A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Maria Cecília da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Palma, Patrícia Jardim da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.56
Resumo: desenvolvimento e transformação dos alunos em futuros talentos. Deseja-se uma escola, ondeformar é organizar contextos de aprendizagem estimulantes, ou seja, ambientes formativos quefavoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desenvolver de talentos de cada um com vista aodesenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade. O ideal no atoeducativo seria o professor, tendo em conta a multiplicidade de estilos motivacionais existentesna sala de aula, ser capaz de adaptar os procedimentos didáticos a essa multiplicidade. Atravésdas teorias motivacionais de Vroom e de Maslow, compreendem-se os fatores que agem sobreos jovens e movem o seu comportamento. Pela análise das respostas obtidas no Focus Groupexploraram-se as causas da desmotivação e as estratégias motivadoras do ensinoaprendizagem.No final, são discutidas as principais conclusões e implicações do estudo.Palavras-chave: Escola, Alunos, Motivação, Talento.
id RCAP_9d8e7b61ec68f5c7b5651c554dc77739
oai_identifier_str oai:eduser.ipb.pt:article/56
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunosdesenvolvimento e transformação dos alunos em futuros talentos. Deseja-se uma escola, ondeformar é organizar contextos de aprendizagem estimulantes, ou seja, ambientes formativos quefavoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desenvolver de talentos de cada um com vista aodesenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade. O ideal no atoeducativo seria o professor, tendo em conta a multiplicidade de estilos motivacionais existentesna sala de aula, ser capaz de adaptar os procedimentos didáticos a essa multiplicidade. Atravésdas teorias motivacionais de Vroom e de Maslow, compreendem-se os fatores que agem sobreos jovens e movem o seu comportamento. Pela análise das respostas obtidas no Focus Groupexploraram-se as causas da desmotivação e as estratégias motivadoras do ensinoaprendizagem.No final, são discutidas as principais conclusões e implicações do estudo.Palavras-chave: Escola, Alunos, Motivação, Talento.Instituto Politécnico de Bragança2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.56https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.56EduSer; Vol. 6 No. 1 (2014): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 6 n. 1 (2014): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 6 N.º 1 (2014): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/56https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/56/57Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Maria Cecília da SilvaPalma, Patrícia Jardim da2023-02-18T06:01:26Zoai:eduser.ipb.pt:article/56Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:50.820160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
title A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
spellingShingle A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
Pontes, Maria Cecília da Silva
title_short A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
title_full A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
title_fullStr A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
title_full_unstemmed A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
title_sort A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
author Pontes, Maria Cecília da Silva
author_facet Pontes, Maria Cecília da Silva
Palma, Patrícia Jardim da
author_role author
author2 Palma, Patrícia Jardim da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Maria Cecília da Silva
Palma, Patrícia Jardim da
description desenvolvimento e transformação dos alunos em futuros talentos. Deseja-se uma escola, ondeformar é organizar contextos de aprendizagem estimulantes, ou seja, ambientes formativos quefavoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desenvolver de talentos de cada um com vista aodesenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade. O ideal no atoeducativo seria o professor, tendo em conta a multiplicidade de estilos motivacionais existentesna sala de aula, ser capaz de adaptar os procedimentos didáticos a essa multiplicidade. Atravésdas teorias motivacionais de Vroom e de Maslow, compreendem-se os fatores que agem sobreos jovens e movem o seu comportamento. Pela análise das respostas obtidas no Focus Groupexploraram-se as causas da desmotivação e as estratégias motivadoras do ensinoaprendizagem.No final, são discutidas as principais conclusões e implicações do estudo.Palavras-chave: Escola, Alunos, Motivação, Talento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.56
https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.56
url https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.56
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/56
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/56/57
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv EduSer; Vol. 6 No. 1 (2014): Eduser - Revista de Educação
Eduser - revista de Educação; v. 6 n. 1 (2014): Eduser - Revista de Educação
EduSer; Vol. 6 N.º 1 (2014): Eduser - Revista de Educação
2183-038X
1645-4774
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130939914190848