Relações de gênero e educação infantil : aprendizagem inventiva, um caminho possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Amanaiara Conceição de Santana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13912
Resumo: No presente artigo, estudou-se a imbricação entre a Educação Infantil e as relações de gênero. O estudo teve como objetivo geral cartografar as expressões/os significados de ser homem e de ser mulher, atribuídos pelas próprias crianças (03 a 05 anos de idade), no espaço escolar de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI na cidade do Salvador. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com inspiração fenomenológica e etnocartográfica, tendo como principais instrumentos para a coleta de dados: a observação participante, pela qual os dados foram registrados em caderno de campo; e o registro fotográfico. Fez-se um paralelo na forma de constituição dos Estudos das Crianças com os Estudos Feministas, enfatizando-se que os conceitos de gênero e sexo são relevantes para tratar de moralidades em sociedades nas quais ocorre a desigualdade social entre homens e mulheres. Destacou- se que a aprendizagem humana é solidificada a partir da formação social em contato com o outro, ratificando que a cognição é um processo criador, concebendo que a aprendizagem é tratada do ponto de vista da invenção. Algumas cenas cartografadas foram apresentadas a partir de um diálogo da experiência da pesquisadora/hermeneuta com as crianças. Os resultados apontaram que as crianças pautam sobre gênero, assim como também aceitam as ambiguidades nos corpos, diferentemente dos adultos, que buscam a binaridade.
id RCAP_9e89381257f7f64911f4b863a7fc0274
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações de gênero e educação infantil : aprendizagem inventiva, um caminho possível?EDUCAÇÃOESTUDOS DO GÉNEROEDUCAÇÃO INFANTILDIFERENÇAS DE GÉNEROCOGNIÇÃOPROCESSO DE APRENDIZAGEMEDUCATIONGENDER STUDIESCHILD EDUCATIONGENDER DIFFERENCESCOGNITIONNo presente artigo, estudou-se a imbricação entre a Educação Infantil e as relações de gênero. O estudo teve como objetivo geral cartografar as expressões/os significados de ser homem e de ser mulher, atribuídos pelas próprias crianças (03 a 05 anos de idade), no espaço escolar de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI na cidade do Salvador. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com inspiração fenomenológica e etnocartográfica, tendo como principais instrumentos para a coleta de dados: a observação participante, pela qual os dados foram registrados em caderno de campo; e o registro fotográfico. Fez-se um paralelo na forma de constituição dos Estudos das Crianças com os Estudos Feministas, enfatizando-se que os conceitos de gênero e sexo são relevantes para tratar de moralidades em sociedades nas quais ocorre a desigualdade social entre homens e mulheres. Destacou- se que a aprendizagem humana é solidificada a partir da formação social em contato com o outro, ratificando que a cognição é um processo criador, concebendo que a aprendizagem é tratada do ponto de vista da invenção. Algumas cenas cartografadas foram apresentadas a partir de um diálogo da experiência da pesquisadora/hermeneuta com as crianças. Os resultados apontaram que as crianças pautam sobre gênero, assim como também aceitam as ambiguidades nos corpos, diferentemente dos adultos, que buscam a binaridade.: In the following essay, we studied the conjoining of elementary schooling and gender relations. this study had the primary objective of surveying expressions/meanings of masculine and feminine, attributed by the children themselves (03 to 05 years old), in the learning space of a community center (Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI) in Salvador. It regards a research of qualitative methodology, with inspiration in phenomenology and ethnocartographic. It traced a parallel, in the form of the constitution of the Studies about Childhood with the Feminist Studies, emphasizing the concepts of gender and sex, which are relevant in discussing the morals in societies where the social inequality between men and women occur. The study noticed that knowledge acquisition in humanity is solidified from the social upbringing in contact with the other, confirming thus the cognition as a process of creation, and conceiving, as opposition, that learning is treated from the perspective of invention. Some scenes traced were presented as a dialogue between researcher/hermeneut and the children. The results pointed that children do converse about gender, and accept ambiguities of bodies – unlike the adults, who seek the binary. Keywords: childhood; learning; elementary schooling; gender relations.Edições Universitárias Lusófonas2023-05-23T13:42:32Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13912por1645-7250Miranda, Amanaiara Conceição de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-15T01:35:44Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:03.604444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações de gênero e educação infantil : aprendizagem inventiva, um caminho possível?
title Relações de gênero e educação infantil : aprendizagem inventiva, um caminho possível?
spellingShingle Relações de gênero e educação infantil : aprendizagem inventiva, um caminho possível?
Miranda, Amanaiara Conceição de Santana
EDUCAÇÃO
ESTUDOS DO GÉNERO
EDUCAÇÃO INFANTIL
DIFERENÇAS DE GÉNERO
COGNIÇÃO
PROCESSO DE APRENDIZAGEM
EDUCATION
GENDER STUDIES
CHILD EDUCATION
GENDER DIFFERENCES
COGNITION
title_short Relações de gênero e educação infantil : aprendizagem inventiva, um caminho possível?
title_full Relações de gênero e educação infantil : aprendizagem inventiva, um caminho possível?
title_fullStr Relações de gênero e educação infantil : aprendizagem inventiva, um caminho possível?
title_full_unstemmed Relações de gênero e educação infantil : aprendizagem inventiva, um caminho possível?
title_sort Relações de gênero e educação infantil : aprendizagem inventiva, um caminho possível?
author Miranda, Amanaiara Conceição de Santana
author_facet Miranda, Amanaiara Conceição de Santana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Amanaiara Conceição de Santana
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ESTUDOS DO GÉNERO
EDUCAÇÃO INFANTIL
DIFERENÇAS DE GÉNERO
COGNIÇÃO
PROCESSO DE APRENDIZAGEM
EDUCATION
GENDER STUDIES
CHILD EDUCATION
GENDER DIFFERENCES
COGNITION
topic EDUCAÇÃO
ESTUDOS DO GÉNERO
EDUCAÇÃO INFANTIL
DIFERENÇAS DE GÉNERO
COGNIÇÃO
PROCESSO DE APRENDIZAGEM
EDUCATION
GENDER STUDIES
CHILD EDUCATION
GENDER DIFFERENCES
COGNITION
description No presente artigo, estudou-se a imbricação entre a Educação Infantil e as relações de gênero. O estudo teve como objetivo geral cartografar as expressões/os significados de ser homem e de ser mulher, atribuídos pelas próprias crianças (03 a 05 anos de idade), no espaço escolar de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI na cidade do Salvador. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com inspiração fenomenológica e etnocartográfica, tendo como principais instrumentos para a coleta de dados: a observação participante, pela qual os dados foram registrados em caderno de campo; e o registro fotográfico. Fez-se um paralelo na forma de constituição dos Estudos das Crianças com os Estudos Feministas, enfatizando-se que os conceitos de gênero e sexo são relevantes para tratar de moralidades em sociedades nas quais ocorre a desigualdade social entre homens e mulheres. Destacou- se que a aprendizagem humana é solidificada a partir da formação social em contato com o outro, ratificando que a cognição é um processo criador, concebendo que a aprendizagem é tratada do ponto de vista da invenção. Algumas cenas cartografadas foram apresentadas a partir de um diálogo da experiência da pesquisadora/hermeneuta com as crianças. Os resultados apontaram que as crianças pautam sobre gênero, assim como também aceitam as ambiguidades nos corpos, diferentemente dos adultos, que buscam a binaridade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2022
2023-05-23T13:42:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13912
url http://hdl.handle.net/10437/13912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131636163411968