A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.56 |
Resumo: | desenvolvimento e transformação dos alunos em futuros talentos. Deseja-se uma escola, ondeformar é organizar contextos de aprendizagem estimulantes, ou seja, ambientes formativos quefavoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desenvolver de talentos de cada um com vista aodesenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade. O ideal no atoeducativo seria o professor, tendo em conta a multiplicidade de estilos motivacionais existentesna sala de aula, ser capaz de adaptar os procedimentos didáticos a essa multiplicidade. Atravésdas teorias motivacionais de Vroom e de Maslow, compreendem-se os fatores que agem sobreos jovens e movem o seu comportamento. Pela análise das respostas obtidas no Focus Groupexploraram-se as causas da desmotivação e as estratégias motivadoras do ensinoaprendizagem.No final, são discutidas as principais conclusões e implicações do estudo.Palavras-chave: Escola, Alunos, Motivação, Talento. |
id |
RCAP_9d8e7b61ec68f5c7b5651c554dc77739 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:eduser.ipb.pt:article/56 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunosdesenvolvimento e transformação dos alunos em futuros talentos. Deseja-se uma escola, ondeformar é organizar contextos de aprendizagem estimulantes, ou seja, ambientes formativos quefavoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desenvolver de talentos de cada um com vista aodesenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade. O ideal no atoeducativo seria o professor, tendo em conta a multiplicidade de estilos motivacionais existentesna sala de aula, ser capaz de adaptar os procedimentos didáticos a essa multiplicidade. Atravésdas teorias motivacionais de Vroom e de Maslow, compreendem-se os fatores que agem sobreos jovens e movem o seu comportamento. Pela análise das respostas obtidas no Focus Groupexploraram-se as causas da desmotivação e as estratégias motivadoras do ensinoaprendizagem.No final, são discutidas as principais conclusões e implicações do estudo.Palavras-chave: Escola, Alunos, Motivação, Talento.Instituto Politécnico de Bragança2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.56https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.56EduSer; Vol. 6 No. 1 (2014): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 6 n. 1 (2014): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 6 N.º 1 (2014): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/56https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/56/57Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Maria Cecília da SilvaPalma, Patrícia Jardim da2023-02-18T06:01:26Zoai:eduser.ipb.pt:article/56Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:50.820160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos |
title |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos |
spellingShingle |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos Pontes, Maria Cecília da Silva |
title_short |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos |
title_full |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos |
title_fullStr |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos |
title_full_unstemmed |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos |
title_sort |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos |
author |
Pontes, Maria Cecília da Silva |
author_facet |
Pontes, Maria Cecília da Silva Palma, Patrícia Jardim da |
author_role |
author |
author2 |
Palma, Patrícia Jardim da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Maria Cecília da Silva Palma, Patrícia Jardim da |
description |
desenvolvimento e transformação dos alunos em futuros talentos. Deseja-se uma escola, ondeformar é organizar contextos de aprendizagem estimulantes, ou seja, ambientes formativos quefavoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desenvolver de talentos de cada um com vista aodesenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade. O ideal no atoeducativo seria o professor, tendo em conta a multiplicidade de estilos motivacionais existentesna sala de aula, ser capaz de adaptar os procedimentos didáticos a essa multiplicidade. Atravésdas teorias motivacionais de Vroom e de Maslow, compreendem-se os fatores que agem sobreos jovens e movem o seu comportamento. Pela análise das respostas obtidas no Focus Groupexploraram-se as causas da desmotivação e as estratégias motivadoras do ensinoaprendizagem.No final, são discutidas as principais conclusões e implicações do estudo.Palavras-chave: Escola, Alunos, Motivação, Talento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.56 https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.56 |
url |
https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.56 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/56 https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/56/57 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
EduSer; Vol. 6 No. 1 (2014): Eduser - Revista de Educação Eduser - revista de Educação; v. 6 n. 1 (2014): Eduser - Revista de Educação EduSer; Vol. 6 N.º 1 (2014): Eduser - Revista de Educação 2183-038X 1645-4774 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130939914190848 |