Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotta Filho,Cezar Kayzuka
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miranda,Fernanda Berchelli Girão, Oku,Hiromi, Machado,Giovanna Cristina Conti, Pereira Junior,Gerson Alves, Mazzo,Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100300
Resumo: Este estudo teve o objetivo de identificar, na literatura, como a empatia é influenciada pelos diferentes fatores culturais no contexto de ensino e aprendizagem em saúde. Realizado por meio de scoping review , conforme a proposta de Joanna Briggs Institute (JBI), a busca foi realizada nas bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus e Web of Science e executada entre o período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018. Observou-se, pelas pesquisas, que os estudantes ocidentais têm maior nível de empatia quando comparados aos estudantes orientais. Além disso, há diferença na empatia entre diferentes etnias, raças, sexo e religião. Sua avaliação dá-se por meio de diferentes instrumentos. Assim, entre os fatores que influenciam a empatia, identificou-se a cultura como sendo um deles. São necessários novos estudos a fim de compreender da melhor forma a empatia entre as diversas profissões da saúde.
id UNESP-8_265236b334dc446a4ac5dff791e4641a
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832020000100300
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping reviewEmpatiaCulturaEnsinoAprendizagemSaúdeEste estudo teve o objetivo de identificar, na literatura, como a empatia é influenciada pelos diferentes fatores culturais no contexto de ensino e aprendizagem em saúde. Realizado por meio de scoping review , conforme a proposta de Joanna Briggs Institute (JBI), a busca foi realizada nas bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus e Web of Science e executada entre o período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018. Observou-se, pelas pesquisas, que os estudantes ocidentais têm maior nível de empatia quando comparados aos estudantes orientais. Além disso, há diferença na empatia entre diferentes etnias, raças, sexo e religião. Sua avaliação dá-se por meio de diferentes instrumentos. Assim, entre os fatores que influenciam a empatia, identificou-se a cultura como sendo um deles. São necessários novos estudos a fim de compreender da melhor forma a empatia entre as diversas profissões da saúde.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100300Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.180567info:eu-repo/semantics/openAccessCotta Filho,Cezar KayzukaMiranda,Fernanda Berchelli GirãoOku,HiromiMachado,Giovanna Cristina ContiPereira Junior,Gerson AlvesMazzo,Alessandrapor2019-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100300Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-12-05T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review
title Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review
spellingShingle Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review
Cotta Filho,Cezar Kayzuka
Empatia
Cultura
Ensino
Aprendizagem
Saúde
title_short Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review
title_full Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review
title_fullStr Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review
title_full_unstemmed Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review
title_sort Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review
author Cotta Filho,Cezar Kayzuka
author_facet Cotta Filho,Cezar Kayzuka
Miranda,Fernanda Berchelli Girão
Oku,Hiromi
Machado,Giovanna Cristina Conti
Pereira Junior,Gerson Alves
Mazzo,Alessandra
author_role author
author2 Miranda,Fernanda Berchelli Girão
Oku,Hiromi
Machado,Giovanna Cristina Conti
Pereira Junior,Gerson Alves
Mazzo,Alessandra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cotta Filho,Cezar Kayzuka
Miranda,Fernanda Berchelli Girão
Oku,Hiromi
Machado,Giovanna Cristina Conti
Pereira Junior,Gerson Alves
Mazzo,Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Empatia
Cultura
Ensino
Aprendizagem
Saúde
topic Empatia
Cultura
Ensino
Aprendizagem
Saúde
description Este estudo teve o objetivo de identificar, na literatura, como a empatia é influenciada pelos diferentes fatores culturais no contexto de ensino e aprendizagem em saúde. Realizado por meio de scoping review , conforme a proposta de Joanna Briggs Institute (JBI), a busca foi realizada nas bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus e Web of Science e executada entre o período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018. Observou-se, pelas pesquisas, que os estudantes ocidentais têm maior nível de empatia quando comparados aos estudantes orientais. Além disso, há diferença na empatia entre diferentes etnias, raças, sexo e religião. Sua avaliação dá-se por meio de diferentes instrumentos. Assim, entre os fatores que influenciam a empatia, identificou-se a cultura como sendo um deles. São necessários novos estudos a fim de compreender da melhor forma a empatia entre as diversas profissões da saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100300
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.180567
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524245803008