A percepção dos educadores quando às TIC na aprendizagem em saúde bucal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/22407 |
Resumo: | A Educação em Saúde Bucal para o público infantil apresenta-se como uma indispensável estratégia de promoção e prevenção da Saúde, devido a grande importância da higiene oral desde o nascimento com os cuidados imediatos até a terceira idade. Tendo em vista que o acesso a Educação e a Saúde são direitos sociais de todo cidadão, e, que o Brasil é um país que possui elevado número de indivíduos com precoce perda dos dentes permanentes por falta de higiene bucal, destacando-se, dessa forma, como um grave problema de Saúde Pública, buscou-se compreender neste estudo dissertativo, em seu objetivo principal, a percepção de todos os educadores de uma instituição de ensino infantil, creche e pré-escola que atende crianças na faixa etária de dois a cinco anos, localizada no município de Maceió, Alagoas, quanto às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na aprendizagem em Saúde Bucal, a fim de contribuir na disseminação do conhecimento no contexto da Saúde Coletiva. Os dados da pesquisa qualitativa, de caráter analítico e interpretativo, obtiveram-se mediante a aplicação do inquérito por questionário aos referidos professores e da observação local, esses dados foram processados utilizando-se o programa Microsoft Excel® para análise quantitativa. Como um bom resultado do estudo, verificou-se que a maioria dos educadores compreende a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem em Saúde Bucal, tratando-se de um benefício tecnológico para transmissão do saber. |
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A percepção dos educadores quando às TIC na aprendizagem em saúde bucalSaúde BucalTICEducação InfantilAlagoas (BR)E-LearningChild educationOral healthICT.Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA Educação em Saúde Bucal para o público infantil apresenta-se como uma indispensável estratégia de promoção e prevenção da Saúde, devido a grande importância da higiene oral desde o nascimento com os cuidados imediatos até a terceira idade. Tendo em vista que o acesso a Educação e a Saúde são direitos sociais de todo cidadão, e, que o Brasil é um país que possui elevado número de indivíduos com precoce perda dos dentes permanentes por falta de higiene bucal, destacando-se, dessa forma, como um grave problema de Saúde Pública, buscou-se compreender neste estudo dissertativo, em seu objetivo principal, a percepção de todos os educadores de uma instituição de ensino infantil, creche e pré-escola que atende crianças na faixa etária de dois a cinco anos, localizada no município de Maceió, Alagoas, quanto às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na aprendizagem em Saúde Bucal, a fim de contribuir na disseminação do conhecimento no contexto da Saúde Coletiva. Os dados da pesquisa qualitativa, de caráter analítico e interpretativo, obtiveram-se mediante a aplicação do inquérito por questionário aos referidos professores e da observação local, esses dados foram processados utilizando-se o programa Microsoft Excel® para análise quantitativa. Como um bom resultado do estudo, verificou-se que a maioria dos educadores compreende a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem em Saúde Bucal, tratando-se de um benefício tecnológico para transmissão do saber.Oral Health Education for children is an indispensable strategy for health promotion and prevention, due to the great importance of oral hygiene from birth through immediate care until the third age. Given that access to education and health are social rights of every citizen, and that Brazil is a country that has a high number of individuals with early loss of permanent teeth due to lack of oral hygiene, thus highlighting, As a serious public health problem, we sought to understand in this dissertative study, in its main objective, the perception of all educators of a kindergarten, daycare and preschool institution that serves children in the age group of two to five Years, located in the city of Maceió, Alagoas, and Information and Communication Technologies (ICT) in Oral Health learning, in order to contribute to the dissemination of knowledge in the context of Collective Health. The data of the qualitative research, of an analytical and interpretative character, were obtained through the application of the questionnaire survey to these professors and of the local observation, these data were processed using the program Microsoft Excel® for quantitative analysis. As a good result of the study, it was verified that most educators understand the importance of ICT in the teaching-learning process in Oral Health, being a technological benefit for the transmission of knowledge.Tomé, Maria IreneRUNSilva, Margarida Pereira da2018-07-11T00:30:22Z2017-07-112017-03-272017-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/22407TID:201720469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:09:53Zoai:run.unl.pt:10362/22407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:27:16.777255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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