Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Patrícia Alexandra Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25316
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
id RCAP_9e0460e15933de14bf5d649e211a62bd
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/25316
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superiorPraxeTransiçãoIntegraçãoAnsiedadeDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Muitos são os estudos e modelos explicativos das competências biopsicossociais requeridas ao sucesso da transição. Da transição para o ensino superior faz parte a percepção de suporte social que é proporcionadora de adaptação e integração. A Praxe académica tende a ser o rosto da Universidade na recepção aos novos alunos e na sua integração ao novo contexto escolar, pessoal e interpessoal. Desta forma, é de grande interesse avaliar a integração e a ansiedade perceptivas das vivências da Praxe académica e a sua relação com as dimensões de adaptação académica e, nesse sentido, o presente estudo tem como principal finalidade a validação das escalas do Questionário de Vivências da Praxe.There are many studies and explanatory models of biopsychosocial skills required for transition’s success. In transition to University, the perception of social support can be potentiating of adaptation and integration. The academic Praxis tends to be the face of the University at the reception to the new students and in their integration to the new school, personal and interpersonal environment. Thus, it is of great interest to evaluate the integration and the anxiety of perceptual experiences of the academic Praxis and its relation to the dimensions of academic adaptation and, in this sense, the present study has as its main purpose the validation of the scales of the Experiences Questionnaire Praxis.2013-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25316http://hdl.handle.net/10316/25316TID:201448530porVieira, Patrícia Alexandra Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:24.481613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior
title Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior
spellingShingle Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior
Vieira, Patrícia Alexandra Fernandes
Praxe
Transição
Integração
Ansiedade
title_short Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior
title_full Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior
title_fullStr Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior
title_full_unstemmed Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior
title_sort Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior
author Vieira, Patrícia Alexandra Fernandes
author_facet Vieira, Patrícia Alexandra Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Patrícia Alexandra Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Praxe
Transição
Integração
Ansiedade
topic Praxe
Transição
Integração
Ansiedade
description Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/25316
http://hdl.handle.net/10316/25316
TID:201448530
url http://hdl.handle.net/10316/25316
identifier_str_mv TID:201448530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133774099775488