Um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores a distância: as perceções de docentes sobre o ensino e a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bastos, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10388
Resumo: Face à complexidade das funções docentes, a formação inicial de professores tem de proporcionar diversas aprendizagens e competências nos futuros professores. Com a pandemia da COVID-19, o ensino presencial na formação inicial de professores passou a realizar-se a distância, com recurso a ferramentas tecnológicas digitais. Esta mudança exigiu a adaptação dos professores e dos estudantes, alterando-se os métodos de ensino e o trabalho e a aprendizagem dos futuros professores. Foi neste contexto que questionámos as perceções de professores dos cursos de formação inicial de professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre o ensino e a aprendizagem dos estudantes no contexto do ensino a distância. Para a resposta a esta questão administrámos um questionário aos professores desses cursos, em maio de 2020, que nos permitiu verificar que os professores percecionaram a alteração dos métodos de ensino previstos para o ensino presencial, o aumento do seu trabalho pedagógico, bem como o maior estímulo ao trabalho e aprendizagem autónomos dos estudantes.
id RCAP_9e7a1125fa539bf0f956ed686a60fcb2
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10388
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores a distância: as perceções de docentes sobre o ensino e a aprendizagemThe initial teacher remote training: teacher’s perceptions about teaching and learningFormação inicial de professoresEnsino a distânciaPerceções de professoresInitial teachers trainingDistance teachingTeachers’ perceptionsODS::04:Educação de QualidadeFace à complexidade das funções docentes, a formação inicial de professores tem de proporcionar diversas aprendizagens e competências nos futuros professores. Com a pandemia da COVID-19, o ensino presencial na formação inicial de professores passou a realizar-se a distância, com recurso a ferramentas tecnológicas digitais. Esta mudança exigiu a adaptação dos professores e dos estudantes, alterando-se os métodos de ensino e o trabalho e a aprendizagem dos futuros professores. Foi neste contexto que questionámos as perceções de professores dos cursos de formação inicial de professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre o ensino e a aprendizagem dos estudantes no contexto do ensino a distância. Para a resposta a esta questão administrámos um questionário aos professores desses cursos, em maio de 2020, que nos permitiu verificar que os professores percecionaram a alteração dos métodos de ensino previstos para o ensino presencial, o aumento do seu trabalho pedagógico, bem como o maior estímulo ao trabalho e aprendizagem autónomos dos estudantes.In view of the complexity of the teaching functions, initial teacher training must provide diverse learning and skills for future teachers. With COVID-19 pandemic, face-to-face teaching in the initial teacher training began to take place at a distance, using digital technological tools. This change required the adaptation of professors and students, changing teaching methods and the work and learning of future teachers. It was in this context that we questioned the perceptions of professors in the initial teacher training courses at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, on the teaching and learning of students in the circumstances of distance learning. In order to answer this question, we conducted a questionnaire within the professors of these courses - in May 2020 - which allowed us to verify that the professors perceived the change in the teaching methods provided for face-to-face teaching and the increase in their pedagogical work, as well as the greatest stimulus to students' autonomous work and learning.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoFerreira, Carlos AlbertoBastos, Ana Maria2021-01-13T12:33:09Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10388porFerreira, Carlos Alberto; Bastos, Ana Maria - Um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores a distância: as perceções de docentes sobre o ensino e a aprendizagem. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 2 (novembro 2020), p. 60-762182-4967https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i2.252info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:53Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:58.758114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores a distância: as perceções de docentes sobre o ensino e a aprendizagem
The initial teacher remote training: teacher’s perceptions about teaching and learning
title Um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores a distância: as perceções de docentes sobre o ensino e a aprendizagem
spellingShingle Um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores a distância: as perceções de docentes sobre o ensino e a aprendizagem
Ferreira, Carlos Alberto
Formação inicial de professores
Ensino a distância
Perceções de professores
Initial teachers training
Distance teaching
Teachers’ perceptions
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores a distância: as perceções de docentes sobre o ensino e a aprendizagem
title_full Um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores a distância: as perceções de docentes sobre o ensino e a aprendizagem
title_fullStr Um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores a distância: as perceções de docentes sobre o ensino e a aprendizagem
title_full_unstemmed Um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores a distância: as perceções de docentes sobre o ensino e a aprendizagem
title_sort Um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores a distância: as perceções de docentes sobre o ensino e a aprendizagem
author Ferreira, Carlos Alberto
author_facet Ferreira, Carlos Alberto
Bastos, Ana Maria
author_role author
author2 Bastos, Ana Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carlos Alberto
Bastos, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Ensino a distância
Perceções de professores
Initial teachers training
Distance teaching
Teachers’ perceptions
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Formação inicial de professores
Ensino a distância
Perceções de professores
Initial teachers training
Distance teaching
Teachers’ perceptions
ODS::04:Educação de Qualidade
description Face à complexidade das funções docentes, a formação inicial de professores tem de proporcionar diversas aprendizagens e competências nos futuros professores. Com a pandemia da COVID-19, o ensino presencial na formação inicial de professores passou a realizar-se a distância, com recurso a ferramentas tecnológicas digitais. Esta mudança exigiu a adaptação dos professores e dos estudantes, alterando-se os métodos de ensino e o trabalho e a aprendizagem dos futuros professores. Foi neste contexto que questionámos as perceções de professores dos cursos de formação inicial de professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre o ensino e a aprendizagem dos estudantes no contexto do ensino a distância. Para a resposta a esta questão administrámos um questionário aos professores desses cursos, em maio de 2020, que nos permitiu verificar que os professores percecionaram a alteração dos métodos de ensino previstos para o ensino presencial, o aumento do seu trabalho pedagógico, bem como o maior estímulo ao trabalho e aprendizagem autónomos dos estudantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11
2020-11-01T00:00:00Z
2021-01-13T12:33:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10388
url http://hdl.handle.net/10400.2/10388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Carlos Alberto; Bastos, Ana Maria - Um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores a distância: as perceções de docentes sobre o ensino e a aprendizagem. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 2 (novembro 2020), p. 60-76
2182-4967
https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i2.252
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135085754056704