As praxes académicas na Universidade de Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cegonho, Patrícia Romão
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15316
Resumo: A temática “praxes académicas” parece não reunir consensos, verificando-se uma ausência de instrumentos avaliativos e investigações, das perspectivas de diferentes elementos da comunidade académica, relativamente ao fenómeno. Nesta linha, a presente investigação distribuiu-se por dois estudos: avaliação das características psicométricas e resultados do Questionário sobre as Praxes Académicas – QPA (Chaleta, 2009) aplicado a 504 alunos do 1º ano da Universidade de Évora (estudo quantitativo); investigação dos aspectos positivos, negativos e sugestões para as praxes, referidos pelos alunos (estudo qualitativo A) e das percepções de 72 elementos da comunidade académica sobre o fenómeno (estudo qualitativo B). Não reunidas condições para confirmação da aferição e validação do QPA, os seus resultados, a par das análises efectuadas aos estudos qualitativos A e B mostram que a prática praxística parece não reunir total consenso entre diferentes elementos da comunidade académica, reconhecendo-se, todavia, a pertinência do seu contributo para diversos domínios da vida dos alunos; ABSTRACT: College hazing topic doesn’t seem to gather consensus, besides, there seems to be a lack of evaluation tools and research towards the perspectives that different elements of the academic community have in relation to this phenomenon. According to this, this research was divided into two different studies: evaluation of psychometric properties and results of the Academic Hazing Questionnaire – QPA (Chaleta, 2009), applied to 504 1st year students from Évora University (quantitative study); investigation of the positive, negative aspects and suggestions towards this practice, referred by the students (qualitative study A) and the perceptions that 72 elements of the academic community have about this phenomenon (qualitative study B). The conditions for the QPA validation weren’t found, however, QPA results, along with the analysis carried out with qualitative studies A and B, showed that the hazing practice doesn’t seem to build consensus among the different elements of academic community, recognizing, however, the relevance of its contribution to multiple domains of students’ life.
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