Valores culturais e apelos nos anúncios publicitário da televisão angolana : estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/6770 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Valores culturais e apelos nos anúncios publicitário da televisão angolana : estudo exploratórioapelos publicitáriosvalores culturaisAngolaadvertising appealscultural valuesMestrado em MarketingEsta dissertação pretende explorar a relação entre os valores culturais angolanos e os apelos publicitários utilizados nos anúncios publicitários comerciais da televisão angolana. Recorrendo à análise de conteúdo e à listagem de apelos de Pollay (1983), foram analisados sessenta e quatro anúncios publicitários da televisão angolana, dos quais trinta e cinco são do sector das telecomunicações, dezassete correspondem a anúncios do sector das bebidas alcoólicas e doze são do sector das bebidas não alcoólicas. Os resultados da investigação sugerem que os apelos dominantes dos anúncios publicitários são afiliação/pertença, lazer/diversão, juventude, identidade nacional, tecnologia, popular, efetivo, sexo/romance, família, modernidade, distintivo. Infere-se uma relação de congruência dos apelos afiliação/pertença, identidade nacional com a dimensão de sentido unidade da cultura angolana, como também, a predominância do apelo família pode estar associada à dimensão elevado sentido de família. Em relação às conotações, símbolos, valores presentes na mensagem publicitária, os resultados da codificação apontam para a expressão do orgulho nacional, o retrato da figura feminina, etc. Delinearam-se, também, formas particulares de interação em alguns anúncios.This dissertation aims to explore the relationship between angolan cultural values and advertising appeals used in angolan television commercial advertisings. Through a content analysis and using the Pollay (1983) list of advertising appeals, sixty-four Angolan television adverts were analyzed, which thirty-five were from telecommunication sector, seventeen from alcoholic beverages and twelve were from non-alcoholic beverages. The results of this investigation suggest that dominant appeals presented were: affiliation/belonging, leisure/enjoyment, youth, technological, popular, effective, sex/romance, family, new, distinctive. This infers a close relationship between appeals to affiliation/belonging, community appeals with angolan sense of community value, and also that the predominance of family appeals may likewise be associated to high cultural importance of family sense values. Regarding connotations, symbols, values present in advertising messages, results indicate the importance of the expression of national proud, the woman portrayal, etc. There were, also, particular forms of interaction in some advertisements.Instituto Superior de Economia e GestãoCastro, Luís Mota deRepositório da Universidade de LisboaSilva, Eliane Pinheiro da2014-05-09T10:48:16Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6770porSilva, Eliane Pinheiro da. 2013. "Valores culturais e apelos nos anúncios publicitário da televisão angolana : estudo exploratório". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:05.280220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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