Valores culturais e apelos nos anúncios publicitário da televisão angolana : estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliane Pinheiro da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6770
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_9e1483b1daaafd94c61e5f92d7ce22b7
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6770
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Valores culturais e apelos nos anúncios publicitário da televisão angolana : estudo exploratórioapelos publicitáriosvalores culturaisAngolaadvertising appealscultural valuesMestrado em MarketingEsta dissertação pretende explorar a relação entre os valores culturais angolanos e os apelos publicitários utilizados nos anúncios publicitários comerciais da televisão angolana. Recorrendo à análise de conteúdo e à listagem de apelos de Pollay (1983), foram analisados sessenta e quatro anúncios publicitários da televisão angolana, dos quais trinta e cinco são do sector das telecomunicações, dezassete correspondem a anúncios do sector das bebidas alcoólicas e doze são do sector das bebidas não alcoólicas. Os resultados da investigação sugerem que os apelos dominantes dos anúncios publicitários são afiliação/pertença, lazer/diversão, juventude, identidade nacional, tecnologia, popular, efetivo, sexo/romance, família, modernidade, distintivo. Infere-se uma relação de congruência dos apelos afiliação/pertença, identidade nacional com a dimensão de sentido unidade da cultura angolana, como também, a predominância do apelo família pode estar associada à dimensão elevado sentido de família. Em relação às conotações, símbolos, valores presentes na mensagem publicitária, os resultados da codificação apontam para a expressão do orgulho nacional, o retrato da figura feminina, etc. Delinearam-se, também, formas particulares de interação em alguns anúncios.This dissertation aims to explore the relationship between angolan cultural values and advertising appeals used in angolan television commercial advertisings. Through a content analysis and using the Pollay (1983) list of advertising appeals, sixty-four Angolan television adverts were analyzed, which thirty-five were from telecommunication sector, seventeen from alcoholic beverages and twelve were from non-alcoholic beverages. The results of this investigation suggest that dominant appeals presented were: affiliation/belonging, leisure/enjoyment, youth, technological, popular, effective, sex/romance, family, new, distinctive. This infers a close relationship between appeals to affiliation/belonging, community appeals with angolan sense of community value, and also that the predominance of family appeals may likewise be associated to high cultural importance of family sense values. Regarding connotations, symbols, values present in advertising messages, results indicate the importance of the expression of national proud, the woman portrayal, etc. There were, also, particular forms of interaction in some advertisements.Instituto Superior de Economia e GestãoCastro, Luís Mota deRepositório da Universidade de LisboaSilva, Eliane Pinheiro da2014-05-09T10:48:16Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6770porSilva, Eliane Pinheiro da. 2013. "Valores culturais e apelos nos anúncios publicitário da televisão angolana : estudo exploratório". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:05.280220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Valores culturais e apelos nos anúncios publicitário da televisão angolana : estudo exploratório
title Valores culturais e apelos nos anúncios publicitário da televisão angolana : estudo exploratório
spellingShingle Valores culturais e apelos nos anúncios publicitário da televisão angolana : estudo exploratório
Silva, Eliane Pinheiro da
apelos publicitários
valores culturais
Angola
advertising appeals
cultural values
title_short Valores culturais e apelos nos anúncios publicitário da televisão angolana : estudo exploratório
title_full Valores culturais e apelos nos anúncios publicitário da televisão angolana : estudo exploratório
title_fullStr Valores culturais e apelos nos anúncios publicitário da televisão angolana : estudo exploratório
title_full_unstemmed Valores culturais e apelos nos anúncios publicitário da televisão angolana : estudo exploratório
title_sort Valores culturais e apelos nos anúncios publicitário da televisão angolana : estudo exploratório
author Silva, Eliane Pinheiro da
author_facet Silva, Eliane Pinheiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Luís Mota de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliane Pinheiro da
dc.subject.por.fl_str_mv apelos publicitários
valores culturais
Angola
advertising appeals
cultural values
topic apelos publicitários
valores culturais
Angola
advertising appeals
cultural values
description Mestrado em Marketing
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-05-09T10:48:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6770
url http://hdl.handle.net/10400.5/6770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Eliane Pinheiro da. 2013. "Valores culturais e apelos nos anúncios publicitário da televisão angolana : estudo exploratório". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131016454995968