Investigação pedagógica “WebQuest” na aula de matemática: dinâmica para desenvolvimento de competências e aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Elisete Vieira da Franca
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1726
Resumo: A matemática é uma área disciplinar em que os alunos revelam bastante dificuldade na aprendizagem. Contudo, existem autores que defendem que a exploração de materiais tecnológicos promove uma maior e melhor aprendizagem. Sendo a WebQuest uma ferramenta tecnológica, que permite a exploração de recursos, pretende-se analisar em que medida esta ferramenta pode funcionar como um facilitador de desenvolvimento de competências, através de diferentes fatores, tais como, motivação, autonomia, comunicação oral e escrita, trabalho colaborativo e cooperativo, sempre direcionados à aprendizagem da matemática. A Investigação-Ação foi desenhada sobre o “Modelo de Kemmis” tendo o intuito de estudar ações manifestadas e desenvolvidas em sala de aula por grupos de alunos do 9º ano, tendo a orientação da respetiva professora da turma. O estudo decorreu em dois ciclos completos, cada um foi composto em quatro etapas ordenadas: planificação, aplicação, observação e reflexão. Na etapa da reflexão todos os alunos da turma e professora foram intervenientes, de forma a comprometer todos os sujeitos da ação para o novo ciclo, enquadrando-se num paradigma sócio crítico, rumo a melhoria de práticas educativas e maior responsabilização dos alunos no processo escolar. Os resultados mostram que os alunos estão familiarizados com tecnologia informática, recorrendo à sua utilização para a execução de tarefas escolares fora da sala de aula. O trabalho desenvolvido com a WebQuest contribuiu para o desenvolvimento de competências com vista à motivação para a aprendizagem da matemática. A análise de dados mostrou que houve melhoria de resultados relativos aos conteúdos de matemática, mesmo em alguns alunos que revelaram maiores dificuldades. Os discentes revelaram posturas mais assertivas vi que induziram ao estímulo de trabalho em equipa e promoção de maior rigor na expressão escrita e oral, bem como, atitudes e comportamento mais disciplinados. A utilização da WebQuest promoveu desafios interdisciplinares que contextualizaram o uso da matemática, estimulando os alunos a terem posturas mais positivas nas aulas de matemática. A dinâmica teve em conta princípios construtivistas de aprendizagem com orientações de seleção de informação na internet, com vista à criação de práticas promotoras de desenvolvimento de competências e aprendizagens significativas face ao público-alvo.
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