Participação das crianças com NEE nas atividades coletivas do ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Álvares, Andreia Sofia Castilho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4514
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_9dd8042bf689c053c189ffd253c4b142
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Participação das crianças com NEE nas atividades coletivas do ensino regularEstudo de caso numa escola de 1º ciclo do Ensino RegularNecessidades educativas especiaisInclusãoParticipaçãoSpecial educational needsInclusion and participationDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioA elaboração do presente estudo teve como principal finalidade analisar e caracterizar a participação dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades coletivas do ensino regular. Para tal, o estudo foi realizado numa escola de ensino regular, onde foi estudada a situação de duas crianças com NEE, diagnosticadas com Perturbação do Espectro do Autismo, uma delas apenas com adequações ao currículo e outra com um CEI (currículo específico individual), ambas pertencem a uma turma do ensino regular, frequentando a Unidade de Ensino Estruturado para Autistas da escola. Para a recolha de dados para o nosso estudo recorremos à análise documental das duas crianças com NEE, observações das atividades coletivas nos vários contextos escolares, questionários aos encarregados de educação das crianças com NEE participantes do nosso estudo, aos encarregados de educação dos alunos considerados sem problemas e aos colegas de turma dos nossos estudos de caso. Procedeu-se ainda à realização de entrevistas às duas docentes titulares de turma, às duas docentes de Educação Especial e a duas assistentes operacionais que trabalham diretamente com os nossos estudos de caso. Da análise realizada à informação recolhida pudemos concluir que não se verifica uma participação plena por parte dos alunos com NEE apesar de disporem de vários recursos que são facilitadores nesse sentido, nomeadamente, a Unidade de Ensino Estruturado para Autistas e o acompanhamento pelas docentes de Educação Especial e assistentes operacionais em sala de aula. Efetivamente o grau de inclusão está um pouco aquém do que é expectável, nomeadamente ao nível da participação nas atividades coletivas, o que deve ser tomado em consideração como aspetos a melhorar com fim a dar sentido ao conceito de escola inclusiva, uma escola onde todos têm o direito de permanecer e acima de tudo participar.ABSTRACT: This study has a final goal of analyze and characterize the participation of students with special educational needs (SEN) in group activities within the regular teaching. For doing so, the study was based on data of two children with SEN, more precisely, children with spectrum autism disorder. Those children make part of a specific structured teaching unit for autist children in the school in which one of them has curriculum adequacy and the second one has an individual specific curriculum (ISC). Additionally, it includes the observation of the behavior of children in group activities within different educational environments and surveys to children’s parents with and without SEN. Besides, it also provides a couple interviews to professors of the student’s classroom, professors in charge of the special education unit and operational assistants who work directly with this type of case studies. The results of the study show that although the school provides several resources to the children with SEN such as the specific structured teaching unit for autist children and the support of the professors of special education unit as well as the support of the operational assistants at the classroom, children with SEN do not have a full participation in the general educational activities. Indeed, the inclusion level of those children is somehow low and below expectations concerning their participation in group activities. By this reason, this issue should be taken in consideration by the educational unit, in order to improve the inclusion concept. In other words, making possible every child to enter in the school and participate and be part of in all activities and other events.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPAÁlvares, Andreia Sofia Castilho2016-04-02T11:37:58Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4514201034310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:15Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:22.052851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Participação das crianças com NEE nas atividades coletivas do ensino regular
Estudo de caso numa escola de 1º ciclo do Ensino Regular
title Participação das crianças com NEE nas atividades coletivas do ensino regular
spellingShingle Participação das crianças com NEE nas atividades coletivas do ensino regular
Álvares, Andreia Sofia Castilho
Necessidades educativas especiais
Inclusão
Participação
Special educational needs
Inclusion and participation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Participação das crianças com NEE nas atividades coletivas do ensino regular
title_full Participação das crianças com NEE nas atividades coletivas do ensino regular
title_fullStr Participação das crianças com NEE nas atividades coletivas do ensino regular
title_full_unstemmed Participação das crianças com NEE nas atividades coletivas do ensino regular
title_sort Participação das crianças com NEE nas atividades coletivas do ensino regular
author Álvares, Andreia Sofia Castilho
author_facet Álvares, Andreia Sofia Castilho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Álvares, Andreia Sofia Castilho
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades educativas especiais
Inclusão
Participação
Special educational needs
Inclusion and participation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Necessidades educativas especiais
Inclusão
Participação
Special educational needs
Inclusion and participation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-02T11:37:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4514
201034310
url http://hdl.handle.net/10400.12/4514
identifier_str_mv 201034310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130084234231808