Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.7458/SPP202310231587 |
Resumo: | Este artigo tem como enfoque a investigação sobre a participação da população adulta em processos de aprendizagem e educação. Discute e sistematiza as principais perspetivas analíticas, dispositivos metodológicos e resultados de investigação, situando, numa perspetiva comparada e temporalmente alargada, a evolução registada em Portugal neste domínio. Sublinham-se as acentuadas desigualdades sociais associadas à aprendizagem ao longo da vida, a complexidade e multiplicidade dos fatores que condicionam ou favorecem a participação, destacando a centralidade das políticas públicas. Abordam-se, ainda, as implicações sociais destes processos, para os indivíduos e para as sociedades, e defende-se a necessidade de reforçar a investigação sociológica neste campo. |
id |
RCAP_9de5a91a45fa797e41765e0faab9809d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/31587 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigaçãoAprendizaje y educación de adultos en Portugal y en la UE: relevancia sociológica, desafíos conceptuales y resultados de investigaciónL’apprentissage et l’éducation des adultes au Portugal et dans l’UE: pertinence sociologique, enjeux conceptuels et résultats de rechercheAprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigaçãoArtigos Este artigo tem como enfoque a investigação sobre a participação da população adulta em processos de aprendizagem e educação. Discute e sistematiza as principais perspetivas analíticas, dispositivos metodológicos e resultados de investigação, situando, numa perspetiva comparada e temporalmente alargada, a evolução registada em Portugal neste domínio. Sublinham-se as acentuadas desigualdades sociais associadas à aprendizagem ao longo da vida, a complexidade e multiplicidade dos fatores que condicionam ou favorecem a participação, destacando a centralidade das políticas públicas. Abordam-se, ainda, as implicações sociais destes processos, para os indivíduos e para as sociedades, e defende-se a necessidade de reforçar a investigação sociológica neste campo.This article focuses on research on the participation of adult population in learning and education activities. It discusses and synthesises the main analytical perspectives, methodological approaches and research results, situating in a comparative and temporally extended perspective, the evolution that has occurred in Portugal in this field. It points to the major social inequalities associated with lifelong learning and to the complexity and multiplicity of the factors that condition or favour participation, emphasising the centrality of public policies. The article also discusses the social implications of these processes for both individuals and societies, and argues for the need to strengthen the sociological research in this domain.Este artículo tiene como enfoque la investigación sobre la participación de la población adulta en procesos de aprendizaje y educación. Discute y sistematiza las principales perspectivas analíticas, dispositivos metodológicos y resultados de investigación, situando en una perspectiva comparativa y temporalmente extendida la evolución registrada en Portugal en este campo. Se destacan las notables desigualdades sociales asociadas al aprendizaje a lo largo de la vida, la complejidad y la multiplicidad de los factores que condicionan y favorecen la participación, destacando la centralidad de las políticas públicas. También se abordan las implicaciones sociales de estos procesos para los individuos y para las sociedades, y se defiende la necesidad de reforzar la investigación sociológica en este campo.Cet article porte sur une recherche concernant la participation de la population adulte aux programmes d’apprentissage et d’éducation. Il aborde et systématise les principales approches analytiques, les dispositifs méthodologiques et les résultats de la recherche, en situant l’évolution observée au Portugal dans ce domaine selon une approche comparée et élargie dans le temps. L’article met l’accent sur les inégalités sociales accentuées associées à l’apprentissage tout au long de la vie, la complexité et la multitude de facteurs qui limitent ou favorisent la participation, en soulignant le rôle central des politiques publiques. Il aborde aussi les implications sociales de ces processus pour les individus et pour les sociétés et il défend la nécessité de renforcer la recherche sociologique dans ce domaine.Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)2023-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.7458/SPP202310231587por2182-79070873-6529Ávila, Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T06:30:18Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/31587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:47.103728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação Aprendizaje y educación de adultos en Portugal y en la UE: relevancia sociológica, desafíos conceptuales y resultados de investigación L’apprentissage et l’éducation des adultes au Portugal et dans l’UE: pertinence sociologique, enjeux conceptuels et résultats de recherche Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação |
title |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação |
spellingShingle |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação Ávila, Patrícia Artigos |
title_short |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação |
title_full |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação |
title_fullStr |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação |
title_sort |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação |
author |
Ávila, Patrícia |
author_facet |
Ávila, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ávila, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo tem como enfoque a investigação sobre a participação da população adulta em processos de aprendizagem e educação. Discute e sistematiza as principais perspetivas analíticas, dispositivos metodológicos e resultados de investigação, situando, numa perspetiva comparada e temporalmente alargada, a evolução registada em Portugal neste domínio. Sublinham-se as acentuadas desigualdades sociais associadas à aprendizagem ao longo da vida, a complexidade e multiplicidade dos fatores que condicionam ou favorecem a participação, destacando a centralidade das políticas públicas. Abordam-se, ainda, as implicações sociais destes processos, para os indivíduos e para as sociedades, e defende-se a necessidade de reforçar a investigação sociológica neste campo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.7458/SPP202310231587 |
url |
https://doi.org/10.7458/SPP202310231587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-7907 0873-6529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133346051129344 |