Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite,João
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro,Letícia, Fragelli,Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602021000100165
Resumo: Resumo Introdução: A empatia é considerada uma competência clínica importante no desenvolvimento de profissionais da área da saúde e, está diretamente relacionada ao sucesso das intervenções em saúde. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar métodos para o desenvolvimento de empatia no ensino em enfermagem por meio de uma rapid review. Métodos: Foi realizada uma rapid review em revistas com relevância no tema de educação em enfermagem. Resultados: Encontraram-se 190 artigos e foram selecionados 21 artigos para análise qualitativa, respeitando os critérios de inclusão e exclusão propostos. Entre os resultados, identificaram-se sete tipos de metodologias diferentes para aplicação no aprendizado, dentre elas, a simulação é tida como estratégia principal, visando experiências próximas à realidade. Evidenciou-se também o uso das artes como poema, storytelling e músicas. Conclusões: Conclui-se que devido à importância da enfermagem diante da vulnerabilidade humana, há a necessidade de métodos que perpetuem a empatia no decorrer da graduação, para melhoria do cuidado.
id RCAP_9e67ceee7a4587be32c3056f9bb83692
oai_identifier_str oai:scielo:S1647-21602021000100165
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid reviewEmpatiaEducação em enfermagemAprendizagemEnsino superiorResumo Introdução: A empatia é considerada uma competência clínica importante no desenvolvimento de profissionais da área da saúde e, está diretamente relacionada ao sucesso das intervenções em saúde. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar métodos para o desenvolvimento de empatia no ensino em enfermagem por meio de uma rapid review. Métodos: Foi realizada uma rapid review em revistas com relevância no tema de educação em enfermagem. Resultados: Encontraram-se 190 artigos e foram selecionados 21 artigos para análise qualitativa, respeitando os critérios de inclusão e exclusão propostos. Entre os resultados, identificaram-se sete tipos de metodologias diferentes para aplicação no aprendizado, dentre elas, a simulação é tida como estratégia principal, visando experiências próximas à realidade. Evidenciou-se também o uso das artes como poema, storytelling e músicas. Conclusões: Conclui-se que devido à importância da enfermagem diante da vulnerabilidade humana, há a necessidade de métodos que perpetuem a empatia no decorrer da graduação, para melhoria do cuidado.Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602021000100165Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental n.25 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602021000100165Leite,JoãoRibeiro,LetíciaFragelli,Thaísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:54Zoai:scielo:S1647-21602021000100165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:32.972887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review
title Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review
spellingShingle Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review
Leite,João
Empatia
Educação em enfermagem
Aprendizagem
Ensino superior
title_short Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review
title_full Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review
title_fullStr Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review
title_full_unstemmed Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review
title_sort Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review
author Leite,João
author_facet Leite,João
Ribeiro,Letícia
Fragelli,Thaís
author_role author
author2 Ribeiro,Letícia
Fragelli,Thaís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite,João
Ribeiro,Letícia
Fragelli,Thaís
dc.subject.por.fl_str_mv Empatia
Educação em enfermagem
Aprendizagem
Ensino superior
topic Empatia
Educação em enfermagem
Aprendizagem
Ensino superior
description Resumo Introdução: A empatia é considerada uma competência clínica importante no desenvolvimento de profissionais da área da saúde e, está diretamente relacionada ao sucesso das intervenções em saúde. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar métodos para o desenvolvimento de empatia no ensino em enfermagem por meio de uma rapid review. Métodos: Foi realizada uma rapid review em revistas com relevância no tema de educação em enfermagem. Resultados: Encontraram-se 190 artigos e foram selecionados 21 artigos para análise qualitativa, respeitando os critérios de inclusão e exclusão propostos. Entre os resultados, identificaram-se sete tipos de metodologias diferentes para aplicação no aprendizado, dentre elas, a simulação é tida como estratégia principal, visando experiências próximas à realidade. Evidenciou-se também o uso das artes como poema, storytelling e músicas. Conclusões: Conclui-se que devido à importância da enfermagem diante da vulnerabilidade humana, há a necessidade de métodos que perpetuem a empatia no decorrer da graduação, para melhoria do cuidado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602021000100165
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602021000100165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602021000100165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental n.25 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137370253033472