A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Mariana Salavessa Grilo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16566
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada II, 2.º Ano de Mestrado em Educação Pré-escolar
id RCAP_e542fc4517dd3e8d25513c5aa82c75be
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16566
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolarJardim de InfânciaInclusãoNecessidades educativas especiaisEscola inclusivaKindergartenInclusionSpecial educational needsInclusive schoolRelatório da Prática Profissional Supervisionada II, 2.º Ano de Mestrado em Educação Pré-escolarO relatório apresentado resulta de uma análise crítica, reflexiva e fundamentada de todo o percurso vivenciado ao longo da Prática Profissional Supervisionada II, decorrente do plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar, que decorreu num estabelecimento público, em contexto de Jardim de Infância. Será apresentada uma investigação realizada no contexto, incidindo na compreensão do modo como as crianças com Necessidades Educativas Específicas são incluídas nesse mesmo estabelecimento, tendo como principais objetivos: i. Compreender o que são crianças com NEE; ii. Compreender o que é uma escola inclusiva; iii. Analisar o modo como é feita a inclusão das crianças com NEE; iv. Conhecer a visão da equipa educativa sobre a inclusão das crianças com NEE. Metodologicamente, a investigação, de natureza qualitativa, centra-se num estudo-caso, tendo-se utilizado diferentes técnicas de recolha de dados, tais como: observação participante, consulta documental, entrevistas semiestruturadas à equipa educativa, à Coordenadora do Estabelecimento e ao Professor de Educação Especial. Esta investigação visa estudar o modo organizacional de um jardim de infância que se define como inclusivo.This report is the result of a critical, reflective and reasoned analysis of the entire course of the Supervised Professional Practice II, arising from the study plan of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education, which took place in a public establishment, in a Kindergarten context. An investigation carried out in the context will be presented, focusing on understanding how children with Special Educational Needs (SEN) are included in that same establishment, with the following main objectives: i. Understand what children with SEN are; ii. Understand what an inclusive school is; iii. Analyze how the inclusion of children with SEN is made; iv. To know the vision of the educational team about the inclusion of children with SEN. Methodologically, the research, qualitative in nature, focuses on a case study, using different data collection techniques, such as: participant observation, document consultation, semi-structured interviews with the educational team, the school coordinator and the Special Education Teacher. This research aims to study the organizational mode of a kindergarten that defines itself as inclusive.Rodrigues, CarinaRCIPLMateus, Mariana Salavessa Grilo2023-10-17T10:17:37Z2023-05-262023-05-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16566TID:203352840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-18T02:15:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:55.687553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar
title A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar
spellingShingle A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar
Mateus, Mariana Salavessa Grilo
Jardim de Infância
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Escola inclusiva
Kindergarten
Inclusion
Special educational needs
Inclusive school
title_short A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar
title_full A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar
title_fullStr A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar
title_full_unstemmed A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar
title_sort A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar
author Mateus, Mariana Salavessa Grilo
author_facet Mateus, Mariana Salavessa Grilo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Carina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Mariana Salavessa Grilo
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de Infância
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Escola inclusiva
Kindergarten
Inclusion
Special educational needs
Inclusive school
topic Jardim de Infância
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Escola inclusiva
Kindergarten
Inclusion
Special educational needs
Inclusive school
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada II, 2.º Ano de Mestrado em Educação Pré-escolar
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-17T10:17:37Z
2023-05-26
2023-05-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16566
TID:203352840
url http://hdl.handle.net/10400.21/16566
identifier_str_mv TID:203352840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133622588932096