A compreensão leitora: Desenvolvimento e aprendizagem de natureza lexical em aulas de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sara Isabel Marques
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, António Carvalho da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/51850
Resumo: O conhecimento de vocabulário assume-se, atualmente, como um dos fatores decisivos na compreensão de determinado género textual. Tendo em consideração que não existe um método ideal e único para o ensino de vocabulário, o presente artigo, baseado num trabalho de investigação-ação (Martins, 2015) e resultante de uma experiência de estágio, procura verificar se as atividades implementadas em duas turmas distintas (Português e Espanhol) do 11.º ano de escolaridade contribuíram para o desenvolvimento e aprendizagem de novas estratégias de natureza lexical. Assim, neste artigo, expõe-se, num primeiro momento, a importância da aprendizagem do vocabulário por intermédio da leitura e consideram-se alguns princípios que podem orientar a seleção de palavras desconhecidas. Dentro do eixo temático aqui referido, apresentam-se, então, alguns procedimentos para o ensino de termos desconhecidos, nomeadamente: a análise morfológica, os indícios contextuais e a inferência. Salienta-se, ainda, a necessidade de se combinarem estas três estratégias aquando da descoberta de um termo desconhecido. Os resultados obtidos com este estudo demonstram que os alunos reconhecem a importância da realização de tarefas orientadas para a análise de palavras específicas: a turma de Português revelou uma evolução no que concerne à aquisição de novas estratégias de descoberta do sentido de palavras desconhecidas; a turma de Espanhol optava, numa primeira fase, por questionar o professor de forma a obter informação de forma mais rápida e menos trabalhosa.
id RCAP_9d8c1a99b6207f499677d5b0ef86a605
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51850
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A compreensão leitora: Desenvolvimento e aprendizagem de natureza lexical em aulas de línguasEnsino das línguasCompreensão leitoraAprendizagem do vocabulárioEstratégias lexicaisLanguage teachingVocabulary learningAcquisition of lexical strategiesReading understandingHumanidades::Línguas e LiteraturasO conhecimento de vocabulário assume-se, atualmente, como um dos fatores decisivos na compreensão de determinado género textual. Tendo em consideração que não existe um método ideal e único para o ensino de vocabulário, o presente artigo, baseado num trabalho de investigação-ação (Martins, 2015) e resultante de uma experiência de estágio, procura verificar se as atividades implementadas em duas turmas distintas (Português e Espanhol) do 11.º ano de escolaridade contribuíram para o desenvolvimento e aprendizagem de novas estratégias de natureza lexical. Assim, neste artigo, expõe-se, num primeiro momento, a importância da aprendizagem do vocabulário por intermédio da leitura e consideram-se alguns princípios que podem orientar a seleção de palavras desconhecidas. Dentro do eixo temático aqui referido, apresentam-se, então, alguns procedimentos para o ensino de termos desconhecidos, nomeadamente: a análise morfológica, os indícios contextuais e a inferência. Salienta-se, ainda, a necessidade de se combinarem estas três estratégias aquando da descoberta de um termo desconhecido. Os resultados obtidos com este estudo demonstram que os alunos reconhecem a importância da realização de tarefas orientadas para a análise de palavras específicas: a turma de Português revelou uma evolução no que concerne à aquisição de novas estratégias de descoberta do sentido de palavras desconhecidas; a turma de Espanhol optava, numa primeira fase, por questionar o professor de forma a obter informação de forma mais rápida e menos trabalhosa.Vocabulary knowledge is being considered as one of the main factors for the correct understanding of any textual genre. Considering that there is not such a thing as an ideal and unique method for vocabulary teaching, this article, based upon a hands-on experience during a teacher-training program (Martins, 2015), seeks to evaluate whether the activities carried out in two 11th grade school groups of Portuguese Language and Spanish Language helped in the development and learning of new strategies of lexical nature. Learning vocabulary by means of reading is focused and at the same time other principles that may help in the selection of unknown words are considered. Some procedures for the teaching of unknown terms are presented: morphological analysis, contextual indexation and inference. The necessity for combined strategies whenever an unknown term is found is also stressed. Results show that students recognize the importance of different strategies for the analysis of specific words: the Portuguese group revealed an evolution in relation to the acquisition of new strategies whereas the Spanish opted, at an initial stage, for directly questioning the teacher in order to save time and effort.info:eu-repo/semantics/publishedVersionEscola Superior de Educação de CoimbraUniversidade do MinhoMartins, Sara Isabel MarquesSilva, António Carvalho da2016-12-202016-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51850porMartins, S. I. M. & Silva, A. C. (2016). A compreensão leitora: desenvolvimento e aprendizagem de estratégias de natureza lexical em aulas de línguas. Exedra – Revista Científica, N.