Animais imaginários: um projeto STEAM-based no 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Isabel Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3008
Resumo: espaço de aprendizagem deve ser considerado um lugar que aceita o desconhecido, as tentativas e os erros, que incentiva o trabalho colaborativo e o pensamento crítico, que forma cidadãos capacitados para responder aos desafios do presente e do futuro. O trabalho que apresentamos neste relatório de estágio, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, decorre de uma experiência em que a abordagem STEAM constituiu um espaço de aprendizagem para uma turma de 5.º ano de escolaridade. O estudo de caso desenvolvido decorreu da implementação do projeto “ANIMAIS INIMAGINÁRIOS” que envolveu três disciplinas – Matemática, Ciências Naturais e Educação Visual – e que se revelou inovador tanto para os alunos dessa turma como para os docentes envolvidos. Os dados que este estudo disponibilizou indiciam esta abordagem como uma possibilidade efetivamente promotora de articulação curricular, como motivadora para a aprendizagem e como favorecedora do desenvolvimento de soft-skills, exigindo também requisitos adicionais ao tradicional trabalho docente e a aspetos organizativos da Escola. Palavras-chave: STEAM, Interdisciplinaridade, Inovação Pedagógica, 2.º Ciclo do Ensino Básico.
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