Estratégias educativas familiares : a escolha da escola pelos pais : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carla Alexandra da Silva, 1979-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5481
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_9dbed0b3415a6b33153a40eb5c8fcd50
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5481
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias educativas familiares : a escolha da escola pelos pais : um estudo exploratórioRelação escola-famíliaEstratégias educativasEscolhas escolaresTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Não obstante o contexto político-económico condicionar a disponibilidade financeira das famílias para estas realizarem avultados investimentos educacionais, a orientação escolar e o sucesso académico dos filhos merece, nas sociedades ocidentais contemporâneas, uma forte atenção por parte de muitos pais que, entre outras estratégias educativas, procuram escolher a melhorescola para os seus filhos. Este estudo pretende ser um contributo para a reflexão em torno das razões que movem os pais na escolha da escola dos filhos, em particular, do peso exercido por algumas variáveis sociológicas sobre a construção do processo de escolha da escola, tais como a condição de classe das famílias, o nível de escolaridade das mães, o número de filhos e o seu aproveitamento escolar, assim como as expectativas de futuro construídas pelos pais e as suas representações sobre o papel educativo da escola. O trabalho agora apresentado, de carácter exploratório, tem como problemática geral, “A escolha da escola pelos pais” e procurou, através da realização de entrevistas exploratórias e da aplicação de inquéritos por questionário a um conjunto de 93 pais com filhos em idade escolar, identificar as estratégias educativas mais frequentes, as razões de escolha da escola e compreender de que forma as variáveis em estudo influenciam a acção educativa das famílias. Os dados recolhidos permitem-nos afirmar que as razões de escolha da escola se diferenciam por via da variável lugar de classe, tanto quanto se diferenciam por via de outras variáveis, tais como o nível de escolaridade dos pais, o número de filhos e as expectativas de futuro escolar. No entanto não conseguimos, com os dados que dispomos, enquadrar as condutas dos inquiridos em nenhuma das categorias definidas por autores como Reay e Ball (1998), Gewirtz e Bowe (in Nogueira, 1998b) e Ballion (in Nogueira, 1998b).Although the political and economical context influences the parents‟ financial capacity of investing in education, the future and the academic success of their children is still an aim of their attention, and they follow several educational strategies, amongst them – the choice of a good school. This study wants to be a contribution to the reflection on the reasons that make parents choose a specific school for their children, particularly the weight of different sociologic variables on the choosing process, such as the social status of the families, the scholarship level of parents, the number of children and their educational success, and the future expectations built by parents and their representations on the part that school takes in educating the youngest. This essay‟s general theme is “Parents‟ choice of a school”, it‟s an exploratory study and intends, through the enquiries to 93 parents with children in school age,identify the most used educational strategies, the reasons for choosing a school and understand the way the different variables in study vary the educational action of the families. Thus, the collected data confirmed the influence of the families‟ social condition on some of the educational strategies, such as the choice of the school, also marking the significant differences that variables take with the parents scholarship level, the future expectations and educational success on that educational action.Melo, Benedita Portugal eRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Carla Alexandra da Silva, 1979-2012-03-06T13:30:55Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5481porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:49.364014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias educativas familiares : a escolha da escola pelos pais : um estudo exploratório
title Estratégias educativas familiares : a escolha da escola pelos pais : um estudo exploratório
spellingShingle Estratégias educativas familiares : a escolha da escola pelos pais : um estudo exploratório
Fernandes, Carla Alexandra da Silva, 1979-
Relação escola-família
Estratégias educativas
Escolhas escolares
Teses de mestrado - 2011
title_short Estratégias educativas familiares : a escolha da escola pelos pais : um estudo exploratório
title_full Estratégias educativas familiares : a escolha da escola pelos pais : um estudo exploratório
title_fullStr Estratégias educativas familiares : a escolha da escola pelos pais : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Estratégias educativas familiares : a escolha da escola pelos pais : um estudo exploratório
title_sort Estratégias educativas familiares : a escolha da escola pelos pais : um estudo exploratório
author Fernandes, Carla Alexandra da Silva, 1979-
author_facet Fernandes, Carla Alexandra da Silva, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Benedita Portugal e
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Carla Alexandra da Silva, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Relação escola-família
Estratégias educativas
Escolhas escolares
Teses de mestrado - 2011
topic Relação escola-família
Estratégias educativas
Escolhas escolares
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-03-06T13:30:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5481
url http://hdl.handle.net/10451/5481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134196652834816