Vale a pena ser “verde”?: uma aplicação com dados europeus à indústria da celulose e papel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6222 |
Resumo: | “A filosofia diz que a poluição é um sinal de ineficiência do processo de produção e o desperdício é um custo não recuperável”, (Shrivastava & Hart, 1992). Estudos anteriores sugerem que empresas industriais com baixas emissões poluentes têm vantagens financeiras. Logo, empresas competitivas e com forte potencial de mercado apostam em melhorar as suas performances ambientais. Este tipo de estratégia vai refletir-se nos resultados financeiros destas empresas. De modo a averiguar este pressuposto utilizei uma amostra da indústria europeia da Celulose e Papel. As fontes de dados utilizadas foram a Bloomberg, para os dados financeiros, e a E-PRTR, para os dados ambientais. O presente estudo revelou que as empresas com melhores performances ambientais apresentam melhores valorizações financeiras que as empresas com piores resultados ambientais. As conclusões do estudo respondem de forma afirmativa à pergunta “Vale a pena ser ’verde’”?”. |
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Vale a pena ser “verde”?: uma aplicação com dados europeus à indústria da celulose e papelPerformance ambientalCompetitividade -- CompetitivenessResultados financeirosEstratégiasHipótese de porterEnvironmental performanceFinancial resultsStrategyPorter Hypothesis“A filosofia diz que a poluição é um sinal de ineficiência do processo de produção e o desperdício é um custo não recuperável”, (Shrivastava & Hart, 1992). Estudos anteriores sugerem que empresas industriais com baixas emissões poluentes têm vantagens financeiras. Logo, empresas competitivas e com forte potencial de mercado apostam em melhorar as suas performances ambientais. Este tipo de estratégia vai refletir-se nos resultados financeiros destas empresas. De modo a averiguar este pressuposto utilizei uma amostra da indústria europeia da Celulose e Papel. As fontes de dados utilizadas foram a Bloomberg, para os dados financeiros, e a E-PRTR, para os dados ambientais. O presente estudo revelou que as empresas com melhores performances ambientais apresentam melhores valorizações financeiras que as empresas com piores resultados ambientais. As conclusões do estudo respondem de forma afirmativa à pergunta “Vale a pena ser ’verde’”?”.The philosophy holds that pollution is a sign of inefficiency within manufacturing processes and waste is a nonrecoverable cost, (Shrivastava & Hart, 1992). Previous studies suggest that industrial companies with low pollutant emissions have financial advantages. Therefore, competitive companies with strong market potential bet on improving their environmental performance, and this type of strategy will be reflected in the financial results of these companies. To verify this assumption I used a data sample from the European Pulp and Paper Industry. The sources of data were Bloomberg, for financial data, and E-PRTR, for environmental data. This study revealed that companies with better environmental performance have better financial valuations than companies with worse environmental outcomes. The findings respond affirmatively to the question "Does it pay to be ’green’?”.2014-01-17T17:09:07Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6222porFerreira, Rui Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:35:18Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:58.207751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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“A filosofia diz que a poluição é um sinal de ineficiência do processo de produção e o desperdício é um custo não recuperável”, (Shrivastava & Hart, 1992). Estudos anteriores sugerem que empresas industriais com baixas emissões poluentes têm vantagens financeiras. Logo, empresas competitivas e com forte potencial de mercado apostam em melhorar as suas performances ambientais. Este tipo de estratégia vai refletir-se nos resultados financeiros destas empresas. De modo a averiguar este pressuposto utilizei uma amostra da indústria europeia da Celulose e Papel. As fontes de dados utilizadas foram a Bloomberg, para os dados financeiros, e a E-PRTR, para os dados ambientais. O presente estudo revelou que as empresas com melhores performances ambientais apresentam melhores valorizações financeiras que as empresas com piores resultados ambientais. As conclusões do estudo respondem de forma afirmativa à pergunta “Vale a pena ser ’verde’”?”. |
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