Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/25316 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. |
id |
RCAP_9e0460e15933de14bf5d649e211a62bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/25316 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superiorPraxeTransiçãoIntegraçãoAnsiedadeDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Muitos são os estudos e modelos explicativos das competências biopsicossociais requeridas ao sucesso da transição. Da transição para o ensino superior faz parte a percepção de suporte social que é proporcionadora de adaptação e integração. A Praxe académica tende a ser o rosto da Universidade na recepção aos novos alunos e na sua integração ao novo contexto escolar, pessoal e interpessoal. Desta forma, é de grande interesse avaliar a integração e a ansiedade perceptivas das vivências da Praxe académica e a sua relação com as dimensões de adaptação académica e, nesse sentido, o presente estudo tem como principal finalidade a validação das escalas do Questionário de Vivências da Praxe.There are many studies and explanatory models of biopsychosocial skills required for transition’s success. In transition to University, the perception of social support can be potentiating of adaptation and integration. The academic Praxis tends to be the face of the University at the reception to the new students and in their integration to the new school, personal and interpersonal environment. Thus, it is of great interest to evaluate the integration and the anxiety of perceptual experiences of the academic Praxis and its relation to the dimensions of academic adaptation and, in this sense, the present study has as its main purpose the validation of the scales of the Experiences Questionnaire Praxis.2013-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25316http://hdl.handle.net/10316/25316TID:201448530porVieira, Patrícia Alexandra Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:24.481613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior |
title |
Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior |
spellingShingle |
Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior Vieira, Patrícia Alexandra Fernandes Praxe Transição Integração Ansiedade |
title_short |
Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior |
title_full |
Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior |
title_fullStr |
Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior |
title_full_unstemmed |
Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior |
title_sort |
Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior |
author |
Vieira, Patrícia Alexandra Fernandes |
author_facet |
Vieira, Patrícia Alexandra Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Patrícia Alexandra Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Praxe Transição Integração Ansiedade |
topic |
Praxe Transição Integração Ansiedade |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/25316 http://hdl.handle.net/10316/25316 TID:201448530 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/25316 |
identifier_str_mv |
TID:201448530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133774099775488 |