Inclusão social de uma criança com necessidades educativas especiais num jardim-de-infância: O contributo dos pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Codeço, Ana Isabel Mendes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6318
Resumo: Este relatório reflete o trabalho desenvolvido no estágio de creche e de jardim-de-infância, de modo a concluir o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Numa primeira fase é feita a caraterização dos contextos socioeducativos e a sua influência na minha intervenção. Através de uma análise reflexiva sobre as intenções para a ação pedagógica, identifiquei um aspeto que considerei mais significativo, a inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE), que decidi estudar mais aprofundadamente. O meu estudo centra-se nas atitudes e opiniões dos pares ao terem uma criança com NEE no grupo. Assim, no jardim-de-infância apliquei um teste sociométrico em abril, e após um momento de intervenção que privilegiou a inclusão social da criança com NEE no grupo, apliquei novamente o mesmo teste sociométrico em julho. Desde modo, foi possível perceber e analisar as alterações nas dinâmicas sociais do grupo.
id RCAP_9ea19e5f5ef2fdc81d96bc44588308c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6318
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão social de uma criança com necessidades educativas especiais num jardim-de-infância: O contributo dos paresInclusão socialNecessidades educativas especiaisTeste sociométricoJardim de infânciaSocial inclusionSpecial educational needsSociometric testKindergartenEste relatório reflete o trabalho desenvolvido no estágio de creche e de jardim-de-infância, de modo a concluir o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Numa primeira fase é feita a caraterização dos contextos socioeducativos e a sua influência na minha intervenção. Através de uma análise reflexiva sobre as intenções para a ação pedagógica, identifiquei um aspeto que considerei mais significativo, a inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE), que decidi estudar mais aprofundadamente. O meu estudo centra-se nas atitudes e opiniões dos pares ao terem uma criança com NEE no grupo. Assim, no jardim-de-infância apliquei um teste sociométrico em abril, e após um momento de intervenção que privilegiou a inclusão social da criança com NEE no grupo, apliquei novamente o mesmo teste sociométrico em julho. Desde modo, foi possível perceber e analisar as alterações nas dinâmicas sociais do grupo.ABSTRACT This report reflects the work done at the stage of nursery and kindergarten in order to complete the Masters in Preschool Education. Initially, is made a characterization of social and educational contexts and how they influence my intervention. Through a reflective analysis about intentions for pedagogical action, I identified one aspect I considered most significant, the inclusion of a child with special educational needs (SEN), that I decided to study further. My study focuses on attitudes and opinions of peer who have a child with SEN in the group. Thus, in the kindergarden I applied a sociometric test in April, and after a moment of intervention that focused on the social inclusion of the children with SEN in the group,I then applied the same sociometric test in July. In this way it was possible to perceive and analyze the changes in the social group dynamics.Rosa, ManuelaRCIPLCodeço, Ana Isabel Mendes2016-07-16T14:16:46Z2014-12-172014-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6318TID:201346630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:50:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:28.300327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão social de uma criança com necessidades educativas especiais num jardim-de-infância: O contributo dos pares
title Inclusão social de uma criança com necessidades educativas especiais num jardim-de-infância: O contributo dos pares
spellingShingle Inclusão social de uma criança com necessidades educativas especiais num jardim-de-infância: O contributo dos pares
Codeço, Ana Isabel Mendes
Inclusão social
Necessidades educativas especiais
Teste sociométrico
Jardim de infância
Social inclusion
Special educational needs
Sociometric test
Kindergarten
title_short Inclusão social de uma criança com necessidades educativas especiais num jardim-de-infância: O contributo dos pares
title_full Inclusão social de uma criança com necessidades educativas especiais num jardim-de-infância: O contributo dos pares
title_fullStr Inclusão social de uma criança com necessidades educativas especiais num jardim-de-infância: O contributo dos pares
title_full_unstemmed Inclusão social de uma criança com necessidades educativas especiais num jardim-de-infância: O contributo dos pares
title_sort Inclusão social de uma criança com necessidades educativas especiais num jardim-de-infância: O contributo dos pares
author Codeço, Ana Isabel Mendes
author_facet Codeço, Ana Isabel Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Codeço, Ana Isabel Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão social
Necessidades educativas especiais
Teste sociométrico
Jardim de infância
Social inclusion
Special educational needs
Sociometric test
Kindergarten
topic Inclusão social
Necessidades educativas especiais
Teste sociométrico
Jardim de infância
Social inclusion
Special educational needs
Sociometric test
Kindergarten
description Este relatório reflete o trabalho desenvolvido no estágio de creche e de jardim-de-infância, de modo a concluir o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Numa primeira fase é feita a caraterização dos contextos socioeducativos e a sua influência na minha intervenção. Através de uma análise reflexiva sobre as intenções para a ação pedagógica, identifiquei um aspeto que considerei mais significativo, a inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE), que decidi estudar mais aprofundadamente. O meu estudo centra-se nas atitudes e opiniões dos pares ao terem uma criança com NEE no grupo. Assim, no jardim-de-infância apliquei um teste sociométrico em abril, e após um momento de intervenção que privilegiou a inclusão social da criança com NEE no grupo, apliquei novamente o mesmo teste sociométrico em julho. Desde modo, foi possível perceber e analisar as alterações nas dinâmicas sociais do grupo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
2014-12-17T00:00:00Z
2016-07-16T14:16:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6318
TID:201346630
url http://hdl.handle.net/10400.21/6318
identifier_str_mv TID:201346630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133413142167552