Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Patrícia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.7458/SPP202310231587
Resumo:  Este artigo tem como enfoque a investigação sobre a participação da população adulta em processos de aprendizagem e educação. Discute e sistematiza as principais perspetivas analíticas, dispositivos metodológicos e resultados de investigação, situando, numa perspetiva comparada e temporalmente alargada, a evolução registada em Portugal neste domínio. Sublinham-se as acentuadas desigualdades sociais associadas à aprendizagem ao longo da vida, a complexidade e multiplicidade dos fatores que condicionam ou favorecem a participação, destacando a centralidade das políticas públicas. Abordam-se, ainda, as implicações sociais destes processos, para os indivíduos e para as sociedades, e defende-se a necessidade de reforçar a investigação sociológica neste campo.
id RCAP_9de5a91a45fa797e41765e0faab9809d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/31587
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigaçãoAprendizaje y educación de adultos en Portugal y en la UE: relevancia sociológica, desafíos conceptuales y resultados de investigaciónL’apprentissage et l’éducation des adultes au Portugal et dans l’UE: pertinence sociologique, enjeux conceptuels et résultats de rechercheAprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigaçãoArtigos Este artigo tem como enfoque a investigação sobre a participação da população adulta em processos de aprendizagem e educação. Discute e sistematiza as principais perspetivas analíticas, dispositivos metodológicos e resultados de investigação, situando, numa perspetiva comparada e temporalmente alargada, a evolução registada em Portugal neste domínio. Sublinham-se as acentuadas desigualdades sociais associadas à aprendizagem ao longo da vida, a complexidade e multiplicidade dos fatores que condicionam ou favorecem a participação, destacando a centralidade das políticas públicas. Abordam-se, ainda, as implicações sociais destes processos, para os indivíduos e para as sociedades, e defende-se a necessidade de reforçar a investigação sociológica neste campo.This article focuses on research on the participation of adult population in learning and education activities. It discusses and synthesises the main analytical perspectives, methodological approaches and research results, situating in a comparative and temporally extended perspective, the evolution that has occurred in Portugal in this field. It points to the major social inequalities associated with lifelong learning and to the complexity and multiplicity of the factors that condition or favour participation, emphasising the centrality of public policies. The article also discusses the social implications of these processes for both individuals and societies, and argues for the need to strengthen the sociological research in this domain.Este artículo tiene como enfoque la investigación sobre la participación de la población adulta en procesos de aprendizaje y educación. Discute y sistematiza las principales perspectivas analíticas, dispositivos metodológicos y resultados de investigación, situando en una perspectiva comparativa y temporalmente extendida la evolución registrada en Portugal en este campo.  Se destacan las notables desigualdades sociales asociadas al aprendizaje a lo largo de la vida, la complejidad y la multiplicidad de los factores que condicionan y favorecen la participación, destacando la centralidad de las políticas públicas. También se abordan las implicaciones sociales de estos procesos para los individuos y para las sociedades, y se defiende la necesidad de reforzar la investigación sociológica en este campo.Cet article porte sur une recherche concernant la participation de la population adulte aux programmes d’apprentissage et d’éducation. Il aborde et systématise les principales approches analytiques, les dispositifs méthodologiques et les résultats de la recherche, en situant l’évolution observée au Portugal dans ce domaine selon une approche comparée et élargie dans le temps. L’article met l’accent sur les inégalités sociales accentuées associées à l’apprentissage tout au long de la vie, la complexité et la multitude de facteurs qui limitent ou favorisent la participation, en soulignant le rôle central des politiques publiques. Il aborde aussi les implications sociales de ces processus pour les individus et pour les sociétés et il défend la nécessité de renforcer la recherche sociologique dans ce domaine.Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)2023-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.7458/SPP202310231587por2182-79070873-6529Ávila, Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T06:30:18Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/31587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:47.103728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação
Aprendizaje y educación de adultos en Portugal y en la UE: relevancia sociológica, desafíos conceptuales y resultados de investigación
L’apprentissage et l’éducation des adultes au Portugal et dans l’UE: pertinence sociologique, enjeux conceptuels et résultats de recherche
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação
title Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação
spellingShingle Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação
Ávila, Patrícia
Artigos
title_short Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação
title_full Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação
title_fullStr Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação
title_full_unstemmed Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação
title_sort Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação
author Ávila, Patrícia
author_facet Ávila, Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description  Este artigo tem como enfoque a investigação sobre a participação da população adulta em processos de aprendizagem e educação. Discute e sistematiza as principais perspetivas analíticas, dispositivos metodológicos e resultados de investigação, situando, numa perspetiva comparada e temporalmente alargada, a evolução registada em Portugal neste domínio. Sublinham-se as acentuadas desigualdades sociais associadas à aprendizagem ao longo da vida, a complexidade e multiplicidade dos fatores que condicionam ou favorecem a participação, destacando a centralidade das políticas públicas. Abordam-se, ainda, as implicações sociais destes processos, para os indivíduos e para as sociedades, e defende-se a necessidade de reforçar a investigação sociológica neste campo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7458/SPP202310231587
url https://doi.org/10.7458/SPP202310231587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-7907
0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133346051129344