A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/7251 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionado apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1ºCEB |
id |
RCAP_d0c428c20c1dea21f9b748df97e6f414 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7251 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEEInclusãoParticipaçãoEducação inclusivaNecessidades educativas especiaisInclusionParticipationInclusive EducationSpecial Educational NeedsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionado apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1ºCEBA inclusão é um processo em constante desenvolvimento, que tem vindo a revolucionar as escolas. Incluir é valorizar cada criança, é trabalhar para poder oferecer a melhor resposta educativa de acordo com as suas necessidades e características. Incluir é valorizar a diferença, partindo da mesma para desenvolver currículos eficazes para todos, estratégias, métodos diferenciados e uma boa organização escolar que dê resposta aos ritmos e estilos de aprendizagem diferentes de cada um. Uma educação inclusiva parte do pressuposto que todas as crianças devem participar nas suas aprendizagens, ou seja, se todas as crianças participarem de forma ativa e cooperada no dia-a-dia da escola, vive-se num ambiente inclusivo. Assim, o presente relatório apresenta uma análise através do critério de participação de um aluno com Necessidades Educativas Especiais, como caminho para a inclusão. Esta análise foi realizada a partir de uma investigação qualitativa no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico. Teve como objetivo compreender e clarificar algumas conceções sobre a inclusão e como esta acontece na prática, utilizando uma observação focada e detalhada de uma criança com NEE incluída numa turma do 2º ano de escolaridade. O tema aparece no âmbito deste relatório como forma de responder adequadamente às necessidades e características de cada aluno, independentemente das suas dificuldades ou diferenças. Assim, o principal objetivo do mesmo reside essencialmente em compreender como se pode exercer na prática uma educação inclusiva, para concretizar uma escola para todos, que se adapte às necessidades das crianças, em vez de serem as mesmas a viver de acordo com as exigências que lhes são feitas pelas escolas (César, 2003).Inclusion is a process in ongoing development, that has been revolutionizing the way schools operate. To include is to value each child individually, it means to work to be able to offer the best educational response, according to one's needs and characteristics. Including is valuing the difference, starting from there to develop paths that are efficient to all, as well as diverse strategies, methods and a good school organization that can provide the answer to all different rythms and styles of learning. An inclusive education takes as an assumption that all children should participate in the surrounding environment, meaning that, if all children participate actively and cooperatively on the schools day-to-day life, the environment will therefore be inclusive. With this in mind, the present report presents an analysis through the criteria of the student with Special Educational Needs (SEN) participation as a path to inclusion. This analysis has been performed starting from a qualitative investigation in the context of Supervised Practice of the 1st Cycle of Basic School. It had as an objective to understand and clarify some conceptions about inclusion, and how it can take place in real life, using the focused and detailed and observation at a child with SEN, included in a 2nd grade class. This topic comes up in the context of this report as a way to respond adequately to the needs and characteristics of each student, independently of the child's difficulties or differences. This way, the principal objective of the report is mainly to understand how one can put into practice an inclusive education, to build a school for all students, that is adaptable to all the children's needs, instead of being the children the ones who have to adapt to the school's demand.Morgado, JoséRepositório do ISPAPaulo, Maria Domingas Martins Canaverde Silva2019-11-25T12:19:11Z2019-10-01T00:00:00Z2019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7251202300960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:57Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:04.595326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE |
title |
A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE |
spellingShingle |
A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE Paulo, Maria Domingas Martins Canaverde Silva Inclusão Participação Educação inclusiva Necessidades educativas especiais Inclusion Participation Inclusive Education Special Educational Needs Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE |
title_full |
A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE |
title_fullStr |
A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE |
title_full_unstemmed |
A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE |
title_sort |
A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEE |
author |
Paulo, Maria Domingas Martins Canaverde Silva |
author_facet |
Paulo, Maria Domingas Martins Canaverde Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morgado, José Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulo, Maria Domingas Martins Canaverde Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Participação Educação inclusiva Necessidades educativas especiais Inclusion Participation Inclusive Education Special Educational Needs Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Inclusão Participação Educação inclusiva Necessidades educativas especiais Inclusion Participation Inclusive Education Special Educational Needs Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionado apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1ºCEB |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-25T12:19:11Z 2019-10-01T00:00:00Z 2019-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/7251 202300960 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/7251 |
identifier_str_mv |
202300960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130112364380160 |