Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100300 |
Resumo: | Este estudo teve o objetivo de identificar, na literatura, como a empatia é influenciada pelos diferentes fatores culturais no contexto de ensino e aprendizagem em saúde. Realizado por meio de scoping review , conforme a proposta de Joanna Briggs Institute (JBI), a busca foi realizada nas bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus e Web of Science e executada entre o período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018. Observou-se, pelas pesquisas, que os estudantes ocidentais têm maior nível de empatia quando comparados aos estudantes orientais. Além disso, há diferença na empatia entre diferentes etnias, raças, sexo e religião. Sua avaliação dá-se por meio de diferentes instrumentos. Assim, entre os fatores que influenciam a empatia, identificou-se a cultura como sendo um deles. São necessários novos estudos a fim de compreender da melhor forma a empatia entre as diversas profissões da saúde. |
id |
UNESP-8_265236b334dc446a4ac5dff791e4641a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832020000100300 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping reviewEmpatiaCulturaEnsinoAprendizagemSaúdeEste estudo teve o objetivo de identificar, na literatura, como a empatia é influenciada pelos diferentes fatores culturais no contexto de ensino e aprendizagem em saúde. Realizado por meio de scoping review , conforme a proposta de Joanna Briggs Institute (JBI), a busca foi realizada nas bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus e Web of Science e executada entre o período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018. Observou-se, pelas pesquisas, que os estudantes ocidentais têm maior nível de empatia quando comparados aos estudantes orientais. Além disso, há diferença na empatia entre diferentes etnias, raças, sexo e religião. Sua avaliação dá-se por meio de diferentes instrumentos. Assim, entre os fatores que influenciam a empatia, identificou-se a cultura como sendo um deles. São necessários novos estudos a fim de compreender da melhor forma a empatia entre as diversas profissões da saúde.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100300Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.180567info:eu-repo/semantics/openAccessCotta Filho,Cezar KayzukaMiranda,Fernanda Berchelli GirãoOku,HiromiMachado,Giovanna Cristina ContiPereira Junior,Gerson AlvesMazzo,Alessandrapor2019-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100300Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-12-05T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review |
title |
Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review |
spellingShingle |
Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review Cotta Filho,Cezar Kayzuka Empatia Cultura Ensino Aprendizagem Saúde |
title_short |
Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review |
title_full |
Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review |
title_fullStr |
Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review |
title_full_unstemmed |
Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review |
title_sort |
Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review |
author |
Cotta Filho,Cezar Kayzuka |
author_facet |
Cotta Filho,Cezar Kayzuka Miranda,Fernanda Berchelli Girão Oku,Hiromi Machado,Giovanna Cristina Conti Pereira Junior,Gerson Alves Mazzo,Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
Miranda,Fernanda Berchelli Girão Oku,Hiromi Machado,Giovanna Cristina Conti Pereira Junior,Gerson Alves Mazzo,Alessandra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cotta Filho,Cezar Kayzuka Miranda,Fernanda Berchelli Girão Oku,Hiromi Machado,Giovanna Cristina Conti Pereira Junior,Gerson Alves Mazzo,Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empatia Cultura Ensino Aprendizagem Saúde |
topic |
Empatia Cultura Ensino Aprendizagem Saúde |
description |
Este estudo teve o objetivo de identificar, na literatura, como a empatia é influenciada pelos diferentes fatores culturais no contexto de ensino e aprendizagem em saúde. Realizado por meio de scoping review , conforme a proposta de Joanna Briggs Institute (JBI), a busca foi realizada nas bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus e Web of Science e executada entre o período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018. Observou-se, pelas pesquisas, que os estudantes ocidentais têm maior nível de empatia quando comparados aos estudantes orientais. Além disso, há diferença na empatia entre diferentes etnias, raças, sexo e religião. Sua avaliação dá-se por meio de diferentes instrumentos. Assim, entre os fatores que influenciam a empatia, identificou-se a cultura como sendo um deles. São necessários novos estudos a fim de compreender da melhor forma a empatia entre as diversas profissões da saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100300 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.180567 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958524245803008 |