Sexualidade e adolescência : concepções acerca da educação sexual no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Stephânia Broetto de Freitas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7618
Resumo: O estudo possui grande relevância pessoal e social devido a dificuldade para prestar educação sexual ao público mais jovem, a falta de informação e conhecimento sobre este assunto. E cada vez mais cedo, os jovens estão engravidando propensos a impactos envolvendo a saúde, educação e economia.O que levou a buscar resposta para a seguinte pergunta: Quais as concepções dos educandos e educadores sobre a abordagem do tema sexualidade dentro do ambiente escolar? Para responder a pergunta, o trabalho teve como objetivo geral conhecer a concepção dos educandos e educadores sobre a educação sexual no ambiente escolar de duas escolas públicas, sendo uma no interior EMEF “Eloy Miranda”, Fundão ES, e a outra na metrópole EMEF “Julite Miranda Freitas, Serra ES. A pesquisa utilizou como metas específicas: Identificar a opinião dos alunos sobre a temática da sexualidade na escola, Analisar a concepção do corpo docente a cerca da educação sexual no ambiente escolar e Comparar as abordagens escolares a respeito do tema educação sexuais nas duas cidades. Quanto os aspectos metodológicosa pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e quantitativa, com um enfoque descritivo, isenta da participação do pesquisador, exploratória, pois tendo em vista ao cuidado de circunscrever as questões referentes as percepções dos alunos em educação sexual relativa ao ambiente escolar, bibliográfica, tendo sido elaborada apartir de material já publicados como: livros, artigos e periódicos disponíveis na internet. Aplicou-se como instrumentos de coleta de dados para analise da seguinte pesquisa, o questionário, aplicados aleatoriamente a 200 alunos (sendo cem de cada escola), entrevista e grupo focal, realizado com 10 profissionais da educação. Criou-se um modelo de analise quantitativa para relacionar os dados coletados segundo os três eixos: Diferença e afinidades entre as perguntas, Diferença e afinidades entre as cidades e ligação com a abordagem teórica. Deste modo, tanto os alunos como os professores consideram que o ambiente escolar é ideal para transmitir conhecimentos sobre o tema em questão. Porém, os alunos necessitam de mais informações, e os professores em sua maioria não se sentem preparados para ministrar este tema em sala de aula, por vários fatores relacionados como: família, cultura e religião. Conclui-se que no interior, onde a família é participativa, que os alunos dialogam mais com seus professores sobre a sexualidade do que na metrópole. Entretanto os alunos do município da Serra ES se sentem mais a vontade com sua família do que com os professores. Enfim, a escola é um ambiente rico em diversidade, local onde o aluno passa a maior tempo do seu dia. O corpo docente deve está atento as necessidades do adolescente, aprimorando-se para fornecer informações e conhecimentos fundamentais para a formação desse aluno, onde o mesmo se sinta capaz de tomar decisões seguras e responsáveis para sua trajetória futura.
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Para responder a pergunta, o trabalho teve como objetivo geral conhecer a concepção dos educandos e educadores sobre a educação sexual no ambiente escolar de duas escolas públicas, sendo uma no interior EMEF “Eloy Miranda”, Fundão ES, e a outra na metrópole EMEF “Julite Miranda Freitas, Serra ES. A pesquisa utilizou como metas específicas: Identificar a opinião dos alunos sobre a temática da sexualidade na escola, Analisar a concepção do corpo docente a cerca da educação sexual no ambiente escolar e Comparar as abordagens escolares a respeito do tema educação sexuais nas duas cidades. Quanto os aspectos metodológicosa pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e quantitativa, com um enfoque descritivo, isenta da participação do pesquisador, exploratória, pois tendo em vista ao cuidado de circunscrever as questões referentes as percepções dos alunos em educação sexual relativa ao ambiente escolar, bibliográfica, tendo sido elaborada apartir de material já publicados como: livros, artigos e periódicos disponíveis na internet. Aplicou-se como instrumentos de coleta de dados para analise da seguinte pesquisa, o questionário, aplicados aleatoriamente a 200 alunos (sendo cem de cada escola), entrevista e grupo focal, realizado com 10 profissionais da educação. Criou-se um modelo de analise quantitativa para relacionar os dados coletados segundo os três eixos: Diferença e afinidades entre as perguntas, Diferença e afinidades entre as cidades e ligação com a abordagem teórica. Deste modo, tanto os alunos como os professores consideram que o ambiente escolar é ideal para transmitir conhecimentos sobre o tema em questão. Porém, os alunos necessitam de mais informações, e os professores em sua maioria não se sentem preparados para ministrar este tema em sala de aula, por vários fatores relacionados como: família, cultura e religião. Conclui-se que no interior, onde a família é participativa, que os alunos dialogam mais com seus professores sobre a sexualidade do que na metrópole. Entretanto os alunos do município da Serra ES se sentem mais a vontade com sua família do que com os professores. Enfim, a escola é um ambiente rico em diversidade, local onde o aluno passa a maior tempo do seu dia. O corpo docente deve está atento as necessidades do adolescente, aprimorando-se para fornecer informações e conhecimentos fundamentais para a formação desse aluno, onde o mesmo se sinta capaz de tomar decisões seguras e responsáveis para sua trajetória futura.The study has great personal and social relevance due to the difficulty to provide sex education to young people, the lack of information and knowledge on this subject. And at an earlier age, young people are likely to impact impregnating involving health, education and economy. What led him to seek answer to the following question: What are the views of learners and educators on the topic of sexuality approach within the school environment? To answer the question, the work aimed to know the design of the students and teachers on sex education at school from two public schools, one inside EMEF "Eloy Miranda," Fundão ES, and the other in EMEF metropolis "Julite Miranda Freitas, Serra ES. The research used as specific goals: Identify the views of students on the theme of sexuality in school, analyze the design faculty about sex education at school and compare the school approaches on the theme sexual education in both cities. The methodological aspects of the research used a qualitative and quantitative approach with a descriptive approach, free participation of the researcher, exploratory, because in order to care to circumscribe the issues the perceptions of students in sex education on the school environment, bibliographic and was prepared starting material already published as books, articles and periodicals available on the internet. applied as data collection instruments to analyze the following research, questionnaire, randomly applied to 200 students (and a hundred of a school), interviews and focus groups conducted with 10 professional education. It created a quantitative analysis model to relate the data collected according to the three axes: Difference and similarities between questions, difference and similarities between cities and connection with the theoretical approach. Thus, both students and teachers consider that the school environment is ideal for transmitting knowledge on the subject in question. However, students need more information, and teachers mostly do not feel prepared to teach this subject in the classroom for several related factors such as family, culture and religion. It is concluded that on the inside, where the family is participatory, students more dialogue with their teachers about sexuality than in the metropolis. However students of Serra ES municipality feel more comfortable with your family than with teachers. Finally, the school is an environment rich in diversity, where the student spends time out of your day. The teaching staff is attentive to the needs of adolescents, improving to provide information and knowledge fundamental to the formation of the student, where it feels able to make safe and responsible decisions for their future career.2017-01-12T16:52:55Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7618TID:201540894porVieira, Stephânia Broetto de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:57Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:15.858176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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