Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11511 |
Resumo: | O presente relatório finaliza o estágio pedagógico realizado na Escola Secundária António Damásio que, enquanto parte integrante da formação inicial do professor, persegue um perfil de competências e objetivos, em quatro áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e aprendizagem, inovação e investigação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. A construção do conhecimento depende da possibilidade de o ir testando em contexto real. A turma seguida durante o estágio era do 10º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, na qual foi desenvolvido um trabalho de planeamento, condução de ensino e avaliação das aprendizagens, bem como um acompanhamento próximo nos assuntos da direção de turma. Foi ainda desenvolvido um trabalho de investigação onde se pretendeu verificar que variáveis influenciam o desempenho dos alunos das aulas de educação física. O professor de educação física desenvolve também as suas competências no contexto de treino. Neste relatório será analisado o contexto e o desempenho no seio de um núcleo de desporto escolar, particularmente na matéria de voleibol. |
id |
RCAP_c38f823f1d0c9f4e0097a55098ef6550 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11511 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António DamásioEducação físicaEstágioFormação inicialPlaneamentoCondução do ensinoAvaliaçãoDireção de turmaDesempenhoDesporto escolarPhysical educationInternshipInitial teacher educationPlanningTeaching drivingAssessment of learningClass of directionPerformanceSchool sportsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório finaliza o estágio pedagógico realizado na Escola Secundária António Damásio que, enquanto parte integrante da formação inicial do professor, persegue um perfil de competências e objetivos, em quatro áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e aprendizagem, inovação e investigação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. A construção do conhecimento depende da possibilidade de o ir testando em contexto real. A turma seguida durante o estágio era do 10º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, na qual foi desenvolvido um trabalho de planeamento, condução de ensino e avaliação das aprendizagens, bem como um acompanhamento próximo nos assuntos da direção de turma. Foi ainda desenvolvido um trabalho de investigação onde se pretendeu verificar que variáveis influenciam o desempenho dos alunos das aulas de educação física. O professor de educação física desenvolve também as suas competências no contexto de treino. Neste relatório será analisado o contexto e o desempenho no seio de um núcleo de desporto escolar, particularmente na matéria de voleibol.This report concludes the teaching practice carried out in high school António Damásio that, as part of initial teacher education, chases a role and objectives profile, in four areas: organization and management of teaching and learning, innovation and educational research, participation in school and community relations. Constructing teachers’ knowledge depends on the possibility of testing it in a real context. The class followed during stage was the 10th year of the Scientific-Humanities Course of Science and Technology, which was developed a work planning, teaching driving and assessment of learning, as well a close monitoring in the affairs of the class of direction. It was also developed a research project which was intended to verify what variables influence the performance of students in physical education classes. The physical education teacher also develops their skills in the training context. This report will analyze the context and performance developed inside of a school sports core, especially volleyball.Ferro, Nuno Alberto SerucaRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Tiago Simões Nunes de2016-05-05T14:26:50Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11511TID:201234386pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:16.346714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio Carvalho, Tiago Simões Nunes de Educação física Estágio Formação inicial Planeamento Condução do ensino Avaliação Direção de turma Desempenho Desporto escolar Physical education Internship Initial teacher education Planning Teaching driving Assessment of learning Class of direction Performance School sports Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária António Damásio |
author |
Carvalho, Tiago Simões Nunes de |
author_facet |
Carvalho, Tiago Simões Nunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferro, Nuno Alberto Seruca Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Tiago Simões Nunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Estágio Formação inicial Planeamento Condução do ensino Avaliação Direção de turma Desempenho Desporto escolar Physical education Internship Initial teacher education Planning Teaching driving Assessment of learning Class of direction Performance School sports Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação física Estágio Formação inicial Planeamento Condução do ensino Avaliação Direção de turma Desempenho Desporto escolar Physical education Internship Initial teacher education Planning Teaching driving Assessment of learning Class of direction Performance School sports Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório finaliza o estágio pedagógico realizado na Escola Secundária António Damásio que, enquanto parte integrante da formação inicial do professor, persegue um perfil de competências e objetivos, em quatro áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e aprendizagem, inovação e investigação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. A construção do conhecimento depende da possibilidade de o ir testando em contexto real. A turma seguida durante o estágio era do 10º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, na qual foi desenvolvido um trabalho de planeamento, condução de ensino e avaliação das aprendizagens, bem como um acompanhamento próximo nos assuntos da direção de turma. Foi ainda desenvolvido um trabalho de investigação onde se pretendeu verificar que variáveis influenciam o desempenho dos alunos das aulas de educação física. O professor de educação física desenvolve também as suas competências no contexto de treino. Neste relatório será analisado o contexto e o desempenho no seio de um núcleo de desporto escolar, particularmente na matéria de voleibol. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-05-05T14:26:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/11511 TID:201234386 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/11511 |
identifier_str_mv |
TID:201234386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131055425323008 |