A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Maria Domingas Martins Canaverde Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7251
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionado apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1ºCEB
id RCAP_d0c428c20c1dea21f9b748df97e6f414
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEEInclusãoParticipaçãoEducação inclusivaNecessidades educativas especiaisInclusionParticipationInclusive EducationSpecial Educational NeedsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionado apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1ºCEBA inclusão é um processo em constante desenvolvimento, que tem vindo a revolucionar as escolas. Incluir é valorizar cada criança, é trabalhar para poder oferecer a melhor resposta educativa de acordo com as suas necessidades e características. Incluir é valorizar a diferença, partindo da mesma para desenvolver currículos eficazes para todos, estratégias, métodos diferenciados e uma boa organização escolar que dê resposta aos ritmos e estilos de aprendizagem diferentes de cada um. Uma educação inclusiva parte do pressuposto que todas as crianças devem participar nas suas aprendizagens, ou seja, se todas as crianças participarem de forma ativa e cooperada no dia-a-dia da escola, vive-se num ambiente inclusivo. Assim, o presente relatório apresenta uma análise através do critério de participação de um aluno com Necessidades Educativas Especiais, como caminho para a inclusão. Esta análise foi realizada a partir de uma investigação qualitativa no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico. Teve como objetivo compreender e clarificar algumas conceções sobre a inclusão e como esta acontece na prática, utilizando uma observação focada e detalhada de uma criança com NEE incluída numa turma do 2º ano de escolaridade. O tema aparece no âmbito deste relatório como forma de responder adequadamente às necessidades e características de cada aluno, independentemente das suas dificuldades ou diferenças. Assim, o principal objetivo do mesmo reside essencialmente em compreender como se pode exercer na prática uma educação inclusiva, para concretizar uma escola para todos, que se adapte às necessidades das crianças, em vez de serem as mesmas a viver de acordo com as exigências que lhes são feitas pelas escolas (César, 2003).Inclusion is a process in ongoing development, that has been revolutionizing the way schools operate. To include is to value each child individually, it means to work to be able to offer the best educational response, according to one's needs and characteristics. Including is valuing the difference, starting from there to develop paths that are efficient to all, as well as diverse strategies, methods and a good school organization that can provide the answer to all different rythms and styles of learning. An inclusive education takes as an assumption that all children should participate in the surrounding environment, meaning that, if all children participate actively and cooperatively on the schools day-to-day life, the environment will therefore be inclusive. With this in mind, the present report presents an analysis through the criteria of the student with Special Educational Needs (SEN) participation as a path to inclusion. This analysis has been performed starting from a qualitative investigation in the context of Supervised Practice of the 1st Cycle of Basic School. It had as an objective to understand and clarify some conceptions about inclusion, and how it can take place in real life, using the focused and detailed and observation at a child with SEN, included in a 2nd grade class. This topic comes up in the context of this report as a way to respond adequately to the needs and characteristics of each student, independently of the child's difficulties or differences. This way, the principal objective of the report is mainly to understand how one can put into practice an inclusive education, to build a school for all students, that is adaptable to all the children's needs, instead of being the children the ones who have to adapt to the school's demand.Morgado, JoséRepositório do ISPAPaulo, Maria Domingas Martins Canaverde Silva2019-11-25T12:19:11Z2019-10-01T00:00:00Z2019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7251202300960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:57Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:04.595326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE
title A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE
spellingShingle A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE
Paulo, Maria Domingas Martins Canaverde Silva
Inclusão
Participação
Educação inclusiva
Necessidades educativas especiais
Inclusion
Participation
Inclusive Education
Special Educational Needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE
title_full A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE
title_fullStr A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE
title_full_unstemmed A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE
title_sort A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE
author Paulo, Maria Domingas Martins Canaverde Silva
author_facet Paulo, Maria Domingas Martins Canaverde Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, José
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo, Maria Domingas Martins Canaverde Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Participação
Educação inclusiva
Necessidades educativas especiais
Inclusion
Participation
Inclusive Education
Special Educational Needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Inclusão
Participação
Educação inclusiva
Necessidades educativas especiais
Inclusion
Participation
Inclusive Education
Special Educational Needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionado apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1ºCEB
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25T12:19:11Z
2019-10-01T00:00:00Z
2019-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7251
202300960
url http://hdl.handle.net/10400.12/7251
identifier_str_mv 202300960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130112364380160