Animais imaginários: um projeto STEAM-based no 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3008 |
Resumo: | espaço de aprendizagem deve ser considerado um lugar que aceita o desconhecido, as tentativas e os erros, que incentiva o trabalho colaborativo e o pensamento crítico, que forma cidadãos capacitados para responder aos desafios do presente e do futuro. O trabalho que apresentamos neste relatório de estágio, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, decorre de uma experiência em que a abordagem STEAM constituiu um espaço de aprendizagem para uma turma de 5.º ano de escolaridade. O estudo de caso desenvolvido decorreu da implementação do projeto “ANIMAIS INIMAGINÁRIOS” que envolveu três disciplinas – Matemática, Ciências Naturais e Educação Visual – e que se revelou inovador tanto para os alunos dessa turma como para os docentes envolvidos. Os dados que este estudo disponibilizou indiciam esta abordagem como uma possibilidade efetivamente promotora de articulação curricular, como motivadora para a aprendizagem e como favorecedora do desenvolvimento de soft-skills, exigindo também requisitos adicionais ao tradicional trabalho docente e a aspetos organizativos da Escola. Palavras-chave: STEAM, Interdisciplinaridade, Inovação Pedagógica, 2.º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_9de929a8df6d8f404c4929e7bd271cd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Animais imaginários: um projeto STEAM-based no 2º ciclo do ensino básicoEnsino Básico (2º ciclo)Inovação PedagógicaInterdisciplinaridadeSTEAM - Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática)espaço de aprendizagem deve ser considerado um lugar que aceita o desconhecido, as tentativas e os erros, que incentiva o trabalho colaborativo e o pensamento crítico, que forma cidadãos capacitados para responder aos desafios do presente e do futuro. O trabalho que apresentamos neste relatório de estágio, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, decorre de uma experiência em que a abordagem STEAM constituiu um espaço de aprendizagem para uma turma de 5.º ano de escolaridade. O estudo de caso desenvolvido decorreu da implementação do projeto “ANIMAIS INIMAGINÁRIOS” que envolveu três disciplinas – Matemática, Ciências Naturais e Educação Visual – e que se revelou inovador tanto para os alunos dessa turma como para os docentes envolvidos. Os dados que este estudo disponibilizou indiciam esta abordagem como uma possibilidade efetivamente promotora de articulação curricular, como motivadora para a aprendizagem e como favorecedora do desenvolvimento de soft-skills, exigindo também requisitos adicionais ao tradicional trabalho docente e a aspetos organizativos da Escola. Palavras-chave: STEAM, Interdisciplinaridade, Inovação Pedagógica, 2.º Ciclo do Ensino Básico.2021-08-02T15:55:15Z2021-07-27T00:00:00Z2021-07-272021-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3008TID:202750388porCorreia, Ana Isabel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:24Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:42.527746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Animais imaginários: um projeto STEAM-based no 2º ciclo do ensino básico |
title |
Animais imaginários: um projeto STEAM-based no 2º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Animais imaginários: um projeto STEAM-based no 2º ciclo do ensino básico Correia, Ana Isabel Fernandes Ensino Básico (2º ciclo) Inovação Pedagógica Interdisciplinaridade STEAM - Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) |
title_short |
Animais imaginários: um projeto STEAM-based no 2º ciclo do ensino básico |
title_full |
Animais imaginários: um projeto STEAM-based no 2º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Animais imaginários: um projeto STEAM-based no 2º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Animais imaginários: um projeto STEAM-based no 2º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Animais imaginários: um projeto STEAM-based no 2º ciclo do ensino básico |
author |
Correia, Ana Isabel Fernandes |
author_facet |
Correia, Ana Isabel Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Ana Isabel Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico (2º ciclo) Inovação Pedagógica Interdisciplinaridade STEAM - Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) |
topic |
Ensino Básico (2º ciclo) Inovação Pedagógica Interdisciplinaridade STEAM - Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) |
description |
espaço de aprendizagem deve ser considerado um lugar que aceita o desconhecido, as tentativas e os erros, que incentiva o trabalho colaborativo e o pensamento crítico, que forma cidadãos capacitados para responder aos desafios do presente e do futuro. O trabalho que apresentamos neste relatório de estágio, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, decorre de uma experiência em que a abordagem STEAM constituiu um espaço de aprendizagem para uma turma de 5.º ano de escolaridade. O estudo de caso desenvolvido decorreu da implementação do projeto “ANIMAIS INIMAGINÁRIOS” que envolveu três disciplinas – Matemática, Ciências Naturais e Educação Visual – e que se revelou inovador tanto para os alunos dessa turma como para os docentes envolvidos. Os dados que este estudo disponibilizou indiciam esta abordagem como uma possibilidade efetivamente promotora de articulação curricular, como motivadora para a aprendizagem e como favorecedora do desenvolvimento de soft-skills, exigindo também requisitos adicionais ao tradicional trabalho docente e a aspetos organizativos da Escola. Palavras-chave: STEAM, Interdisciplinaridade, Inovação Pedagógica, 2.º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-02T15:55:15Z 2021-07-27T00:00:00Z 2021-07-27 2021-07-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3008 TID:202750388 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3008 |
identifier_str_mv |
TID:202750388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131633083744256 |