Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602021000100165 |
Resumo: | Resumo Introdução: A empatia é considerada uma competência clínica importante no desenvolvimento de profissionais da área da saúde e, está diretamente relacionada ao sucesso das intervenções em saúde. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar métodos para o desenvolvimento de empatia no ensino em enfermagem por meio de uma rapid review. Métodos: Foi realizada uma rapid review em revistas com relevância no tema de educação em enfermagem. Resultados: Encontraram-se 190 artigos e foram selecionados 21 artigos para análise qualitativa, respeitando os critérios de inclusão e exclusão propostos. Entre os resultados, identificaram-se sete tipos de metodologias diferentes para aplicação no aprendizado, dentre elas, a simulação é tida como estratégia principal, visando experiências próximas à realidade. Evidenciou-se também o uso das artes como poema, storytelling e músicas. Conclusões: Conclui-se que devido à importância da enfermagem diante da vulnerabilidade humana, há a necessidade de métodos que perpetuem a empatia no decorrer da graduação, para melhoria do cuidado. |
id |
RCAP_9e67ceee7a4587be32c3056f9bb83692 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1647-21602021000100165 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid reviewEmpatiaEducação em enfermagemAprendizagemEnsino superiorResumo Introdução: A empatia é considerada uma competência clínica importante no desenvolvimento de profissionais da área da saúde e, está diretamente relacionada ao sucesso das intervenções em saúde. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar métodos para o desenvolvimento de empatia no ensino em enfermagem por meio de uma rapid review. Métodos: Foi realizada uma rapid review em revistas com relevância no tema de educação em enfermagem. Resultados: Encontraram-se 190 artigos e foram selecionados 21 artigos para análise qualitativa, respeitando os critérios de inclusão e exclusão propostos. Entre os resultados, identificaram-se sete tipos de metodologias diferentes para aplicação no aprendizado, dentre elas, a simulação é tida como estratégia principal, visando experiências próximas à realidade. Evidenciou-se também o uso das artes como poema, storytelling e músicas. Conclusões: Conclui-se que devido à importância da enfermagem diante da vulnerabilidade humana, há a necessidade de métodos que perpetuem a empatia no decorrer da graduação, para melhoria do cuidado.Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602021000100165Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental n.25 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602021000100165Leite,JoãoRibeiro,LetíciaFragelli,Thaísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:54Zoai:scielo:S1647-21602021000100165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:32.972887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review |
title |
Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review |
spellingShingle |
Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review Leite,João Empatia Educação em enfermagem Aprendizagem Ensino superior |
title_short |
Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review |
title_full |
Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review |
title_fullStr |
Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review |
title_full_unstemmed |
Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review |
title_sort |
Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review |
author |
Leite,João |
author_facet |
Leite,João Ribeiro,Letícia Fragelli,Thaís |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro,Letícia Fragelli,Thaís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite,João Ribeiro,Letícia Fragelli,Thaís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empatia Educação em enfermagem Aprendizagem Ensino superior |
topic |
Empatia Educação em enfermagem Aprendizagem Ensino superior |
description |
Resumo Introdução: A empatia é considerada uma competência clínica importante no desenvolvimento de profissionais da área da saúde e, está diretamente relacionada ao sucesso das intervenções em saúde. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar métodos para o desenvolvimento de empatia no ensino em enfermagem por meio de uma rapid review. Métodos: Foi realizada uma rapid review em revistas com relevância no tema de educação em enfermagem. Resultados: Encontraram-se 190 artigos e foram selecionados 21 artigos para análise qualitativa, respeitando os critérios de inclusão e exclusão propostos. Entre os resultados, identificaram-se sete tipos de metodologias diferentes para aplicação no aprendizado, dentre elas, a simulação é tida como estratégia principal, visando experiências próximas à realidade. Evidenciou-se também o uso das artes como poema, storytelling e músicas. Conclusões: Conclui-se que devido à importância da enfermagem diante da vulnerabilidade humana, há a necessidade de métodos que perpetuem a empatia no decorrer da graduação, para melhoria do cuidado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602021000100165 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602021000100165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602021000100165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental n.25 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137370253033472 |