hoteleiras, comparando as vantagens e desvantagens de cada uma em particular, comparando literaturas anteriores e diferentes pontos de vista relativos ao assunto, tendo em consideração a discrepância das percentagens de comissão, as partilhas dos lucros finais e a paridade ou disparidade de tarifas entre eles.Following the Master Degree from Escola Superior de Hotelaria e Turismo at Instituto Politécnico do Porto, this internship report has as main objective, analyze the Revenue Management in hotels, oriented to the promotion of direct sales channels, in order to avoid expenses in commissions to third parties, in particular, the indirect sales channels, supported by OTA (Online Travel Agencies) and Tour Operators. As a complement of study and retention of professional experience, during a period of six months, I’m doing a curricular internship at the Hilton Porto Gaia Hotel unit in the departments of Revenue Management, Reservations, Groups and Events. In this case, the application of the Revenue Management concept is quite beneficial so that hotels may apply the proper procedures and strategic decisions for the minimization of costs in commissions, and create the optimal amount of revenue, that is the main objective of this study. For this, it will be necessary to develop a concise study on segmentation of customers and understand what kind of benefits will be convenient for them, to build direct loyalty without the intervention of third parties. Through a literature review, as a basis for study and the application of proper methodology, will be formulated creative proposals of benefits that can be provided to guests and corporate strategies that can make the customer want to book directly with the hotel unit indefinitely, comparing approaches already applied, thus developing a conclusion on the subject. Therefore, a methodological approach was developed, to strengthen the state of the art, through the application of a quantitative study, such as a questionnaire survey, in order to understand which method will be the most effective in terms of the variety of results obtained, results that will help us develop the best practices model to promote direct consumer purchasing. During the development of this study, once the main general objective has been defined, other specific pertinent objectives will be outlined for the expected result, such as the collection and analysis of all literature on revenue management, the introduction to direct distribution channels, the weight of brand image and the study of ideal demand. In a more precise way, it was necessary to understand the weight of brand image in the consumer's buying process, investigate the parameters that serve as a basis for the retention process, understand the effectiveness of proper overbooking management, collect and compare the best practices already existing in the market and finally, define the best practice model with suggestions to increase direct sales in the unit. During this project, the main distribution channels, both direct and indirect, used by organizations were identified, so that we could analyze the impact that each one may have on hotel units, comparing the advantages and disadvantages of each one in particular, comparing previous literature and different points of view on the subject, taking into consideration the variations in commission percentages, the split of final profits and rate parity or disparity between them.Oliveira, MónicaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVieira, Tânia Andreia Marques2023-09-25T09:34:11Z2023-07-212023-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23603TID:203356292pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-27T01:46:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:19.924598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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