A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14139 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo primordial o de definir o papel da escola como veículo de desenvolvimento e transformação dos alunos em futuros talentos. Deseja-se uma escola, onde formar é organizar contextos de aprendizagem estimulantes, ou seja, ambientes formativos que favoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desenvolver de talentos de cada um com vista ao desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade. O ideal no ato educativo seria o professor, tendo em conta a multiplicidade de estilos motivacionais existentes na sala de aula, ser capaz de adaptar os procedimentos didáticos a essa multiplicidade. Através das teorias motivacionais de Vroom e de Maslow, compreendem-se os fatores que agem sobre os jovens e movem o seu comportamento. Pela análise das respostas obtidas no Focus Group exploraram-se as causas da desmotivação e as estratégias motivadoras do ensinoaprendizagem. No final, são discutidas as principais conclusões e implicações do estudo. |
id |
RCAP_9c97147d4b1d330b266b4f602a2217ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14139 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunosSchool as a factor for the motivation and development of studentsEscolaAlunosMotivaçãoTalentoEste artigo tem como objetivo primordial o de definir o papel da escola como veículo de desenvolvimento e transformação dos alunos em futuros talentos. Deseja-se uma escola, onde formar é organizar contextos de aprendizagem estimulantes, ou seja, ambientes formativos que favoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desenvolver de talentos de cada um com vista ao desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade. O ideal no ato educativo seria o professor, tendo em conta a multiplicidade de estilos motivacionais existentes na sala de aula, ser capaz de adaptar os procedimentos didáticos a essa multiplicidade. Através das teorias motivacionais de Vroom e de Maslow, compreendem-se os fatores que agem sobre os jovens e movem o seu comportamento. Pela análise das respostas obtidas no Focus Group exploraram-se as causas da desmotivação e as estratégias motivadoras do ensinoaprendizagem. No final, são discutidas as principais conclusões e implicações do estudo.This study’s main goal is to define the school’s role as a mean for developing and transforming students into future talents. School is viewed as a place where teaching involves the creation of more stimulating learning contexts, that is to say, formative opportunities that may support the growth of healthy attitudes and the development of certain individual talents which may enable students to develop important skills in order to become a part of society. The ideal educational act should involve such a model of teacher who could, on one hand, be able to deal with the multiplicity of motivational styles existing in the classroom. Through Vroom’s and Maslow’s motivational theories we are able to understand all the issues influencing teenagers and their behaviour. By analyzing the responses from the Focus Group both the causes of demotivation and some motivating teaching and learning strategies were highlighted. To conclude some of the main results and implication of the study are discussed.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBPontes, Maria Cecília da SilvaPalma, Patrícia Jardim2017-03-15T11:34:02Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14139porPontes, Maria Cecília da Silva; Palma Patrícia Jardim da (2014). A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos = School as a factor for the motivation and development of students. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 6:11645-477410.34620/eduser.v6i1.56info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:19Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:03.656458Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos School as a factor for the motivation and development of students |
title |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos |
spellingShingle |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos Pontes, Maria Cecília da Silva Escola Alunos Motivação Talento |
title_short |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos |
title_full |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos |
title_fullStr |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos |
title_full_unstemmed |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos |
title_sort |
A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos |
author |
Pontes, Maria Cecília da Silva |
author_facet |
Pontes, Maria Cecília da Silva Palma, Patrícia Jardim |
author_role |
author |
author2 |
Palma, Patrícia Jardim |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Maria Cecília da Silva Palma, Patrícia Jardim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Alunos Motivação Talento |
topic |
Escola Alunos Motivação Talento |
description |
Este artigo tem como objetivo primordial o de definir o papel da escola como veículo de desenvolvimento e transformação dos alunos em futuros talentos. Deseja-se uma escola, onde formar é organizar contextos de aprendizagem estimulantes, ou seja, ambientes formativos que favoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desenvolver de talentos de cada um com vista ao desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade. O ideal no ato educativo seria o professor, tendo em conta a multiplicidade de estilos motivacionais existentes na sala de aula, ser capaz de adaptar os procedimentos didáticos a essa multiplicidade. Através das teorias motivacionais de Vroom e de Maslow, compreendem-se os fatores que agem sobre os jovens e movem o seu comportamento. Pela análise das respostas obtidas no Focus Group exploraram-se as causas da desmotivação e as estratégias motivadoras do ensinoaprendizagem. No final, são discutidas as principais conclusões e implicações do estudo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2017-03-15T11:34:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14139 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pontes, Maria Cecília da Silva; Palma Patrícia Jardim da (2014). A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos = School as a factor for the motivation and development of students. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 6:1 1645-4774 10.34620/eduser.v6i1.56 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135287092183040 |