O ensino da História e Geografia: da iniciação à reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/882 |
Resumo: | O presente relatório de estágio de Prática Pedagógica no Ensino da História e da Geografia tem como objetivo dar a conhecer a todos os leitores a nossa intervenção educativa, mais concretamente a acção como professor estagiário em duas turmas do Colégio da Trofa, uma do 9º ano e outra do 11º ano de escolaridade durante o ano lectivo de 2012/2013. Tendo em conta essa intervenção, outro dos objetivos deste relatório é reconhecer a importância da reflexão, pois o professor que pensa e questiona permanentemente sobre as suas práticas está mais aberto à inovação e mais propenso a melhorar os seus saberes e metodologias/estratégias. De salientar ainda que o presente trabalho, sob a forma de relatório da Prática Pedagógica, é essencialmente uma súmula das atividades inerentes à nossa prática pedagógica no Ensino da História e Geografia. Durante o mesmo serão explanadas todas as atividades desenvolvidas. Paralelamente, e enquanto documento reflexivo, este relatório procura contribuir para uma consciencialização face aos futuros desafios com que nos depararemos enquanto professores de História e/ou Geografia. No que diz respeito ao desenvolvimento dos alunos, percebemos a importância na selecção das metodologias e estratégias corretas que irão potenciar o aumento da motivação, participação, auto descoberta e consequente conhecimento dos alunos. As conclusões apoiam-se num conjunto de dados de observação e de inferências resultantes do decorrer da prática pedagógica. Fez se também um estudo sobre as metodologias aplicadas pelos professores de História e Geografia, em sala de aula. |
id |
RCAP_9e4aab78e56a425204f8311276f3c988 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/882 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino da História e Geografia: da iniciação à reflexãoPrática pedagógicaReflexãoDocente estagiárioAlunoTMEHGO presente relatório de estágio de Prática Pedagógica no Ensino da História e da Geografia tem como objetivo dar a conhecer a todos os leitores a nossa intervenção educativa, mais concretamente a acção como professor estagiário em duas turmas do Colégio da Trofa, uma do 9º ano e outra do 11º ano de escolaridade durante o ano lectivo de 2012/2013. Tendo em conta essa intervenção, outro dos objetivos deste relatório é reconhecer a importância da reflexão, pois o professor que pensa e questiona permanentemente sobre as suas práticas está mais aberto à inovação e mais propenso a melhorar os seus saberes e metodologias/estratégias. De salientar ainda que o presente trabalho, sob a forma de relatório da Prática Pedagógica, é essencialmente uma súmula das atividades inerentes à nossa prática pedagógica no Ensino da História e Geografia. Durante o mesmo serão explanadas todas as atividades desenvolvidas. Paralelamente, e enquanto documento reflexivo, este relatório procura contribuir para uma consciencialização face aos futuros desafios com que nos depararemos enquanto professores de História e/ou Geografia. No que diz respeito ao desenvolvimento dos alunos, percebemos a importância na selecção das metodologias e estratégias corretas que irão potenciar o aumento da motivação, participação, auto descoberta e consequente conhecimento dos alunos. As conclusões apoiam-se num conjunto de dados de observação e de inferências resultantes do decorrer da prática pedagógica. Fez se também um estudo sobre as metodologias aplicadas pelos professores de História e Geografia, em sala de aula.2014-08-08T16:17:20Z2014-08-082014-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOliveira, L. M. F. (2014). O ensino da História e Geografia: Da iniciação à reflexão. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/882.http://hdl.handle.net/11328/882Oliveira, L. M. F. (2014). O ensino da História e Geografia: Da iniciação à reflexão. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/882.http://hdl.handle.net/11328/882TID:201485567porOliveira, Luis Miguel Faria deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:15:25Zoai:repositorio.upt.pt:11328/882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:10.958683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da História e Geografia: da iniciação à reflexão |
title |
O ensino da História e Geografia: da iniciação à reflexão |
spellingShingle |
O ensino da História e Geografia: da iniciação à reflexão Oliveira, Luis Miguel Faria de Prática pedagógica Reflexão Docente estagiário Aluno TMEHG |
title_short |
O ensino da História e Geografia: da iniciação à reflexão |
title_full |
O ensino da História e Geografia: da iniciação à reflexão |
title_fullStr |
O ensino da História e Geografia: da iniciação à reflexão |
title_full_unstemmed |
O ensino da História e Geografia: da iniciação à reflexão |
title_sort |
O ensino da História e Geografia: da iniciação à reflexão |
author |
Oliveira, Luis Miguel Faria de |
author_facet |
Oliveira, Luis Miguel Faria de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luis Miguel Faria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Reflexão Docente estagiário Aluno TMEHG |
topic |
Prática pedagógica Reflexão Docente estagiário Aluno TMEHG |
description |
O presente relatório de estágio de Prática Pedagógica no Ensino da História e da Geografia tem como objetivo dar a conhecer a todos os leitores a nossa intervenção educativa, mais concretamente a acção como professor estagiário em duas turmas do Colégio da Trofa, uma do 9º ano e outra do 11º ano de escolaridade durante o ano lectivo de 2012/2013. Tendo em conta essa intervenção, outro dos objetivos deste relatório é reconhecer a importância da reflexão, pois o professor que pensa e questiona permanentemente sobre as suas práticas está mais aberto à inovação e mais propenso a melhorar os seus saberes e metodologias/estratégias. De salientar ainda que o presente trabalho, sob a forma de relatório da Prática Pedagógica, é essencialmente uma súmula das atividades inerentes à nossa prática pedagógica no Ensino da História e Geografia. Durante o mesmo serão explanadas todas as atividades desenvolvidas. Paralelamente, e enquanto documento reflexivo, este relatório procura contribuir para uma consciencialização face aos futuros desafios com que nos depararemos enquanto professores de História e/ou Geografia. No que diz respeito ao desenvolvimento dos alunos, percebemos a importância na selecção das metodologias e estratégias corretas que irão potenciar o aumento da motivação, participação, auto descoberta e consequente conhecimento dos alunos. As conclusões apoiam-se num conjunto de dados de observação e de inferências resultantes do decorrer da prática pedagógica. Fez se também um estudo sobre as metodologias aplicadas pelos professores de História e Geografia, em sala de aula. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-08T16:17:20Z 2014-08-08 2014-08-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Oliveira, L. M. F. (2014). O ensino da História e Geografia: Da iniciação à reflexão. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/882. http://hdl.handle.net/11328/882 Oliveira, L. M. F. (2014). O ensino da História e Geografia: Da iniciação à reflexão. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/882. http://hdl.handle.net/11328/882 TID:201485567 |
identifier_str_mv |
Oliveira, L. M. F. (2014). O ensino da História e Geografia: Da iniciação à reflexão. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/882. TID:201485567 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134987040063488 |