º Temático (‘Entre a Investigação e as Práticas em Didática do Português’), 184-2111646-9526http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2016/12/10-Martins-Silva_artigo-que-faltava.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:00.876863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão leitora: Desenvolvimento e aprendizagem de natureza lexical em aulas de línguas
title A compreensão leitora: Desenvolvimento e aprendizagem de natureza lexical em aulas de línguas
spellingShingle A compreensão leitora: Desenvolvimento e aprendizagem de natureza lexical em aulas de línguas
Martins, Sara Isabel Marques
Ensino das línguas
Compreensão leitora
Aprendizagem do vocabulário
Estratégias lexicais
Language teaching
Vocabulary learning
Acquisition of lexical strategies
Reading understanding
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A compreensão leitora: Desenvolvimento e aprendizagem de natureza lexical em aulas de línguas
title_full A compreensão leitora: Desenvolvimento e aprendizagem de natureza lexical em aulas de línguas
title_fullStr A compreensão leitora: Desenvolvimento e aprendizagem de natureza lexical em aulas de línguas
title_full_unstemmed A compreensão leitora: Desenvolvimento e aprendizagem de natureza lexical em aulas de línguas
title_sort A compreensão leitora: Desenvolvimento e aprendizagem de natureza lexical em aulas de línguas
author Martins, Sara Isabel Marques
author_facet Martins, Sara Isabel Marques
Silva, António Carvalho da
author_role author
author2 Silva, António Carvalho da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sara Isabel Marques
Silva, António Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das línguas
Compreensão leitora
Aprendizagem do vocabulário
Estratégias lexicais
Language teaching
Vocabulary learning
Acquisition of lexical strategies
Reading understanding
Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Ensino das línguas
Compreensão leitora
Aprendizagem do vocabulário
Estratégias lexicais
Language teaching
Vocabulary learning
Acquisition of lexical strategies
Reading understanding
Humanidades::Línguas e Literaturas
description O conhecimento de vocabulário assume-se, atualmente, como um dos fatores decisivos na compreensão de determinado género textual. Tendo em consideração que não existe um método ideal e único para o ensino de vocabulário, o presente artigo, baseado num trabalho de investigação-ação (Martins, 2015) e resultante de uma experiência de estágio, procura verificar se as atividades implementadas em duas turmas distintas (Português e Espanhol) do 11.º ano de escolaridade contribuíram para o desenvolvimento e aprendizagem de novas estratégias de natureza lexical. Assim, neste artigo, expõe-se, num primeiro momento, a importância da aprendizagem do vocabulário por intermédio da leitura e consideram-se alguns princípios que podem orientar a seleção de palavras desconhecidas. Dentro do eixo temático aqui referido, apresentam-se, então, alguns procedimentos para o ensino de termos desconhecidos, nomeadamente: a análise morfológica, os indícios contextuais e a inferência. Salienta-se, ainda, a necessidade de se combinarem estas três estratégias aquando da descoberta de um termo desconhecido. Os resultados obtidos com este estudo demonstram que os alunos reconhecem a importância da realização de tarefas orientadas para a análise de palavras específicas: a turma de Português revelou uma evolução no que concerne à aquisição de novas estratégias de descoberta do sentido de palavras desconhecidas; a turma de Espanhol optava, numa primeira fase, por questionar o professor de forma a obter informação de forma mais rápida e menos trabalhosa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20
2016-12-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/51850
url http://hdl.handle.net/1822/51850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, S. I. M. & Silva, A. C. (2016). A compreensão leitora: desenvolvimento e aprendizagem de estratégias de natureza lexical em aulas de línguas. Exedra – Revista Científica, N.º Temático (‘Entre a Investigação e as Práticas em Didática do Português’), 184-211
1646-9526
http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2016/12/10-Martins-Silva_artigo-que-faltava.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133056800391168