O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47260 |
Resumo: | A presente reflexão orbita o papel do docente de Língua Gestual Portuguesa (LGP) na Educação Pré-Escolar. Atendendo à existência de escolas de referência para o ensino bilingue de alunos surdos em Portugal, pretendemos partilhar boas práticas que espalhem ambientes bilingues, propícios à imersão linguística e ao desenvolvimento holístico da criança surda. Salienta-se o trabalho de dois dos intervenientes neste processo, a educadora e o docente de LGP, não porque não haja outros envolvidos, mas porque é nosso intuito atentar no profissional de LGP e no lugar que deve ocupar neste contexto. |
id |
RCAP_9dd0148dee6e69f5534e8d50304c7a50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47260 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguísticoEducação BilingueEducação Pré-escolarCrianças surdasBilingual EducationPreschool EducationDeaf ChildrenA presente reflexão orbita o papel do docente de Língua Gestual Portuguesa (LGP) na Educação Pré-Escolar. Atendendo à existência de escolas de referência para o ensino bilingue de alunos surdos em Portugal, pretendemos partilhar boas práticas que espalhem ambientes bilingues, propícios à imersão linguística e ao desenvolvimento holístico da criança surda. Salienta-se o trabalho de dois dos intervenientes neste processo, a educadora e o docente de LGP, não porque não haja outros envolvidos, mas porque é nosso intuito atentar no profissional de LGP e no lugar que deve ocupar neste contexto.Escola Superior de Educação de Paula FrassinettiRepositório ComumFurtado, Amílcar Bruno RobaloCorreia, IsabelCustódio, Pedro Balaus2023-10-16T12:00:02Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-19T02:15:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:07.422952Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico |
title |
O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico |
spellingShingle |
O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico Furtado, Amílcar Bruno Robalo Educação Bilingue Educação Pré-escolar Crianças surdas Bilingual Education Preschool Education Deaf Children |
title_short |
O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico |
title_full |
O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico |
title_fullStr |
O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico |
title_full_unstemmed |
O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico |
title_sort |
O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico |
author |
Furtado, Amílcar Bruno Robalo |
author_facet |
Furtado, Amílcar Bruno Robalo Correia, Isabel Custódio, Pedro Balaus |
author_role |
author |
author2 |
Correia, Isabel Custódio, Pedro Balaus |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Amílcar Bruno Robalo Correia, Isabel Custódio, Pedro Balaus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Bilingue Educação Pré-escolar Crianças surdas Bilingual Education Preschool Education Deaf Children |
topic |
Educação Bilingue Educação Pré-escolar Crianças surdas Bilingual Education Preschool Education Deaf Children |
description |
A presente reflexão orbita o papel do docente de Língua Gestual Portuguesa (LGP) na Educação Pré-Escolar. Atendendo à existência de escolas de referência para o ensino bilingue de alunos surdos em Portugal, pretendemos partilhar boas práticas que espalhem ambientes bilingues, propícios à imersão linguística e ao desenvolvimento holístico da criança surda. Salienta-se o trabalho de dois dos intervenientes neste processo, a educadora e o docente de LGP, não porque não haja outros envolvidos, mas porque é nosso intuito atentar no profissional de LGP e no lugar que deve ocupar neste contexto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2023-10-16T12:00:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/47260 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/47260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133623968858112 |