A participação dos alunos nas aulas de educação física e nas sessões de actividade física e desportiva no 1.º ciclo do ensino básico
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/6772 |
Resumo: | A participação dos alunos nas aulas de Educação Física (EF) e nas Actividades Físicas e Desportivas (AFD) no 1.º Ciclo do Ensino Básico tem vindo a ser um tema objecto de estudo e investigação por autores desta área. Partindo da problemática - Será que os alunos participam de igual forma nas aulas de EF e nas sessões de AFD? – estabelecemos como objectivos do nosso estudo: i) conhecer as expectativas e percepções dos alunos face às aulas EF e às sessões de AFD; ii) identificar os níveis de participação dos alunos nas aulas de EF e nas sessões de AFD; iii) caracterizar as formas de participação dos alunos ao longo das aulas de EF e nas sessões de AFD; iv) promover nos alunos a reflexão sobre a sua participação nas aulas de EF e nas sessões de AFD e v) compreender se as sessões de AFD substituem as aulas de EF. O grupo de estudo era constituído por seis alunos de ambos os sexos. Foram observados ao longo de um mês em quatro aulas de EF e quatro sessões de AFD, com diferenciadas actividades dominantes. Para a recolha dos dados, a par dos instrumentos audiovisuais recorreu-se a um instrumento de observação já validado (Sarmento et al. 1993), constituído por onze categorias de análise das actividades dominantes (AM – Actividade Motora, D – Demonstração, Aj – Ajuda, M – Manipulação do Material, DI – Deslocamentos, Ai – Atenção à Informação, E – Espera, Cft – Comportamento Fora da Tarefa, Iv – Interacções Verbais, Af – Afectividade, Oc – Outros Comportamentos). No final de cada aula de EF e sessão de AFD, os alunos realizaram registos pessoais reflexivos sobre as suas prestações e do que se propunham fazer numa próxima aula ou sessão, construindo desta forma um diário pessoal. Aplicou-se ainda um inquérito a todos os alunos, com o objectivo de recolher informação acerca das expectativas e percepções dos alunos perante esta área do currículo. O estudo evidenciou que os alunos participaram mais nas aulas de EF do que nas sessões de AFD e que a sua participação foi maior nas aulas com actividade dominante centrada no bloco programático Actividades Rítmicas e Expressivas e participando menos nas dos blocos Jogos e Ginástica. |
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Partindo da problemática - Será que os alunos participam de igual forma nas aulas de EF e nas sessões de AFD? – estabelecemos como objectivos do nosso estudo: i) conhecer as expectativas e percepções dos alunos face às aulas EF e às sessões de AFD; ii) identificar os níveis de participação dos alunos nas aulas de EF e nas sessões de AFD; iii) caracterizar as formas de participação dos alunos ao longo das aulas de EF e nas sessões de AFD; iv) promover nos alunos a reflexão sobre a sua participação nas aulas de EF e nas sessões de AFD e v) compreender se as sessões de AFD substituem as aulas de EF. O grupo de estudo era constituído por seis alunos de ambos os sexos. Foram observados ao longo de um mês em quatro aulas de EF e quatro sessões de AFD, com diferenciadas actividades dominantes. Para a recolha dos dados, a par dos instrumentos audiovisuais recorreu-se a um instrumento de observação já validado (Sarmento et al. 1993), constituído por onze categorias de análise das actividades dominantes (AM – Actividade Motora, D – Demonstração, Aj – Ajuda, M – Manipulação do Material, DI – Deslocamentos, Ai – Atenção à Informação, E – Espera, Cft – Comportamento Fora da Tarefa, Iv – Interacções Verbais, Af – Afectividade, Oc – Outros Comportamentos). No final de cada aula de EF e sessão de AFD, os alunos realizaram registos pessoais reflexivos sobre as suas prestações e do que se propunham fazer numa próxima aula ou sessão, construindo desta forma um diário pessoal. Aplicou-se ainda um inquérito a todos os alunos, com o objectivo de recolher informação acerca das expectativas e percepções dos alunos perante esta área do currículo. O estudo evidenciou que os alunos participaram mais nas aulas de EF do que nas sessões de AFD e que a sua participação foi maior nas aulas com actividade dominante centrada no bloco programático Actividades Rítmicas e Expressivas e participando menos nas dos blocos Jogos e Ginástica.The participation of students in the Physical Education (PE) lessons and Sport and Physical Activities (SPA) sessions in the 1st cycle of basic education has been a topic increasingly discussed and reflected by authors in this area. On the question - Do the students participate equally in the PE lessons and in the SPA sessions? - were established for purposes of this study research: to know the expectations and perceptions of students regarding the PE class and the SPA sessions; identifying the level of participation of students in this classes and sessions; characterize the forms of participation of students during the PE lessons and SPA sessions; promoting student’s reflection about their participation in the PE lessons and SPA sessions; and understand if the SPA sessions replace the PE lessons. The study group was constituted by six students of both sexes. They were observed over a month in four classes of PE and four sessions of SPA, with different activities dominant. For data collection, along with audiovisual tools was used an observation instrument already validated by Sarmento, et al (1993), constituted by eleven categories of analysis activities dominant (AM - motor activity; D – demonstration; Aj – help; M - the material handling; DL – displacements; Ai – attention to the information; E – Wait; Cft - behavior outside task; Iv - verbal interactions; Af – affection; Oc - other behaviors). At the end of each PE lessons and SPA sessions, all students achieved personal records reflective about their participation and what they proposed to do in the next class or session, thus they built a personal diary. It was also applied a questionnaire to all students, in order to gather information about the expectations and perceptions of students in this area of the curriculum. This study showed that students participated more in the PE lessons than in the SPA sessions and that students participate more in classes where the programming block is rhythmic and expressive activities, and participate less in blocks Games and Gymnastics.EFDeportes.com2012-02-22T15:33:18Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/6772por1514-3465Moreira, AnaFaria, CristianaSilva, SandraCosta, SaraNeves, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:08:23Zoai:ria.ua.pt:10773/6772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:43:32.949568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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