O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Amílcar Bruno Robalo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Correia, Isabel, Custódio, Pedro Balaus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47260
Resumo: A presente reflexão orbita o papel do docente de Língua Gestual Portuguesa (LGP) na Educação Pré-Escolar. Atendendo à existência de escolas de referência para o ensino bilingue de alunos surdos em Portugal, pretendemos partilhar boas práticas que espalhem ambientes bilingues, propícios à imersão linguística e ao desenvolvimento holístico da criança surda. Salienta-se o trabalho de dois dos intervenientes neste processo, a educadora e o docente de LGP, não porque não haja outros envolvidos, mas porque é nosso intuito atentar no profissional de LGP e no lugar que deve ocupar neste contexto.
id RCAP_9dd0148dee6e69f5534e8d50304c7a50
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47260
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguísticoEducação BilingueEducação Pré-escolarCrianças surdasBilingual EducationPreschool EducationDeaf ChildrenA presente reflexão orbita o papel do docente de Língua Gestual Portuguesa (LGP) na Educação Pré-Escolar. Atendendo à existência de escolas de referência para o ensino bilingue de alunos surdos em Portugal, pretendemos partilhar boas práticas que espalhem ambientes bilingues, propícios à imersão linguística e ao desenvolvimento holístico da criança surda. Salienta-se o trabalho de dois dos intervenientes neste processo, a educadora e o docente de LGP, não porque não haja outros envolvidos, mas porque é nosso intuito atentar no profissional de LGP e no lugar que deve ocupar neste contexto.Escola Superior de Educação de Paula FrassinettiRepositório ComumFurtado, Amílcar Bruno RobaloCorreia, IsabelCustódio, Pedro Balaus2023-10-16T12:00:02Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-19T02:15:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:07.422952Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico
title O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico
spellingShingle O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico
Furtado, Amílcar Bruno Robalo
Educação Bilingue
Educação Pré-escolar
Crianças surdas
Bilingual Education
Preschool Education
Deaf Children
title_short O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico
title_full O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico
title_fullStr O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico
title_full_unstemmed O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico
title_sort O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico
author Furtado, Amílcar Bruno Robalo
author_facet Furtado, Amílcar Bruno Robalo
Correia, Isabel
Custódio, Pedro Balaus
author_role author
author2 Correia, Isabel
Custódio, Pedro Balaus
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Amílcar Bruno Robalo
Correia, Isabel
Custódio, Pedro Balaus
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Bilingue
Educação Pré-escolar
Crianças surdas
Bilingual Education
Preschool Education
Deaf Children
topic Educação Bilingue
Educação Pré-escolar
Crianças surdas
Bilingual Education
Preschool Education
Deaf Children
description A presente reflexão orbita o papel do docente de Língua Gestual Portuguesa (LGP) na Educação Pré-Escolar. Atendendo à existência de escolas de referência para o ensino bilingue de alunos surdos em Portugal, pretendemos partilhar boas práticas que espalhem ambientes bilingues, propícios à imersão linguística e ao desenvolvimento holístico da criança surda. Salienta-se o trabalho de dois dos intervenientes neste processo, a educadora e o docente de LGP, não porque não haja outros envolvidos, mas porque é nosso intuito atentar no profissional de LGP e no lugar que deve ocupar neste contexto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-10-16T12:00:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47260
url http://hdl.handle.net/10400.26/47260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133623968858112